Fazenda Solar: Entenda esta modalidade de comércio de energia elétrica

Fazenda Solar: Entenda esta modalidade de comércio de energia elétrica

Em nosso planeta, o Sol está presente em abundância, o que nos gera um grande benefício: um alto potencial para geração de energia elétrica. Os investimentos neste tipo de produção de energia estão se expandindo cada vez mais e hoje já temos uma nova modalidade, conhecida como fazenda solar.

Com as devidas instalações e bom aproveitamento, torna-se possível que qualquer pessoa ou empresa consiga gerar a sua energia e assim utilizá-la para os fins que julgar pertinente, como na economia da conta de luz, lucros com revenda de energia, dentre outros.

As fazendas solares ganham destaque por fazerem uso de tecnologias de ponta e por deixarem 100% limpo o sistema elétrico de comunidades inteiras. Isso torna esta modalidade de geração de energia algo altamente sustentável, que traz muitos benefícios para nosso planeta.

Existe diferença entre uma fazenda solar e uma usina solar?

Usinas solares estão dentre os principais meios de produção de energia alternativa e são compostas por sistemas solares fotovoltaicos de grande porte. Estes, são desenvolvidos para conseguirem gerar e distribuir a energia elétrica. 

A Usina Solar de São Gonçalo, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, PI, é a maior não apenas de nosso país, mas sim da América do Sul. Para que você tenha uma noção da dimensão, ela possui capacidade de geração de 475 MW, com placas solares bifaciais.

Esta usina solar irá reduzir a emissão de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera, provando todo o seu potencial e extensão. 

Enquanto isto, uma fazenda solar é instalada em campos, ou áreas rurais. O dimensionamento de geração de energia é menor quando comparado a grandes usinas solares instaladas em áreas isoladas.

Para saber qual é a melhor opção, entre as fazendas e usinas solares, é preciso analisar questões relacionadas a conexões nas redes de distribuição e os custos com a subestação. Estes estudos são feitos por profissionais capacitados, especialistas no assunto, como os que você encontra aqui. 

É possível ter vantagens com a fazenda solar ao utilizá-la em indústrias e empresas?

Não há dúvidas que a geração de energia através de fazenda solar é uma excelente opção para empresas e indústrias quando o objetivo destas é reduzir os custos com energia. 

Para fazer a contratação de uma instalação desta modalidade de geração de energia, o aconselhado é possuir uma conta de luz acima de R $3.000,00. Com isso, o investimento torna-se viável e os benefícios perceptíveis.

A instalação de uma fazenda solar é realizada em locais propícios, onde haja uma grande incidência solar. A eletricidade que for gerada, será transmitida para a rede pública de distribuição que irá gerar energia e convertê-la em créditos, que tem validade de 60 meses, de acordo com as normas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Quando o final do mês chegar, a distribuidora irá realizar um cálculo sobre o consumo e os créditos disponíveis e descontar no valor total. Esta é a maneira como você conseguirá gerar economia e fazer com que seu investimento, que não é muito elevado, seja realmente bem aproveitado.

Agora que já sabe que uma fazenda solar pode ser útil para você ou sua empresa, chegou o momento de conhecer a fundo sobre o tema, principalmente suas vantagens e desvantagens.

O que é uma Fazenda Solar?

Você já deve ter ouvido falar sobre Fazenda Solar. Essa forma de geração de energia solar fotovoltaica está cada vez mais em evidência. Ela permite que consumidores economizem energia sem ter necessariamente que investir num sistema próprio. Hoje as fazendas solares já estão presentes no Brasil, sendo que a maior da América Latina está localizada no Piauí!

A Fazenda Solar não é necessariamente construída em propriedades rurais, ao contrário do que possa parecer. Na realidade, trata-se de uma Usina Solar Fotovoltaica de grande porte, instalada em uma região com condições ideais para a geração de energia solar fotovoltaica. A Usina Solar é conectada à rede de energia, e passa a gerar energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores.

Isto porque a energia produzida é transformada em créditos, que podem ser aproveitados em qualquer lugar.  A partir daí é possível adquirir cotas de energia produzida pela Fazenda Solar, que permite que os créditos sejam aproveitados para reduzir a conta de energia de clientes remotos.

Mas como funciona?

Tudo começa com a escolha de um local de grande insolação para otimizar a eficiência, geralmente em grandes áreas rurais. Nessas áreas são instaladas milhares de placas solares fotovoltaicas, que serão partes integrantes de uma grande Usina de energia solar fotovoltaica, com potência suficiente para fornecer energia elétrica para várias unidades consumidoras. A energia elétrica gerada na Fazenda Solar será transmitida para a rede pública de distribuição, que irá registrar a energia fornecida e transformá-la em créditos.

