O Hidrogênio verde é produzido com eletricidade advinda de fontes de energia limpa, ou seja um processo que não haja emissão de carbono. Funciona da seguinte forma, a produção do hidrogênio é feita por meio da separação da água em hidrogênio e oxigênio realizado por uma corrente elétrica, comumente conhecida como hidrólise, as fontes que são consideradas limpas para realizar esse processo são a eólica, hídrica e energia solar.
Muitos consideram que essa fonte de energia será o combustível do futuro, posteriormente explicaremos o porquê.
O Hidrogênio como fonte de energia!
Essa química por trás de todo o trabalho para se tornar energia só é possível porque o hidrogênio se torna um vetor, isso quer dizer que o gás pode ser usado para armazenar e repassar energia. Porém ainda hoje, é muito comum que se utilize o hidrogênio cinza, que é realizado pela queima de combustíveis fósseis, gerando o gás natural. Essa forma de vapor libera dióxido de carbono que intensifica o aquecimento global impactando negativamente no meio ambiente.
O hidrogênio é o elemento mais abundante no planeta terra, e a forma química do processo realizado para se tornar hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa, emitindo apenas vapor de água, não deixando resíduos no ar, sendo assim o impacto na natureza se torna positivo.
As vantagens são:
- 100% sustentável
- Fácil armazenamento
- Não é tóxico
- Grande potencial para o setor de transportes
A combinação da energia solar e hidrogênio verde
A fim de conhecimentos, existem 3 tipos de energia solar: A fotovoltaica, térmica e heliotérmica, vamos entender como o hidrogênio verde poderia auxiliar na produção de energia e como cada uma funciona.
- Fotovoltaica: O próprio nome já diz, ela é realizada por meio do efeito fotovoltaico, cria-se uma tensão elétrica após a sua exposição à luz.
- Energia solar térmica: Utiliza o calor do sol como fonte de energia, transferindo o calor para aquecer líquidos.
- Heliotérmica: Ela capta os raios solares e transforma em energia térmica e logo em seguida vira a energia elétrica, ela utiliza o vapor gerado para mover as turbinas.
Todas as formas são fontes de energia limpa, ambas não emitem carbono no meio ambiente. Os procedimentos demandam grande quantidade de energia elétrica, sendo assim o gás resultante da hidrólise deve ser oriundo de fontes renováveis, para que seja sustentável.
Saiba mais: Energia Solar Fotovoltaica para Shoppings Centers: Redução de Custos Aliada a Sustentabilidade!
A energia do futuro!
É um fato que nos últimos tempos temos falado e nos preocupado muito mais com o meio ambiente. Já não é uma questão a longo prazo, a preocupação é o agora. Pensando nisso podemos ressaltar que energia verde é uma alternativa promissora para setores que atualmente são considerados grandes emissores de carbono, é evidente o grande impacto causado por essas emissões, como mudanças climáticas, demonstrando a necessidade de mudança urgente na nossa forma de produzir energia.
Apesar do custo no mercado ainda ser elevado, um estudo realizado pelo Wood Mackenzie, cita que até 2040 a utilização dessa energia terá o custo reduzido até 64% do valor de mercado. Alguns países na Europa já utilizam dessa energia, como a Alemanha, por exemplo, dando um passo à frente no desenvolvimento econômico, do próprio país.
O hidrogênio sendo um elemento abundante no meio ambiente é uma fonte renovável, o que não acontece com os combustíveis fósseis, sendo uma fonte que está se esgotando uma vez que o consumo é maior que a produção.
Já existem países que lideram a utilização desse recurso, de acordo com a reportagem da BBC, a Austrália está em primeiro lugar na produção de combustíveis limpos, propondo 5 (cinco) megaprojetos, a previsão é que pelo menos um deles seja entregue até 2027-28.
Em segundo lugar está a Holanda, que prevê a construção de pelo menos 10 GW de eletrolisadores, a proposta seria usar esse recurso para abastecer as indústrias da Holanda e Alemanha.
O Brasil tem reservas abundantes para realizar a produção de energia verde, e os primeiros foram dados no Ceará, em que foi lançado HUB de hidrogênio verde , na intenção de atrair novos investidores e desenvolver tecnologias mais rentáveis. A previsão de acordo com o Diálogo Chino é que em 15 a 20 anos o Nordeste pode ter um papel importante no mercado internacional na produção dessa fonte de energia.
As previsões econômicas para o setor são positivas, e sendo assim, com a diminuição dos valores, será muito mais viável a utilização como combustíveis, passando a ser utilizado não só por grandes indústrias no mundo, mas também para pequenas empresas como fonte de energia e assim atingindo a sociedade como um todo.
Nas condições atuais, o Hidrogênio é a vertente que dará uma passo em direção ao reequilíbrio climático sendo produzido de energias renováveis.
Fique por dentro das novidades do mercado de energia solar e acesse nossa Newsletter agora!