Financiamento de Sistema Fotovoltaico: Crédito para a Energia do Futuro

Financiamento de Sistema Fotovoltaico: Crédito para a Energia do Futuro

A energia solar é uma das fontes de energias limpas e renováveis que estão demonstrando maior crescimento nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. No entanto, o preço de implantação da infraestrutura ainda assusta muitas pessoas. O que elas não sabem é que é possível conseguir um financiamento de sistema fotovoltaico com condições bastante vantajosas. 

A transição para uma matriz energética limpa é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em um documento que tem o Brasil como um dos signatários. A ideia é que até 2030 esses objetivos estejam alcançados, o que significa que o país precisa estimular ações de sustentabilidade. 

Se você gostaria de incorporar um sistema fotovoltaico ao seu projeto ou a um empreendimento pronto, veja neste post as maneiras existentes de conseguir um incentivo para realizar esse plano. 

Neste artigo, nós vamos explorar os seguintes tópicos: 

  • Como funcionam os sistemas fotovoltaicos para condomínios? 
  • Quais as vantagens do sistema fotovoltaico para condomínios? 
  • Existem linhas especiais de financiamento para energia solar? 
  • Como conseguir um financiamento de sistema fotovoltaico?

Acompanhe a leitura até o fim e fique por dentro! 

Como funcionam os sistemas fotovoltaicos para condomínios? 

Em um país com alta exposição solar, com o Brasil, a energia solar mostra-se uma excelente alternativa para o fornecimento de energia para condomínios residenciais. Existem dois sistemas que podem ser incorporados à obra. O primeiro deles é de aquecimento solar. Nele, a luz do Sol é usada para aquecer a água dos chuveiros e das torneiras. 

O segundo sistema é mais abrangente. A partir da construção de uma pequena usina fotovoltaica dentro do próprio condomínio, criam-se as condições para que todos os aparelhos elétricos do local sejam alimentados com a energia solar. 

Para um sistema fotovoltaico, são necessários componentes explicados a seguir. 

Painéis fotovoltaicos

É nos painéis fotovoltaicos que tudo começa. São esses módulos, instalados normalmente sobre a laje ou o telhado das construções, que captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. A quantidade de painéis depende da quantidade de energia que será consumida no local. Portanto, quanto maior o condomínio, mais painéis devem ser instalados.

Estrutura de suportes

Os painéis são instalados sobre uma estrutura, que os mantém fixos no lugar e na inclinação correta. Esses suportes são responsáveis pela resistência dos painéis solares às intempéries.

Inversor solar

O inversor é o aparelho que converte a energia de corrente contínua (CC), que é gerada pelas células dos painéis fotovoltaicos, em corrente alternada (CA). Ou seja, esse é o aparelho que permite que a energia seja efetivamente usada para alimentar os eletrodomésticos, eletrônicos, motores etc.

String box

A string box é um mecanismo de segurança do seu sistema fotovoltaico. É ele que protege o sistema de acidentes elétricos. A função é parecida com aquela cumprida pelos disjuntores de uma caixa de distribuição de energia doméstica. 

Com todos esses componentes montados e funcionando, a energia elétrica circula pelo cabeamento, assim como a energia fornecida pela companhia de luz da cidade. A diferença, aqui, é que estamos falando de uma energia limpa e renovável. Além disso, o excedente gerado é enviado para a rede elétrica convencional, sendo convertido em créditos para o condomínio.

Quais as vantagens do sistema fotovoltaico para condomínios? 

Antes de solicitar a sua linha de financiamento de sistema fotovoltaico, você certamente vai querer saber se a implementação da tecnologia vale a pena. A boa notícia é que são várias as vantagens da energia solar para os condomínios residenciais. Vamos destacar somente as principais a seguir.

Economia a longo prazo

A energia elétrica é um insumo caro no Brasil. O problema fica ainda maior nos meses de verão em cidades muito quentes, já que o uso de ar condicionado é praticamente indispensável. Com o sistema fotovoltaico, você pode usar esse eletrodoméstico sem preocupações, afinal, o uso não terá impacto na conta de luz

Basta colocar essa economia na ponta do lápis para perceber que, em alguns anos, já é possível ter o retorno do investimento pela implementação da tecnologia.

SolarVolt Energia - Financiamento de Sistema Fotovoltaico - Economia Verde

Energia verde

A sustentabilidade é um dos grandes temas do século XXI e constitui uma preocupação real das pessoas. Porém, muitas ainda acreditam que ser sustentável é mais difícil e mais caro do que as soluções tradicionais. No caso da energia solar, é justamente o contrário: além de ser uma tecnologia de geração de energia limpa, ainda ajuda os condôminos a economizarem. 

Voltando ao exemplo do ar condicionado que citamos anteriormente, uma outra vantagem da energia solar é o fato de você poder optar pelo seu conforto sem peso na consciência. Afinal, a energia usada para a alimentação do aparelho vem de fonte não poluente e totalmente renovável.  

