Estacionamento com energia solar: veja essa inovação

Estacionamento com energia solar: veja essa inovação

Você roda, circula, procura, vai, volta e não tem jeito: está cada dia mais difícil achar uma vaga para estacionar o carro. Realmente, nos últimos anos a frota de carros aumentou muito em nosso país. Segundo dados do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, só na última década o aumento percentual da frota de veículos chegou a ser onze vezes maior que o crescimento da população. Para sanar esse problema, algumas soluções mostram-se interessantes, por exemplo, o estacionamento com energia solar.

O crescimento no volume de carros tem demandado o aumento do número de vagas de estacionamento. E haja estacionamento para tanto carro! Você já parou para pensar que essas áreas de estacionamento podem servir não só para abrigar o seu precioso veículo, mas também podem ter uma outra função, um tanto mais nobre?

Não? Pois é aí que entra o estacionamento com energia solar, uma forma inovadora de dar um uso sustentável para as áreas de estacionamento. Quer saber tudo sobre esse sistema? Confira o post abaixo:

Como funciona o estacionamento com energia solar?

A ideia do sistema é simples: como a maioria dos estacionamentos é coberta, substitui-se a tradicional cobertura, que geralmente é composta de telhas metálicas, por placas fotovoltaicas.

Essas placas funcionam normalmente como se estivessem alocadas em outro local, como na cobertura de um prédio, por exemplo. Elas captam a energia do sol, que é posteriormente convertida em energia elétrica através de inversores solares. Simples assim!

Vantagens e desvantagens do sistema

Do ponto de vista estético, a solução é ótima. O efeito da substituição das tradicionais cobertas, por placas fotovoltaicas, não gera nenhum impacto negativo do ponto de vista arquitetônico. Pelo contrário: o sistema consegue proporcionar um uso sustentável com uma estrutura esteticamente similar ao padrão normal de cobertas.

Outro aspecto positivo desse tipo de sistema de captação da energia solar é a economia, o que representa um diferencial a mais. Vale lembrar que o percentual de energia economizada varia de acordo com o tamanho e o tipo do sistema implantado, sendo necessário realizar uma análise de caso a caso.

Além disso, ainda existe a questão da sustentabilidade do uso da energia solar, em que uma fonte de energia renovável é utilizada para gerar energia elétrica limpa.

Em contrapartida, o que pode ser considerado uma desvantagem, são os custos iniciais de implantação, por serem um pouco elevados. Mesmo assim, esse impacto negativo pode ser diluído ao longo do tempo e deve ser levado em conta que a cobertura com módulos fotovoltaicos substitui outros tipos de cobertura que deveriam ser instalados da mesma maneira. Estudos apontam que em cerca de 8 anos o investimento inicial é recuperado.

Enfim, os mitos a respeito da geração de energia solar existem e as vantagens e desvantagens do uso de energia renováveis são sempre questionadas. De um modo geral, os aspectos positivos da adoção desse sistema superam, e muito,  um possível impacto negativo.

Estacionamento com energia solar: uma inovação que realmente funciona

Agora que você já sabe como funciona e quais são as vantagens e desvantagens de utilizar esse sistema inovador, pode ser que algumas perguntas ainda estejam povoando a sua mente: esse sistema realmente funciona? Já foi implantado em algum lugar?

As respostas para essas perguntas são: sim! O sistema existe e funciona. Para quem não ouviu dizer, a UFRJ implantou, recentemente, uma grande área de estacionamento com coberturas solares e a experiência tem sido exitosa. Para se ter uma pequena ideia, a energia gerada nesse novo estacionamento da Universidade é capaz de, sozinha, abastecer 70 casas.

E o melhor: além de ser sustentável, com uma pegada de responsabilidade ambiental através da geração de energia limpa, o sistema pode trazer uma redução real de gastos com energia, uma economia que não pode ser dispensada, principalmente no atual momento de crise que estamos vivendo.

Essa é, portanto, uma medida que pode ser adotada tanto em grandes escalas, como empresas e empreendimentos que querem trazer um uso sustentável para suas áreas de estacionamento e ainda reduzir gastos, ou ainda em soluções menores, que abrangem usos em residências e condomínios.

Afinal, vale a pena investir em um estacionamento com energia solar?

Já deu para perceber que as vantagens na utilização desse tipo de tecnologia para coberturas de estacionamentos são muitas. Realmente, de um modo geral vale a pena instalar um sistema de energia solar.

É sempre bom lembrar que, por se tratar de um assunto técnico, empresas e profissionais especializados devem sempre ser consultados. A SolarVolt pode auxiliá-lo na implantação de sua solução de estacionamento com energia solar, acompanhando desde a fase inicial de concepção do projeto, passando pela aprovação nos órgãos técnicos, até as etapas de manutenção do sistema propriamente dito.

E então, está convencido que estacionamento com energia solar é realmente uma solução inovadora e sustentável? Deixe um comentário em nosso post.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


3 Respostas a “Estacionamento com energia solar: veja essa inovação”

  1. Marcos Barros disse:

    Pergunta:
    Quando instalamos uma cobertura em um estacionamento que anteriormente não existia nada aumenta o valor do IPTU?
    Cobertura com painéis solares é considerado pela prefeitura como aumento de área construida?
    Marcos
    (21) 999.666.589

    1. SolarVolt Energia disse:

      Ei Marcos! Obrigado pela pergunta.

      Entraremos em contato para auxiliar melhor você com esta questão, mas de antemão o que podemos lhe dizer é que esse tipo de coisa varia de cidade para cidade, depende da legislação.

  2. Fabricio Godoy disse:

    No Parque Shopping Sao Caetano, uma parte do estacionamento e coberta com placas fotovoltaicas

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.