Reduza O Custo Do Gás Nos Fornos E Fogões Utilizando A Energia Solar

Reduza O Custo Do Gás Nos Fornos E Fogões Utilizando A Energia Solar

Adotar forno e fogão a energia solar pode ser uma forma engenhosa de economizar custos, reduzir riscos e aprimorar o desempenho da cozinha, seja ela industrial, comercial ou até mesmo residencial. Apesar de os modelos a gás ainda serem os mais populares, a energia solar fotovoltaica pode reverter essa tendência.

O uso do gás como combustível para fornos, fogões e até chuveiros é amplamente difundido. A principal razão para isso é o custo baixo, bem menor do que seria gasto com um uso similar em produtos elétricos, considerando as tarifas praticadas pelas concessionárias de energia.

Mas a energia solar fotovoltaica muda o jogo na comparação entre forno e fogão a gás e elétricos. Neste artigo, vamos explicar melhor:

  • Porque o fogão elétrico pode ser a opção mais econômica;
  • Segurança maior do fogão e outras aplicações da energia elétrica;
  • As vantagens do fogão por indução;
  • Os investimentos necessários para economizar e abandonar o gás.

Boa leitura!

Quando o forno e o fogão elétrico são opções mais econômicas?

É um fato: quando comparado com outros equipamentos eletrônicos, um fogão elétrico gasta muita energia, especialmente se o aquecimento for feito por resistência elétrica. O mesmo vale para o forno elétrico.

O custo dessa energia pode ser muito oneroso. Por isso, na hora de escolher entre o fogão a gás e elétrico, a maior parte das pessoas prefere a primeira opção. Isso porque, mesmo com aumentos de preços sucessivos nos últimos anos, o gás ainda é relativamente barato e muito disponível.

Outro ponto a favor dos fornos e fogões a gás é a simplicidade técnica do produto em si. Por isso, os custos de construção destes equipamentos é razoavelmente menor que o das versões elétricas correspondentes, o que se reflete no preço que o consumidor paga na hora de adquiri-los. Isso vale tanto para uma cozinha residencial simples como para uma grande panificadora, que precisa de muitos fornos para operar.

Entre pagar pelo alto consumo de energia e investimento maior do forno elétrico e gastar menos, tanto na compra do equipamento como no combustível dos fornos a gás, é natural que a maior parte das pessoas vão optar pela segunda opção, especialmente se o objetivo for economizar mais.

Mas, quando existe a possibilidade de instalação de um sistema fotovoltaico, a comparação entre as opções se transforma completamente. Com forno e fogão a energia solar, o custo recorrente com energia pode ser zerado, e o gás pode ser abandonado por completo.

Na prática, um fogão a energia solar nada mais é que um fogão elétrico convencional abastecido pela eletricidade gerada por painéis fotovoltaicos. Esses painéis convertem a radiação solar em energia elétrica, que pode ser usada por qualquer eletrodoméstico ou eletrônico dentro de uma casa, comércio ou indústria. 

Quem é capaz de gerar energia com painéis solares, sem pagar por tarifas altas ou por botijões de gás, tem uma alternativa muito mais econômica, segura, sustentável, tecnológica e confiável para a sua cozinha.

Ou seja, entre o fogão a gás e o elétrico, a opção mais econômica nem sempre é a primeira. Se existe potencial para geração de energia solar, pode valer a pena investir em um sistema totalmente elétrico e dispensar o gás.

Além disso, existem questões técnicas que fazem com que fornos elétricos sejam considerados mais adequados para algumas aplicações profissionais, já que contam com mais tecnologia e as resistências aquecem os alimentos uniformemente.

Imagem: Loja Fischer

Por que o forno e o fogão elétrico são mais seguros?

Ainda que esteja presente em praticamente qualquer residência, o forno e o fogão são equipamentos potencialmente perigosos, sejam eles elétricos ou a gás. Sem os devidos cuidados, queimaduras e outros tipos de acidentes podem deixar ferimentos graves e até mesmo serem fatais.

O mesmo calor que assa, cozinha e frita os alimentos é um fator de risco significativo, mas ele não é o único. O gás é um combustível volátil e perigoso. Vazamentos acidentais de gás, causados por uma instalação ruim ou descuidos de moradores, muitas vezes resultam em acidentes com explosões e incêndios. 

Até o armazenamento e abastecimento do gás requerem o cumprimento de protocolos de segurança específicos.

Quando apenas fogões e fornos elétricos são utilizados, todos os riscos envolvendo o gás deixam de existir. A infraestrutura do gás também não é mais necessária, como tubulações, registros e locais de armazenamento dos botijões, reduzindo a quantidade de locais delicados na edificação.

Além disso, o forno e o fogão elétricos costumam ter funções de segurança mais confiáveis que as dos equivalentes a gás. Em boa parte dos fornos existe a possibilidade de controlar a temperatura do cozimento com muito mais precisão, pois além das resistências serem mais estáveis que o gás, é comum que o equipamento tenha um termômetro integrado. 

