Energia solar: vantagens e desvantagens para a sua concessionária

Energia solar: vantagens e desvantagens para a sua concessionária

Você já sabe: para alcançar e manter o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo é preciso criatividade e adaptação. Se você é dono de concessionária de automóveis e está em busca de novos caminhos, precisa conhecer a energia solar, vantagens e desvantagens que ela traz para o seu negócio. 

Neste artigo vamos mergulhar a fundo nesse tema, apresentando a você os conceitos mais importantes relacionados à energia solar e, principalmente, os benefícios dessa escolha, que pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. 

Veja o que vamos abordar:

  • O que é a energia solar?
  • Quais as vantagens e desvantagens da energia solar?
  • Os  5 principais benefícios de adotar energia solar em concessionária de veículos
  • Como organizar o financiamento da energia solar?

Acompanhe a leitura e prepare-se para ficar por dentro desse assunto tão importante. 

O que é a energia solar?

A energia solar é aquela que usa a radiação solar como fonte de energia. Tudo acontece a partir de painéis feitos de células de silício, que são responsáveis por captar a radiação do Sol e gerar energia elétrica. 

Os painéis devem ser instalados em um local sem sombra, onde a sua superfície terá o máximo de contato com a luz solar. Geralmente, ficam nos telhados, coberturas, estacionamentos e quintais.

A incidência dos raios solares faz com que os painéis gerem correntes elétricas contínuas, que serão convertidas em correntes alternadas por um inversor e, a partir daí, distribuídas para a residência, empresa ou qualquer estrutura que tenha adotado este modelo de energia. 

É possível garantir que o sistema seja ligado à rede local de energia e, então, em caso de ausência de sol, a rede tradicional abastece a estrutura. Por outro lado, quando há excedente de energia solar, ele é enviado para a rede, gerando créditos para o cliente. 

Ou seja, no fim das contas, você só paga a diferença entre o que foi enviado para a rede e o que foi consumido da rede. Por isso a energia solar é tão econômica.  

Quais as vantagens e desvantagens da energia solar?

É importante saber: as vantagens de utilizar a energia solar se sobrepõem em muito a eventuais desvantagens. Não é por acaso que essa escolha vem crescendo a cada dia no Brasil

Se você está pensando em investir na energia solar na sua concessionária de automóveis, entenda aqui quais são os principais fatores a se considerar. 

A energia solar é uma forma de energia limpa, o que significa que ela não gera nenhum tipo de resíduo prejudicial à água, ao solo ou à atmosfera do nosso planeta. Essa é, sem dúvida, a principal vantagem, já que permite o desenvolvimento e o crescimento econômico sem prejudicar o planeta e as gerações futuras. 

A energia solar é também uma fonte renovável, que parte de um recurso disponível em abundância em nosso planeta, a radiação do sol. 

Como desvantagens, há que se prever um investimento inicial para a instalação da estrutura e a dependência em relação ao clima e à incidência de luz solar. Entretanto, nenhum dos dois pontos  são de fato entraves para a escolha da energia solar, já que o investimento inicial é rapidamente recuperado e que em um país como o Brasil, nunca falta sol!

Os 5 principais benefícios de adotar energia solar em concessionária de veículos

Nós acreditamos que a adoção da energia solar é uma estratégia vantajosa para todo tipo de estabelecimento ou residência. Mas, claro, há alguns perfis de negócio que são perfeitos para a escolha. 

É o caso das concessionárias de automóveis. Quando você entender todos os benefícios dessa escolha vai perceber porque deve adotá-la em sua concessionária agora mesmo. Vem conosco.

1. Economia

Você sabia que a energia elétrica do Brasil é uma das mais caras do planeta? Estima-se que o consumidor pague em impostos mais de 50% do valor da fatura. Para um empreendedor que tem que cuidar ainda de custos operacionais, folha de pagamento, caixa rotativo, entre tantos outros, esse valor pode fazer toda a diferença. 

Ao optar pelo uso da energia solar, a concessionária passa a produzir a própria energia, o que significa uma redução de mais de 90% na conta de luz. Isso significa economia, autonomia e recursos disponíveis para investimentos em outras necessidades da concessionária. 

E, em caso de excedente produzido, a energia volta para a rede local de energia e pode ser convertida em créditos para aquele consumidor. Assim, fica muito mais fácil planejar o seu mês e cuidar da saúde financeira da sua concessionária, não é mesmo?

2. Aproveitamento do espaço

Outro fator muito interessante que deve ser considerado para adoção da energia solar nas concessionárias de automóveis é o melhor aproveitamento do espaço físico. Normalmente, as concessionárias têm um projeto arquitetônico muito favorável à instalação dos painéis solares. 

