Energia Solar Fotovoltaica para Shoppings Centers: Redução de Custos Aliada a Sustentabilidade

Energia Solar Fotovoltaica para Shoppings Centers: Redução de Custos Aliada a Sustentabilidade

Você já ouviu falar em energia solar para shoppings?

Essa é uma tendência que vem se popularizando ao redor do mundo. 

Existem duas razões principais para isso. 

A primeira é a preocupação com o meio ambiente. Com a alta repercussão de pautas como a emissão de gases danosos à camada de ozônio, pessoas e organizações se juntam para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. 

Já a segunda questão diz respeito à economia. As placas e painéis de captação de luz são benéficos também para os cofres dos centros comerciais.

Tanto que sua instalação é considerada um investimento que retorna ao longo do tempo e continua a gerar lucros. 

Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais sobre esse tema, continue a leitura. No texto a seguir, saiba como funciona a energia solar para shopping centers, porque esse tipo de estabelecimento é perfeito para sua aplicação e muitas outras informações valiosas.

Como funciona a energia solar para shopping centers?

A energia solar para shoppings funciona por meio de um sistema de captação de energia. 

Os equipamentos são formados por placas fotovoltaicas que compõem os painéis. 

Esses, por sua vez, absorvem a luz solar e transformam a energia solar em energia elétrica.  

´É importante destacar que, para esse tipo de empreendimento, o ideal é a utilização do sistema grid zero, considerado uma inovação no setor das renováveis. Trata-se de um sistema no qual não há a injeção de energia na rede da distribuidora de energia. Ou seja, mesmo que seja produzido um excedente, ele não vai para a rede elétrica de distribuição. 

Em vez disso, toda a energia pode ser direcionada para um quadro de distribuição determinado — por exemplo, para alimentar todo o sistema de ar-condicionado do empreendimento — ou para várias atividades diferentes. 

O ponto é que o sistema grid zero usa um inversor inteligente, com a capacidade de controlar a geração, dependendo da necessidade. Ao mesmo tempo, esse sistema não permite a retroalimentação do sistema fotovoltaico à rede elétrica. O objetivo do grid zero é abastecer e atender o autoconsumo do momento. 

Por que implementar um sistema de energia solar em shoppings?

A energia solar é utilizada pelos mais variados tipos de estabelecimentos. 

No entanto, é especialmente útil quando falamos em shopping centers. 

A seguir, saiba as principais razões para tal. 

Alta necessidade energética

Os shopping centers são estruturas que consomem altos índices de energia elétrica. Mais até do que estabelecimentos comerciais, como clubes e parques, por exemplo. 

Iluminação, equipamentos eletrônicos, ar-condicionado, escadas rolantes e máquinas de limpeza são apenas alguns exemplos que dependem da fonte para o funcionamento. 

Por conta disso, a energia solar é a solução perfeita para amortecer os impactos nas contas, o que reduz o prazo para o retorno sobre o investimento. 

Espaço sobressalente

Shoppings frequentemente são construídos em espaços amplos, com muitos terrenos adjacentes. 

Os equipamentos de um sistema de energia solar cabem perfeitamente em muitos desses locais, às vezes inutilizados. 

Soma-se a isso a versatilidade do material, que se adequa a diferentes angulações, e temos um ambiente propício à utilização. 

Alguns exemplos de lugares nos quais é possível implementá-los em shoppings são o solo, o telhado, o estacionamento e as claraboias. 

Estrutura robusta

Outra vantagem para o uso da energia solar em shopping centers é a estrutura dos estabelecimentos. 

Muitos deles são perfeitamente capazes de suportar o peso dos equipamentos. Assim, evita-se a necessidade de reformas e gastos adicionais. 

Design elegante

Shopping centers muitas vezes são reconhecidos por sua arquitetura moderna.

Os painéis solares formam a aliança perfeita com essa premissa, já que se encaixam perfeitamente aos padrões de design desse tipo de estabelecimento e completam o cenário.  

Quais são as vantagens da energia solar para shoppings?

Existem muitas vantagens adquiridas por shopping centers que optam pelo uso da energia solar. 

Abaixo, veja uma lista com os principais benefícios. 

Proteção contra falhas na rede elétrica

Você já imaginou o quanto seria prejudicial aos lojistas e ao próprio shopping se, em meio a um dia com o estabelecimento lotado, a energia caísse?

Pois é, imprevistos acontecem. 

Para que não haja desconforto tanto para clientes quanto para os profissionais, é importante ter um plano B. 

A energia solar evita esse tipo de problema. Por meio dos equipamentos, o shopping fica protegido contra eventuais falhas na rede elétrica, permitindo que as atividades permaneçam em pleno funcionamento. 

Uso contínuo

Diferentemente da maior parte dos estabelecimentos comerciais, os shopping centers raramente fecham. 

Finais de semana, feriados, férias, dias de eventos. Não importa a data, as portas estão sempre abertas para receber os consumidores. 

O investimento em um sistema de energia solar é perfeito para esse tipo de negócio. De certa forma, é uma otimização de recursos, já que terá uso contínuo. 

Vida útil

Os painéis de energia solar são um investimento a longo prazo. 

Isso porque a vida útil do produto gira em torno de 30 a 35 anos (como um todo), sendo ideal para quem pretende trilhar um longo caminho à frente do negócio. 

Além disso, a garantia de performance é de 25 anos. Ou seja, o funcionamento pleno das placas com a geração esperada de energia não decresce durante muito tempo. 

Instalação imediata

Os processos de instalação dos equipamentos de energia solar são rápidos e práticos. 

