ASG: O que é e porque é importante para a sua empresa

ASG: O que é e porque é importante para a sua empresa

Empresas socialmente responsáveis estão sendo cada vez mais cotadas para estar à frente do mercado, e por isso entender o que é a ESG se faz necessário no século XXI. A sustentabilidade vai muito além de só preservação ambiental, há diversas ações que empresas podem realizar para ser responsável com o meio ambiente.

Estamos em um momento que preocupar com questões ambientais é mais que uma necessidade! Nesse contexto, uma empresa consciente se compromete a cuidar do meio ambiente, criando uma oportunidade de se destacar no mercado, faturar com produção consciente e construir uma imagem positiva. e é sobre isso que vamos falar, hoje!

O que é ASG (ou ESG)

A sigla significa em inglês Environmental, Social and Governance, traduzindo para português: Ambiental, Social e Governança. Essas são práticas adotadas pelas empresas que querem sair à frente do mercado. Essa é uma metodologia adotada desde 1960 após a guerra do vietnã, que teve seu fortalecimento em 2004 após o Pacto Global, no qual há relações ambientais referentes à taxas de poluição e necessidade de  ações eficazes para reduzir essas emissões de poluentes, fatores sociais voltados à direitos humanos, inclusão e diversidade, privacidade e proteção de dados e por fim fatores de governança em que decisões, sobre estruturas de comitês, diversidades em conselhos de administração, entre outros, são realizados.

Essa nova perspectiva corporativa traz consigo condutas das empresas mais alinhadas à ética social, e uma delas é o investimento cada vez mais forte em questões ambientais, reduzindo ao máximo as emissões de CO2, seja investindo em energia limpa, redução de papel, entre outros. 

Porque é importante ter um Selo ESG na empresa?

Esse selo garante que a empresa está seguindo práticas sustentáveis, auxiliando no desenvolvimento da organização e do planeta. Para conseguir um selo deve-se implementar objetivos que atendam as três necessidades, sendo elas, Ambiental, social e de governança. Quando eles forem efetivados internamente, haverá uma auditoria dos órgãos responsáveis e então a organização estará pronta para receber o selo. 

Empresas com selos sustentáveis conseguem abatimentos fiscais, por isso vamos citar algumas práticas sustentáveis para sua empresa ter o selo:

  • Comprar matérias primas de empresas ecologicamente corretas
  • Melhorar processos internos a fim de diminuir ao máximo desperdícios
  • Demonstrar comprometimento em ações efetivas com a sustentabilidade, seja em reciclagem, energia limpa, economia de água, entre outros.
  • Investir em ações socioambientais

Com isso podemos dizer que é necessário que se crie estratégias inteligentes em sustentabilidade para que possa ser efetivo ao meio ambiente e obter oportunidades de mercado.

Além disso, é possível já investir em empresas que praticam o ESG por fundos que estão diretamente ligadas a ações sustentáveis, ou então títulos que buscam por capital de projetos voltados a impactos socioambientais positivos.

Adotar a ODS para implementar a ESG 

ODS em português, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um programa que auxilia as empresas a implementarem o modelo ESG. Lançado em janeiro de 2020 no Fórum Econômico Mundial, vem mudando todo o processo de organizações que de fato querem a mudança ambiental, ampliando seu valor de negócio e pensando em um crescimento a longo prazo. 

De acordo com um relatório da PwC, em até 2025, haverá ativos em fundos da ESG em até 57% de investimento. As organizações que investem hoje em energia renovável, por exemplo, conseguem reduções  em impostos de até 75% sobre produtos industrializados.  As empresas são resguardadas pela redução no imposto de renda de pessoa jurídica, tudo isso é possível através da certificação com o Selo Verde e fundos da ESG, que são fornecidos para organizações sustentáveis.

Algumas empresas no Brasil já implementaram esse programa, são elas:

  • MRV
  • Unilever
  • Natura
  • Avon

Alguns benefícios de operacionalizar esse programa são:

  • Atrair investidores 
  • Sair na frente no mercado
  • Melhorar a visibilidade das ações sustentáveis para os stakeholders 
  • Facilidade para conseguir créditos em instituições financeiras.

4 motivos para apostar nesse sistema

Veja abaixo alguns motivos para apostar no ESG como um sistema de melhorias dentro da empresa.

1- Gerar valor!

Os clientes estão atentos com o que consomem e qual o tipo de empresa que está por trás dos produtos e serviços, com esse programa você gera valor e se posiciona a favor da sustentabilidade

2- Melhoria de processos internos! 

Processos mais organizados e com a mentoria eficaz, é possível verificar de forma efetiva as mudanças que vêm sendo feitas, fazendo uma gestão de qualidade mais eficiente. 

3- Sair na frente no mercado

Hoje no Brasil, investir em sustentabilidade vem sendo uma grande vantagem competitiva no mercado. 

4- Reduz custos

A política de ações a favor do meio ambiente vem trazendo consigo o fomento sobre a redução de custos, com a utilização de painéis solares, reciclagem e fontes limpas, consequentemente reduz custos a médio e longo prazo. 

Apostar nesse sistema agrega valor financeiro para empresas em ações nacionais e até mesmo internacionais. O Brasil tem um grande potencial de crescimento neste sentido e nós devemos fazer nossa parte, primeiramente para uma redução de poluição global e segundo por benefícios financeiros que advêm desta mudança!

Agora que você já sabe o que, e os benefícios da ESG, está mais que hora de implementá-la na empresa. É possível começar com pequenas mudanças para tornar a organização mais sustentável, uma das mais significativas pode ser a utilização da energia solar como energia limpa, com pequenas mudanças, é possível entrar no ranking de empresas socialmente responsáveis. Sabemos que a responsabilidade é imensa, mas com certeza há muito mais benefícios para agregar.
Ao longo do texto explicamos o que é a ASG e o porque ela é importante para sua empresa, por isso é importante entender cada passo para implementar e desenvolver esse programa, e claro, recorrer as empresas certas para auxiliar neste momento. A SolarVolt tem uma equipe de profissionais atualizados, que estão antenados às novidades do mercado e a regulamentação vigente no país, podendo auxiliar desde consultorias de sustentabilidade até a instalação de painéis solares, geradores de energia limpa. Peça o seu orçamento e saia na frente no mercado dos investimentos ESG.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.