Há tempos que a energia solar passou de uma fonte de energia inacessível e desconhecida para uma possibilidade real para empresas e domicílios diminuírem os gastos e ajudarem o meio ambiente ao mesmo tempo. Fonte de energia renovável, de baixo custo e fácil manutenção, a luz solar é a aposta certa para um futuro mais sustentável.
Quer conhecer mais sobre essa possibilidade? A seguir explicaremos sua definição, quais as principais características e quem pode investir nessa fonte. Posteriormente, diremos quais as principais tecnologias da energia solar e como ela funciona. Confira!
O que é energia solar?
A energia solar é uma energia sustentável e renovável. Ela funciona por meio da luz solar e, além de ser transformada em eletricidade (processo chamado de efeito fotovoltaico), pode ser aproveitada em outros processos como a energia heliotérmica e o aquecimento solar.
Diferentemente das fontes convencionais, ela não depende de fontes de energia poluentes e, por isso, é uma alternativa muito mais econômica e adequada às necessidades atuais da sociedade.
Quais as principais características da energia solar?
Como dito anteriormente, a energia solar é uma das principais apostas para geração de energia sustentável e acessível. Sendo assim, podemos destacar como algumas das suas principais características:
- gera economia de até 99% das despesas com eletricidade;
- sua fonte de energia (a luz solar) é gratuita;
- é renovável, sustentável e alternativa às fontes convencionais que poluem o meio ambiente;
- tem baixa necessidade de manutenção e durabilidade de mais de 20 anos;
Quem pode investir em energia solar?
Seja para fornecer energia para sua casa ou para sua empresa, o investimento em energia solar sempre será benéfico. Por isso, invista nessa fonte se você deseja agregar valor ao seu empreendimento.
Investir em energia fotovoltaica não somente garante a economia da sua empresa, ela também agrega valor de mercado ao seu produto. Isso acontece porque não é apenas a produção de bons produtos e serviços que são valorizados pelos clientes, também o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a preservação dos recursos não renováveis é posto como um diferencial.
Desse modo, investir em marketing verde após a implementação dessa fonte de energia, com certeza fará com que os clientes e o mercado vejam a sua marca com bons olhos. Assim é possível enxergar o valor do seu serviço/produto associado também a preocupação com a sustentabilidade.
Não somente economizar, mas também ganhar créditos
Muito já foi dito em relação à economia das despesas com eletricidade da empresa. Porém, além de reduzir as taxas elétricas, o excedente de energia pode tornar-se crédito para sua e pode ser aproveitado em até cinco anos pela empresa.
Quer saber mais motivos para investir na energia solar? Veja nosso texto 7 razões para investir em energia solar agora!
Quais as principais tecnologias de energia solar?
Anteriormente, mostramos que a energia solar quando transformada em eletricidade é chamada de fotovoltaica. Veja a seguir mais detalhes sobre essa e outras duas tecnologias ligadas a conversão de luz solar em energia:
Energia Solar Fotovoltaica
Convertida diretamente em energia elétrica, a tecnologia fotovoltaica é a modalidade mais usada de energia solar. Seu sistema é composto por:
- painéis solares;
- sistema de fixação das placas solares;
- cabeamentos;
- conectores;
- inversor solar.
Energia Solar Térmica
Essa fonte gera energia térmica ou elétrica para uso na empresa. Sua instalação e equipamentos são diferentes da energia fotovoltaica.
Energia Solar Heliotérmica
A energia heliotérmica utiliza o calor da energia solar para gerar a energia elétrica. Diferentemente da fotovoltaica, ela usa concentradores, como espelhos, para concentrar a energia em um ponto específico e assim transformar a energia. Saiba mais sobre essa tecnologia em nosso texto Energia heliotérmica: o que você precisa saber!
Como funciona a energia solar?
Como dito anteriormente, existem diferentes tecnologias que fazem com que a luz solar seja convertida em energia para sua empresa. Por isso, entender como essa fonte funciona antes de a adquirir é primordial. Veja a seguir como opera a energia solar fotovoltaica, tecnologia mais utilizada:
Funcionamento da energia solar fotovoltaica
Existem três formas de funcionamento de energia solar fotovoltaica:
- Sistema conectado à rede (on-grid) – que atua com a inserção da energia diretamente na rede;
- Sistema isolado ou autônomo (off-grid) – funciona por meio de baterias e armazenamento de eletricidade;
- Sistema híbrido – mescla o on-grid e o off- grid em um só sistema.
Para produção de energia fotovoltaica, é preciso a instalação de painéis solares, estes devem ser sempre colocados por profissionais qualificados e, posteriormente, conectados ao Inversor Solar. Esse equipamento converterá a energia solar dos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Essa será então utilizada em computadores, máquinas e quaisquer outros em que a eletricidade é necessária.
Quer entender mais sobre o funcionamento dessa fonte de energia? Leia o texto Entenda como funcionam os painéis solares.

Ao longo deste texto explicamos o que é a energia solar, dissemos que essa fonte de energia renovável usa a luz solar e, por meio de painéis solares, a transforma em eletricidade, que pode ser usada por domicílios e empresas. Posteriormente, dissemos que investir nessa fonte é totalmente viável para empresas e domicílios e quais as vantagens de sua implementação.
Gostou de entender mais sobre o tema? Que tal tirar suas dúvidas e agendar um orçamento com a SolarVolt? Entre em contato!