Alguns condomínios já estão vivendo o futuro da energia sustentável, como você pode ver no vídeo a seguir:

Valorização do imóvel

Valorização do imóvel

Pelos dois motivos apresentados anteriormente, um sistema de energia fotovoltaica é percebido como um valor agregado em um imóvel. Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostrou que nos Estados Unidos imóveis com essa tecnologia podem ter uma valorização entre 3% e 6%. 

Essa percepção de valor vale tanto para projetos na planta como para condomínios já construídos que desejam incorporar o sistema fotovoltaico na sua infraestrutura. Para arquitetos, engenheiros, construtoras e incorporadoras, esse é definitivamente um ponto a ser explorado no marketing dos empreendimentos. 

Existem linhas especiais de financiamento para energia solar? 

Por fazer parte de um compromisso internacional firmado pelo Brasil em 2015, a energia limpa é um tema de grande interesse para o país. Por isso, existem incentivos específicos do governo para a implementação de tecnologias nesse sentido. Somado à popularização da tecnologia, isso faz com que as opções de financiamento de sistema fotovoltaico estejam se expandindo nos últimos anos. 

O financiamento para energia solar BV é uma linha de crédito específica para a instalação de painéis solares em residências e condomínios. Para pessoas jurídicas (PJ), o valor financiado pode chegar até os R$ 3 milhões, com prazo para pagamento que pode se estender por até 72 meses. 

Dependendo do prazo escolhido para quitar o financiamento, a taxa de juros varia dos 0,75% a 1,54% ao mês. Com essa linha de financiamento de sistema fotovoltaico, é possível financiar até 100% do projeto, o que inclui os equipamentos e também os serviços da empresa que fará a instalação.

O financiamento de sistema fotovoltaico pode ser uma ótima solução para condomínios já construídos em que os moradores desejam ter acesso a uma energia limpa e muito mais econômica. Mas também pode ser usado por construtoras e incorporadoras que têm o compromisso de colocar no mercado empreendimentos mais sustentáveis.

No próprio site do BV, você consegue simular o financiamento da energia solar e se planejar para a realização desse projeto.   

Como conseguir um financiamento de sistema fotovoltaico? 

Além do financiamento de sistema solar BV, existem outros bancos onde é possível conseguir o financiamento da sua energia solar

As linhas têm algumas diferenças entre si, principalmente na taxa de juros, no montante que pode ser financiado e no prazo para pagamento. Apesar disso, para conseguir um financiamento de sistema fotovoltaico, o procedimento é basicamente o mesmo: ir até uma agência do banco com os documentos necessários para fazer uma avaliação. A seguir, vamos apresentar algumas opções. 

Financiamento energia solar Santander 

O banco Santander tem a linha CDC Sustentável Solar, através da qual é possível financiar até 100% dos projetos de implementação da tecnologia solar. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses, e a cobrança é feita diretamente na conta corrente do beneficiário e o cliente tem até 3 meses para começar a pagar.

Financiamento de energia solar Sicoob

O Sicoob também oferece uma linha de financiamento de sistema fotovoltaico residencial ou para indústrias, que pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas. Para acessá-la, basta ser cliente da rede. O financiamento pode ser pago em até 72 meses, e o cliente tem até 6 meses para começar a pagar.

Financiamento energia solar Banco do Brasil  

O BB é mais um dos bancos que oferecem soluções de crédito para os clientes que desejam investir em um sistema fotovoltaico para o seu condomínio. O financiamento do sistema fotovoltaico pode contemplar até 100% do valor, e o BB tem diversas linhas diferentes de crédito, para os variados perfis de clientes. 

Vale lembrar que em grande parte dos casos a parcela do financiamento fica igual ou menor que o valor da fatura de energia do condomínio. Portanto, o financiamento do sistema fotovoltaico acaba não representando um custo adicional. Em alguns casos, inclusive, há uma economia real desde o primeiro mês de operação da usina fotovoltaica, ou seja, a economia começa imediatamente.

Depois de conseguir o seu financiamento de sistema fotovoltaico, a instalação da sua própria usina de energia solar você pode deixar com a SolarVolt. Fundada em 2013, a empresa tem o propósito de criar uma nova cultura de energia mais sustentável para o Brasil. E está conseguindo: até hoje, nosso portfólio já conta com mais de 1500 projetos realizados. São mais de 7.200 MWp gerados em 11 estados brasileiros! 

Nossos quase 10 anos de experiência nos dão a segurança para fazer a análise do seu projeto, junto com um estudo de dimensionamento das usinas fotovoltaicas necessárias. Assim, conseguimos garantir que as necessidades do condomínio serão atendidas, ao mesmo tempo em que otimizamos os investimentos realizados. 

Você pode contar com a nossa expertise também para fazer o estudo do terreno ou da construção. Dessa forma, recomendamos a melhor posição para a instalação dos painéis, de forma a aproveitar o máximo possível de luz solar para ser revertida em energia elétrica. 

Entre em contato conosco e vamos já levar o seu condomínio para o que há de mais moderno em termos de geração e consumo de energia.

Revisado por

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.