Os grandes galpões que foram pensados para abrigar os veículos disponíveis para a venda, de forma organizada e atrativa, resultam em amplos telhados, que são o espaço ideal para o posicionamento dos painéis, a base do sistema fotovoltaico

A instalação dos painéis solares deve levar em consideração uma série de fatores: angulação da incidência dos raios solares, que é determinada pela posição do telhado no globo terrestre, direção do nascimento do sol e inexistência de sombras no local. 

O correto posicionamento dos painéis é determinante para o bom funcionamento do sistema e uma estrutura com telhado amplo facilita muito esse estudo. 

Em outras palavras: é possível se preparar para receber a estrutura para uso da energia solar sem grandes alterações na concessionária, com o melhor aproveitamento do espaço.

3. Foco no planeta

Já ficou para trás o tempo em que as empresas podiam pensar exclusivamente no seu crescimento, desconsiderando o meio em que estão inseridas — as necessidades dos consumidores, os relacionamentos com os colaboradores e parceiros e os impactos de suas ações no meio ambiente. 

Sustentabilidade não pode ser vista como uma escolha e, menos ainda, como um luxo. Se quisermos garantir a continuidade da nossa espécie, é preciso pensar seriamente na preservação dos recursos e na diminuição dos impactos das nossas ações no meio ambiente. 

A questão é tão séria que todos os países membros da Organização das Nações Unidas definiram uma agenda para 2030, com metas para continuarmos evoluindo sem exaurir todos os recursos naturais do planeta. Neste sentido, a energia solar tem um papel chave. 

Leia mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no nosso artigo: 

ODS e Energia Solar: onde eles se complementam?  

Uma empresa que não pensa em sustentabilidade está na contra-mão de todas as tendências. Não só os consumidores estão exigindo posturas mais responsáveis e considerando isso em suas escolhas, mas os colaboradores estão procurando lugares com quem se alinham para trabalhar. Portanto, a sustentabilidade está deixando de ser uma característica que é desejável e passando cada vez mais para uma qualidade indispensável. 

4. Posicionamento de marca

O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas precisam estar constantemente se reinventando para atrair a atenção e a preferência dos clientes. Não é diferente no mercado de concessionárias de automóveis: a concorrência é enorme e cada cliente conquistado é muito importante para os resultados. 

Nesse contexto, toda escolha é essencial. Tem que se pensar no atendimento ao cliente, na qualidade dos produtos, nas condições de pagamento e em muitos outros aspectos. Um deles, que não pode ser esquecido, é a imagem da sua marca para o público. 

Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e que adota soluções mais sustentáveis em seu dia a dia, como o uso de energia solar, é capaz de construir uma imagem muito mais positiva no mercado, sendo mais bem avaliada e lembrada pelos consumidores e potenciais consumidores

A mensagem é clara: não dá pra convencer um consumidor que você se preocupa com ele se a sua empresa não se preocupa nem com o planeta, não é mesmo? 

5. De olho no futuro

O sucesso de uma concessionária de automóveis depende, também, de sua preparação para o futuro. Aqui, estamos falando do amplo crescimento da utilização de veículos elétricos no país. Se a sua concessionária ainda não é uma vendedora de veículos elétricos, são enormes as chances de que venha a ser muito em breve.

E, então, é muito importante estar preparado para as novas demandas do mercado. 

Com a utilização cada vez mais intensa de veículos elétricos, vem também a necessidade de disponibilização de formas de carregamento eficientes. 

Além do carregamento residencial, muitos dos motoristas de carros elétricos optam pelo carregamento em eletropostos, estações de carregamento rápido espalhadas pela cidade. 

Já imaginou se a sua concessionária oferece essa possibilidade para seus clientes? Não tenha dúvidas, quando a hora chegar, contar com um sistema de energia solar vai fazer toda a diferença!

Como organizar o financiamento da energia solar

Agora que você já está por dentro do assunto energia solar, vantagens e desvantagens, pode se organizar para adotar o sistema em sua concessionária. 

Será necessário um investimento inicial para instalação dos painéis e do kit completo de energia solar. Já nos primeiros meses de funcionamento, a economia com a conta de energia vai mostrar a você que a escolha valeu a pena. 

O importante aqui é contar com uma equipe experiente e especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos. Um time preparado, que poderá determinar as necessidades da sua concessionária, o melhor local para instalação dos painéis, e a escolha de equipamentos de qualidade e adequados à sua necessidade.

Fale com a Solarvolt. Temos quase 10 anos de experiência, já instalamos e homologamos mais de 1500 projetos em todo o Brasil e ainda contamos com uma assessoria financeira para analisar a viabilidade e auxiliar na busca pelas melhores linhas de financiamento. 

Vem com a gente: solicite um orçamento e prepare-se para uma revolução. 

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.