Na maior parte dos casos, sequer é necessário fechar o estabelecimento. 

Afora isso, há também a possibilidade de começar a usufruir dos frutos do investimento de maneira quase imediata. 

Redução de custos

O uso do recurso do sistema de energia solar permite a redução de custos em até 95%. 

Esse é um número impressionante, principalmente se levarmos em consideração o fato de que os gastos com energia elétrica são responsáveis por uma parcela considerável das contas de um shopping center. 

Ecomarketing

O eco-marketing (ou marketing verde) consiste em ações de planejamento que levam em consideração os danos ao meio ambiente para melhorar a percepção do público com relação a um negócio. 

Porém, muitas das tecnologias verdes não são tão aparentes quanto a energia solar. Afinal, os painéis são percebidos tanto à distância quanto de perto, sendo um diferencial frente à concorrência. 

Taxação e impostos 

Visando estimular a utilização de energias sustentáveis, alguns governos municipais e estaduais isentam ou reduzem a taxação sobre essas tecnologias, como em Belo Horizonte

Já Betim (MG) oferece descontos no IPTU para unidades que produzem,  parcial ou totalmente, a sua energia. Trata-se do IPTU Ecológico, um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população na forma de desconto no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano.  

Essa é uma ação muito comum em países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Como sabemos, muitas das iniciativas geradas nas maiores economias do globo são refletidas nos demais locais. 

Por conta disso, espera-se que nos próximos anos os Estados brasileiros aumentem ainda mais a sua preocupação com a questão, reduzindo ainda mais a taxação. 

Proteção contra aumentos

As contas de luz no Brasil sofrem reajustes anualmente. 

No entanto, a energia solar não entra nessa conta. 

Em outras palavras, anula-se o risco de aumentar, ainda mais, o dispêndio financeiro com a energia. 

Possibilidade de expansão

Mesmo que não haja orçamento necessário para a contratação de um serviço que supra todas as necessidades energéticas do shopping, é possível expandir o sistema após algum tempo de uso. 

Esse é um recurso muito interessante, que permite, inclusive, que o dinheiro poupado seja reinvestido em amplificação. 

Baixa necessidade de manutenção

Os sistemas de energia solar precisam de muito pouco trabalho com manutenção. 

Normalmente, são realizadas três verificações anuais, nas quais o equipamento é lavado com água e uma vassoura sem cerdas. 

Além disso, faz-se necessária uma inspeção regular para avaliar potenciais danos que necessitem de substituição de peças, o que raramente acontece. 

Design inovador

Boa parte dos shopping centers que prezam pelo design aliado ao meio ambiente utilizam o recurso de placas solares nas clarabóias. 

Isso permite que os clientes que perambulam pelo local observem de perto seu funcionamento, que traz uma estética agradável e ainda reafirma a preocupação ambiental do estabelecimento. 

Onde instalar um sistema de energia solar para shoppings?

Um grande diferencial de shopping centers é a possibilidade de implementação de sistemas de energia solar em diferentes localidades. 

A opção mais comum dos dirigentes é o teto. 

Isso porque são espaços que trazem uma boa estética para a estrutura e têm boas taxas de incidência de luz, além de não serem aproveitados na maior parte das vezes. 

Na mesma linha, estão os estacionamentos

Muitas vezes é possível aliar a praticidade à economia, já que é possível montar garagens com sistemas no teto, fazendo sombra para os veículos do cliente e exercendo sua função de captação de luz. 

Em shoppings com áreas amplas, também podemos realizar a instalação no solo. Nesse caso, aparenta que são estruturas diferentes, mas são um chamariz a mais para os consumidores. 

Por fim, vale citar as claraboias, que apesar de terem uma menor incidência de luz, funcionam bem como um elemento de design. Existem, inclusive, opções de equipamentos móveis, que adéquam a angulação para aumentar a potência das placas. 

Quais são alguns exemplos de shoppings que utilizam energia solar?

Alguns shoppings brasileiros são exemplos de locais que adotam a energia solar no dia a dia. 

A seguir, conheça alguns deles. 

Shopping Oiapoque

Localizado em Belo Horizonte, o Shopping Oiapoque é abastecido por energia solar. Ao todo são 144 módulos, gerando 37,44 kWp.

Imagem: Shopping Oiapoque – Divulgação SolarVolt Energia

ParkJacarepaguá 

Com expectativa de abertura para novembro de 2021, o ParkJacarepaguá, o 20º shopping center da Multiplan, será inaugurado como o mais sustentável da companhia, com diferentes iniciativas implantadas desde a sua concepção. Entre elas, um dos maiores parques solares urbanos da América Latina, com células fotovoltaicas instaladas em todo o seu telhado. Ao todo, serão 3510 módulos voltaicos que irão gerar 1.562 quilowatts ao ano. 

O novo shopping está sendo construído na zona oeste do Rio de Janeiro, com ABL de aproximadamente 39 mil m² e contará com arquitetura única e inovadora. Serão 232 lojas, entre elas 15 âncoras e megalojas, supermercado, um centro de eventos multiuso, uma arena permanente de patinação no gelo, sete salas de cinema stadium, um parque de diversões Hotzone, 10 restaurantes, além de ampla praça de alimentação com 34 operações e 2.100 vagas de estacionamento, sendo 700 cobertas.

Imagem: ParkJacarepaguá – Multiplan

Como visto, a energia solar para shoppings faz parte de uma transformação no ramo. E então? Já está convencido das vantagens da energia solar? Vem com a SolarVolt, solicite um orçamento e prepare-se para uma revolução!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.