Saiba o que é energia solar e como ela funciona

Saiba o que é energia solar e como ela funciona

Há tempos que a energia solar passou de uma fonte de energia inacessível e desconhecida para uma possibilidade real para empresas e domicílios diminuírem os gastos e ajudarem o meio ambiente ao mesmo tempo. Fonte de energia renovável, de baixo custo e fácil manutenção, a luz solar é a aposta certa para um futuro mais sustentável. 

Quer conhecer mais sobre essa possibilidade? A seguir explicaremos sua definição, quais as principais características e quem pode investir nessa fonte. Posteriormente, diremos quais as principais tecnologias da energia solar e como ela funciona. Confira! 

O que é energia solar?

A energia solar é uma energia sustentável e renovável. Ela funciona por meio da luz solar e, além de ser transformada em eletricidade (processo chamado de efeito fotovoltaico), pode ser aproveitada em outros processos como a energia heliotérmica e o aquecimento solar

Diferentemente das fontes convencionais, ela não depende de fontes de energia poluentes e, por isso, é uma alternativa muito mais econômica e adequada às necessidades atuais da sociedade. 

Quais as principais características da energia solar?

Como dito anteriormente, a energia solar é uma das principais apostas para geração de energia sustentável e acessível. Sendo assim, podemos destacar como algumas das suas principais características:

  • gera economia de até 99% das despesas com eletricidade;
  • sua fonte de energia (a luz solar) é gratuita;
  • é renovável, sustentável e alternativa às fontes convencionais que poluem o meio ambiente;
  • tem baixa necessidade de manutenção e durabilidade de mais de 20 anos; 

Quem pode investir em energia solar?

Seja para fornecer energia para sua casa ou para sua empresa, o investimento em energia solar sempre será benéfico. Por isso, invista nessa fonte se você deseja agregar valor ao seu empreendimento.

Investir em energia fotovoltaica não somente garante a economia da sua empresa, ela também agrega valor de mercado ao seu produto. Isso acontece porque não é apenas a produção de bons produtos e serviços que são valorizados pelos clientes, também o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a preservação dos recursos não renováveis é posto como um diferencial. 

Desse modo, investir em marketing verde após a implementação dessa fonte de energia, com certeza fará com que os clientes e o mercado vejam a sua marca com bons olhos. Assim é possível enxergar o valor do seu serviço/produto associado também a preocupação com a sustentabilidade. 

Não somente economizar, mas também ganhar créditos 

Muito já foi dito em relação à economia das despesas com eletricidade da empresa. Porém, além de reduzir as taxas elétricas, o excedente de energia pode tornar-se crédito para sua e pode ser aproveitado em até cinco anos pela empresa. 

Quer saber mais motivos para investir na energia solar? Veja nosso texto 7 razões para investir em energia solar agora

Quais as principais tecnologias de energia solar?

Anteriormente, mostramos que a energia solar quando transformada em eletricidade é chamada de fotovoltaica. Veja a seguir mais detalhes sobre essa e outras duas tecnologias ligadas a conversão de luz solar em energia:

Energia Solar Fotovoltaica

Convertida diretamente em energia elétrica, a tecnologia fotovoltaica é a modalidade mais usada de energia solar. Seu sistema é composto por:

  • painéis solares;
  • sistema de fixação das placas solares;
  • cabeamentos;
  • conectores;
  • inversor solar.

Energia Solar Térmica

Essa fonte gera energia térmica ou elétrica para uso na empresa. Sua instalação e equipamentos são diferentes da energia fotovoltaica.  

Energia Solar Heliotérmica 

A energia heliotérmica utiliza o calor da energia solar para gerar a energia elétrica. Diferentemente da fotovoltaica, ela usa concentradores, como espelhos, para concentrar a energia em um ponto específico e assim transformar a energia. Saiba mais sobre essa tecnologia em nosso texto Energia heliotérmica: o que você precisa saber

Como funciona a energia solar?

Como dito anteriormente, existem diferentes tecnologias que fazem com que a luz solar seja convertida em energia para sua empresa. Por isso, entender como essa fonte funciona antes de a adquirir é primordial. Veja a seguir como opera a energia solar fotovoltaica, tecnologia mais utilizada:

Funcionamento da energia solar fotovoltaica 

Existem três formas de funcionamento de energia solar fotovoltaica:

  • Sistema conectado à rede (on-grid) – que atua com a inserção da energia diretamente na rede;
  • Sistema isolado ou autônomo (off-grid) – funciona por meio de baterias e armazenamento de eletricidade;
  • Sistema híbrido – mescla o on-grid e o off- grid em um só sistema.

Para produção de energia fotovoltaica, é preciso a instalação de painéis solares, estes devem ser sempre colocados por profissionais qualificados e, posteriormente, conectados ao Inversor Solar. Esse equipamento converterá a energia solar dos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Essa será então utilizada em computadores, máquinas e quaisquer outros em que a eletricidade é necessária. 

Quer entender mais sobre o funcionamento dessa fonte de energia? Leia o texto Entenda como funcionam os painéis solares.

homem fazendo instalação de módulos de energia solar

Ao longo deste texto explicamos o que é a energia solar, dissemos que essa fonte de energia renovável usa a luz solar e, por meio de painéis solares, a transforma em eletricidade, que pode ser usada por domicílios e empresas. Posteriormente, dissemos que investir nessa fonte é totalmente viável para empresas e domicílios e quais as vantagens de sua implementação. 
Gostou de entender mais sobre o tema? Que tal tirar suas dúvidas e agendar um orçamento com a SolarVolt? Entre em contato!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.