Conheça fontes de energia para indústrias

Conheça fontes de energia para indústrias

A maioria dos produtos que temos acesso hoje em dia é proveniente da produção industrial, por isso as indústrias são cada vez mais importantes tanto para os consumidores, como para o mercado. Essa produção depende de vários fatores, entre eles, as fontes de energia utilizadas. É importante saber que as fontes da energia para indústrias são várias, e podem influenciar diretamente no orçamento final da produção.

O setor industrial passou por grandes transformações ao longo do tempo, as quais envolveram produção manual, seguido por uma inovação com a utilização de maquinário e por uma constante atualização tecnológica nas formas de fazer e de pensar a indústria e os modos de produção. 

Em meio a tantas inovações, uma discussão constante e muito relevante, é a que diz respeito às fontes de energia para indústrias, considerando que os gastos com energia são cada vez maiores nas empresas.

Pensando nisso, é importante considerar que as fontes de energia se dividem em dois grupos: as fontes renováveis e as não renováveis.

As fontes renováveis são aquelas que continuam disponíveis mesmo após sua utilização, pois são provenientes de recursos inesgotáveis, como, por exemplo, a energia eólica ou energia solar. 

Já as fontes não renováveis, também conhecidas como fontes de energia convencionais, são as que demoram muito tempo para se formarem e, uma vez utilizadas até o limite, não serão repostas rapidamente, exatamente porque a natureza precisa de milhões de anos para trabalhar nessa produção. 

 Entendido como as duas formas de energia se diferenciam, que tal aprender um pouco mais sobre os tipos de fontes e ver alguns exemplos de cada uma? 

Petróleo

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada em todo o mundo, sendo o responsável pelo abastecimento de usinas termelétricas no mundo inteiro. Além disso, ele não está presente somente na produção de energia para movimentação de máquinas ou veículos, sendo utilizado, também, como matéria prima na produção de produtos básicos, como roupas, calçados, escovas de dentes e até mesmo em colchões e travesseiros. 

Portanto, como podemos perceber, o petróleo é um recurso muito importante por várias razões, e que, por não ser renovável, requer um nível de atenção maior no que diz respeito à sua utilização consciente. 

Carvão mineral

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia do Brasil, o carvão mineral é o segundo recurso mais utilizado no mundo para a geração de energia elétrica, ficando atrás apenas do petróleo. Apesar de ser uma fonte de energia não renovável e de apresentar diversos problemas ao meio ambiente, como a produção de gases poluentes e gases do efeito estufa, o carvão mineral segue sendo uma importante fonte de energia, principalmente em decorrência da abundância de reservas disponíveis, da qualidade na distribuição geográfica dessas reservas e na estabilidade e baixo custo referente aos preços de mercado, se comparado com outras fontes.

É importante considerar que assim como o petróleo, o carvão mineral não é importante apenas na geração de energia, se destacando também como matéria prima na produção industrial de produtos como baterias, asfalto, plásticos, tintas, entre outros.  

Gás natural

O gás natural é uma fonte de energia diretamente relacionada ao petróleo, sendo caracterizada por ser não-renovável, ou seja, limitada. A queima do gás natural gera uma quantidade muito grande de energia, utilizada em transporte, termelétricas, produção industrial, alto-fornos, motores e etc. O gás natural é a terceira fonte responsável por toda eletricidade gerada no mundo, ficando atrás, apenas, do petróleo e do carvão mineral. 

Um ponto interessante sobre o gás natural é a baixa produção de poluentes, sendo menos danoso ao meio ambiente, se comparado com fontes como o carvão, por exemplo. 

Energia termelétrica

Nas usinas termelétricas a geração de energia se dá pela pressão do vapor de água consequente da água aquecida pela queima de carvão mineral, gás ou petróleo. Essa opção representa maiores custos e maior impacto ambiental, uma vez que a queima desses recursos produz gases poluentes.

Energia hidrelétrica

Essa é uma fonte de energia renovável e que tem ganhando cada vez mais força. A geração desse tipo de energia se dá pelo funcionamento de geradores dentro de barragens, por meio dos quais, com o escoamento da água sob forte pressão, hélices são acionadas e a energia produzida. 

Em diversos países, as hidrelétricas já representam a principal fonte de energia elétrica, sendo assim uma das principais fontes geradoras de energia elétrica no mundo. 

O interessante em se destacar é que muitas empresas têm adotado essa ideia pelo fato de apresentar um energia limpa e renovável, caracterizando-se por não ser poluente. 

Energia solar

Outra alternativa de fonte de energia renovável que vem se popularizando cada vez mais no mundo inteiro é a energia solar, que diz respeito à energia proveniente da luz do sol, também conhecida como energia fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica pode ser usada para a geração centralizada ou geração distribuída, na qual o próprio consumidor se transforma em um gerador de energia, reduzindo a conta de energia por meio da compensação entre a energia consumida e a energia injetada na rede pública da concessionária.

Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar tem se tornado muito promissora para as empresas que pensam de forma consciente e que desejam se alinhar às políticas ambientais mundiais.  

A importância da sustentabilidade nas fontes de energia para indústrias

A sustentabilidade é um ponto importante em todos os aspectos da vida nos dias de hoje, e vem sendo pauta, cada vez mais, de discussões nos cenários políticos do mundo todo. Como pudemos ver nas últimas opções de fontes de energia para indústrias, existem opções que podem ser consideradas sustentáveis e que são inesgotáveis. 

Hoje em dia, as indústrias têm se mostrado cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, isso porque os clientes também estão cada vez mais de olho nos assunto mais discutidos no mundo. 

Portanto, é importante considerar que além de gerar benefícios para a sua empresa, como a redução na conta de energia e, consequentemente, no orçamento final da produção, a preocupação em utilizar fontes de energia sustentáveis pode ser interpretada como um diferencial para sua indústria, uma vez que isso irá demonstrar as preocupações que a empresa tem em relação aos processos que ocorrem no mundo de um modo geral.

Discutindo as fontes de energia para indústrias

 A discussão sobre as fontes de energia para indústrias é antiga mas, ao mesmo tempo, muito atual: as pessoas têm discutido cada vez mais formas sustentáveis de manter a produção em dia, além das melhores opções de diminuir o orçamento final de uma indústria.

Os mais diferentes tipos de energia precisam ser analisados e considerados, de modo que a produção seja boa e consiga atender toda a demanda da empresa. 

Outro ponto importante a ser considerado é observar quais temas têm sido considerados importantes e discutidos pela sociedade. Feito isso, torna-se ainda mais importante pensar e analisar qual o melhor tipo de energia para cada segmento. 

Conhecer as opções disponíveis é essencial, e fazer uso das melhores alternativas é trabalhar para a promoção de um processo de produção cada vez melhor. Escolha a fonte de energia que mais se encaixa no perfil e melhor atenda às demandas da sua indústria.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Márcia Lima
Márcia Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.