A partir do momento em que se inicia a geração de energia, é possível adquirir cotas da fazenda solar. Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente. Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui. Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.

Este “aluguel” passa pelas normas de Geração Compartilhada definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa 687/2015. Essa resolução estabelece os critérios para que as redes de mini e microgeração se conectem à rede elétrica.

Geração Compartilhada

A Geração Compartilhada permite que um grupo de consumidores se reúna para criar uma fazenda solar. Desse modo cada um recebe uma parcela da energia gerada proporcional à fração correspondente ao investimento de cada um. Esse grupo de consumidores pode se reunir através de um Consórcio ou de uma Cooperativa.

O consórcio é uma figura jurídica que permite que diferentes empresas (pessoas jurídicas) se associem para compartilhar energia. Já no caso de uma Cooperativa, são necessárias no mínimo 20 pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham como propósito cooperar voluntariamente entre si. Essas pessoas financiam ou alugam uma usina fotovoltaica e posteriormente dividem os créditos gerados por ela. Assim, pessoas físicas também podem se beneficiar de uma Fazenda Solar.

Em ambos os casos é necessário que os participantes sejam atendidos pela mesma distribuidora para que os créditos sejam compensados.

Vantagens e desvantagens da Fazenda Solar

Uma das principais vantagens de aderir a um plano de assinatura de uma fazenda solar é não precisar instalar uma usina de energia solar fotovoltaica local. Assim, não há preocupação com a manutenção do sistema e dos equipamentos.

Além disso, não é necessário fazer um grande investimento inicial. Vale destacar a economia, que pode chegar a 15% do valor da conta de energia, e a preservação do meio ambiente, uma vez que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável.

Por outro lado, a economia é consideravelmente menor do que em uma instalação de um sistema solar fotovoltaico próprio. Nesse caso a redução pode chegar a 95%. Além disso, na Fazenda Solar o valor pago mensalmente pode vir a sofrer alterações, dependendo do plano de assinatura.

Com uma usina fotovoltaica própria, o consumidor tem o controle e uma maior previsibilidade dos gastos com energia.

Você conhece a diferença entre uma fazenda solar e um sistema fotovoltaico residencial?

Esta é uma dúvida que está presente na cabeça de muitas pessoas. Acima, já lhe apresentamos as razões  pelas quais uma usina solar é diferente de uma fazenda solar, mas esta última também se difere daqueles sistemas fotovoltaicos que sempre vemos em residências.

Para que um sistema residencial ou comercial funcione, ele precisa estar sempre conectado à rede elétrica. Através disto, a energia que sai do inversor instalado irá alimentar qualquer consumo local que tenha no imóvel. Quando há sobras, esta energia é injetada na rede da distribuidora que está conectada. 

Enquanto isso, nas fazendas solares, toda a energia gerada, que também é direcionada a rede elétrica, primeiro passa por transformadores. Estes terão o papel de aumentar sua voltagem e só depois será enviada através das redes de transmissão.

Uma coisa em comum nos dois sistemas é a tecnologia dos módulos utilizados, mas com o intuito de tornar-se ainda melhor, muitas fazendas solares utilizam aparelhos conhecidos no mercado como “trackers” em seus painéis.

Estes tracker são dispositivos eletrônicos que têm o papel de dar suporte aos módulos e assim conseguir monitorar o movimento realizado pelo sol. Através disto, torna-se possível direcionar a face do painel sempre em sua direção.

Estes dispositivos acabam favorecendo a captação de luz e, consequentemente, a geração elétrica como um todo, gerando mais economia, que é o objetivo principal.

O exemplo da Tesla com fazendas solares

A empresa Tesla surpreende a muitos no mundo todo, e não seria diferente quando o assunto é a geração de energia através das instalações de fazendas solares. 

Tudo é feito através da combinação de painéis solares com baterias de armazenamento. Com este feito, a Tesla, que trabalha com energia solar e veículos elétricos, está conseguindo transformar a matriz energética de ilhas isoladas.

Elon Musk é realmente visionário e, no passado, ele já havia concluído a instalação de um projeto solar para abastecer a ilha de Ta’u, na Samoa Americana. Atualmente, outra ilha será beneficiada.

Estou me referindo à paradisíaca Kauai, que é a quarta maior das ilhas do Havaí e em breve ganhará o seu projeto solar, com os investimentos desta admirável empresa.

Não será uma surpresa quando os investimentos em fazendas solares passarem a tomar uma proporção ainda maior no mercado. Por esta razão, você deve estar sempre se atualizando sobre o tema.

O que acha desse modelo de fazendas solares? Deixe seu comentário. Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito dessa modalidade, entre em contato com um de nossos consultores e te explicaremos melhor. 

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.