Portas de vidro triplas que não esquentam externamente e auto-desligamento por ociosidade ou calor excessivo também são funcionalidades que ampliam a segurança e são relativamente comuns nos fornos elétricos.

A presença de timers para programar o tempo exato de cozimento é outro fator que mitiga riscos e aumenta o conforto dos usuários. Essa é uma funcionalidade bem usual nos fornos, mas também existe em boa parte dos fogões elétricos.

Esses eletrodomésticos mais modernos, no geral, também contam com algumas funcionalidades extras de segurança, incluindo travas para evitar que crianças ou qualquer pessoa distraída ligue acidentalmente o produto. 

Mas talvez o mais importante aqui seja a ausência da chama, eliminando qualquer possibilidade de acidente com o fogo, como por exemplo incendiar acidentalmente um pano de prato, vestimenta, ou até os cabelos.

Um ponto de segurança extra aqui vai para os fogões de indução, que são um tipo de fogão elétrico que não aquece resistências para gerar calor. Em vez disso, o fogão de indução funciona com uma corrente alternada passando por uma bobina de cobre, que gera um campo eletromagnético oscilante que agitará as moléculas de uma panela.

Esse mecanismo de funcionamento faz com que o aquecimento aconteça apenas na panela e não na boca do fogão, reduzindo as chances de que alguém queime a mão ao encostar em uma boca desligada. Além disso, o fogão de indução só funciona quando existe uma panela adequada sobre ele, o que elimina qualquer chance de que acidente por se esquecer o fogão ligado.

Quais as vantagens do fogão a energia solar?

As principais vantagens em adotar forno e fogão a energia solar são justamente a segurança e a economia. Um fogão elétrico gasta muita energia, mas se ela é toda gerada localmente, não é preciso pagar as altas tarifas das concessionárias e nem a conta do gás. E, como já foi dito, um sistema sem gás é muito mais seguro.

Uma outra vantagem importante da utilização de um sistema fotovoltaico para alimentar fogões e fornos elétricos é a questão ambiental. Mesmo que seja relativamente barato, o gás cobra um preço alto do meio ambiente, como qualquer combustível fóssil não-renovável.

Mesmo o gás natural, que é considerado o mais limpo dos gases utilizados em fornos e fogões, emite quantidades significativas de dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. Na verdade, mesmo as operações de extração de gás emitem volumes significativos de poluentes e gases ligados ao efeito estufa.

Pagar pela energia elétrica da concessionária é uma alternativa um pouco melhor, mas ainda assim não tão ecológica, já que a construção dos reservatórios das hidrelétricas causa um impacto ambiental significativo, assim como a queima de combustíveis nas termelétricas. 

Por outro lado, a energia solar é totalmente limpa, renovável e sustentável. Por isso, tem se mostrado a melhor opção não só para alimentar forno e fogão a energia solar, mas para abastecer indústrias, comércios, hospitais e diversos outros perfis de empreendimentos. 

Também é interessante considerar que um sistema solar fotovoltaico pode dar mais autonomia e estabilidade, tanto para fornos e fogões como para outras aplicações da energia elétrica. 

Com a geração própria, não existe dependência da concessionária para o fornecimento de energia. Instabilidades na rede elétrica não afetam a produtividade da cozinha e nem de qualquer outro equipamento conectado, ainda mais se o sistema tiver baterias.

Imagem: Freepik

Quanto é preciso investir para ter forno e fogão a energia solar?

O investimento para ter forno e fogão solar é significativamente maior que o dos correspondentes a gás. No gás os custos iniciais principais são os equipamentos e o local de armazenamento dos botijões. Já no sistema solar fotovoltaico é preciso pagar as placas solares, inversor, instalação e os fornos e fogões, que são um pouco mais caros.

Por outro lado, o custo de manutenção e operação do gás é incomparavelmente maior que o do sistema elétrico com energia solar. Portanto, o investimento aqui acaba se pagando em relativamente pouco tempo. Depois, sem conta de luz, gás e nem eventuais parcelas do financiamento para serem pagas, a economia é imensa.

Calcular o investimento exato não é uma tarefa tão simples, por outro lado. É preciso conhecer o potencial de geração do local, a demanda por energia e com isso calcular quantos painéis fotovoltaicos serão necessários, o modelo do inversor e demais equipamentos, para então saber o valor total investido.

A melhor forma de conhecer esses valores é contando com o suporte de uma equipe especializada em energia solar. A SolarVolt é uma empresa que há quase uma década projeta e instala sistemas fotovoltaicos em todo o Brasil, com mais de 1500 projetos homologados em seus muitos clientes.

Contamos com uma equipe de engenheiros e técnicos altamente qualificada e sempre atualizada sobre as novidades e os marcos regulatórios do setor. Assim, garantimos a instalação de um sistema eficiente e o mais econômico possível, considerando a sua necessidade.  Quer saber quanto precisa investir para não pagar a conta de gás nunca mais? Entre em contato e peça seu orçamento agora mesmo!

Revisado por

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.