Optar por um sistema de geração de energia limpa, como a energia solar, já é uma tendência nos dias de hoje. Essa decisão vai muito além da consciência ambiental, pois esta escolha pode gerar muita economia, principalmente com os gastos com a conta de energia.
Se você já pensou em ter na sua residência ou empresa um sistema de energia solar, mas nunca soube por onde começar, listamos 6 perguntas que devem ser feitas antes da contratação para a empresa de instalação de painéis fotovoltaicos.
1 – A empresa já fez quantas instalações de painéis fotovoltaicos?
É sempre importante saber sobre a experiência dos profissionais que se pretende contratar. Empresas com um histórico maior de serviços, geralmente, são mais reconhecidas no mercado e têm mais oportunidades de acesso a novas tecnologias, além, claro, da menor chance de se cometer erros significantes durante a instalação do sistema.
Se quiser se sentir mais seguro, você pode aproveitar este momento para solicitar uma visita em algum local que a empresa já fez a instalação e pedir alguma referência sobre os serviços.
2 – A empresa realiza simulação de quanto será economizado de energia?
Para que você tenha certeza de que está tomando a decisão correta, é importante levantar todos os dados e valores e ver quanto realmente irá economizar.
Fazer uma simulação de quanto será economizado não é uma tarefa fácil, por isso as empresas que fazem essa simulação possuem um diferencial em relação às outras.
3 – A empresa faz um projeto antes da instalação?
O projeto é uma etapa fundamental antes de começar qualquer instalação. É na fase de projeto que se faz todo o levantamento necessário da construção e prevê todos os gastos, evitando atrasos e gastos adicionais com retrabalhos e mau aproveitamento de materiais.
Portanto, é extremamente necessário que a empresa contratada desenvolva um projeto antes de executar a obra.
4 – A empresa faz o registro do projeto na concessionária?
Após a realização do projeto e da instalação, é necessário fazer o registro da conexão junto à concessionária para, só então, realizar a ativação do sistema.
Tal registro é composto por várias etapas (solicitações, apresentações de documentos, vistorias), portanto, é muito importante que a empresa contratada seja responsável não só pelo registro, como também por realizar possíveis adequações das instalações, caso solicitado pela concessionária.
5 – A empresa fornece algum software de monitoramento?
Monitorar o sistema instalado é tão importante quanto fazer sua ativação. É nesse momento em que se analisa se seu sistema está funcionando bem, se está atendendo às expectativas.
Para isso, algumas empresas fornecem também um software de monitoramento, para ser acessado pelo computador ou por smartphone, dando a possibilidade de monitorar as medições da geração e gerar históricos periódicos dos dados coletados.
6 – A empresa fornece garantia?
Pode parecer algo trivial, mas existem empresas que não fornecem garantias. São empresas que utilizam equipamentos de baixa qualidade, que não têm mão de mão de obra qualificada para executar o serviço. Além da garantia dos equipamentos, a empresa também deve fornecer garantia do serviço realizado.
Quando a empresa fornece a garantia, ela assume a responsabilidade que o sistema tem de funcionar corretamente e, para tal, escolhe fabricantes confiáveis, que tenham bons equipamentos e bom suporte técnico.
Gostou das dicas para ajudar na hora de contratar uma empresa para instalação de painéis fotovoltaicos? Acompanhe todas as novidades do setor e assine nossa newsletter agora mesmo.