Definitivamente, 2015 foi um ano e tanto para energias limpas em todo o mundo, culminando, inclusive, em avanços durante a COP 21. Dessa vez, quem jogou ainda mais luz no assunto foi um relatório recém-lançado pela Bloomberg, que concluiu que os investimentos em energias renováveis bateram novos recordes no último ano: 329 bilhões de dólares.
Fonte: Bloomberg New Energy Finance
Na linha de frente desses números estão China, África do Sul, América Latina, Índia e Estados Unidos, enquanto os investimentos na Europa em energias renováveis demonstraram queda. A notícia surpreendeu, visto que nos últimos meses, combustíveis fósseis apresentavam valores mais baratos de compra. No entanto, com montantes impressionantes principalmente da China, que colocou 111 bilhões de dólares no segmento, os números finais de 2015 apresentaram crescimento seis vezes maior que 2004, quando a pesquisa começou a compilar dados.
Michael Liebreich, membro do conselho da Bloomberg New Energy Finance, comenta:
Energia solar e eólica estão sendo adotadas em muitos países em desenvolvimento: a produção é mais barata, reduzem a dependência do país em relação aos preços futuros dos combustíveis fósseis e, acima de tudo, podem ser produzidas rapidamente para compensar demandas incompletas de eletricidade. E é muito difícil ver essas tendências desaparecerem, ainda mais após os acordo no encontro de Paris, em dezembro.
Alguns dos pontos que fizeram a diferença para que as energias renováveis chegassem a esses resultados são:
- Novos mercados: grandes investimentos de países como México, Marrocos e Chile
- Queda dos custos: hoje, projetos com mais megawatts podem ser instalados pelo mesmo preço
- Aumento nas capacidades: em 2015, 122 gigawatts de capacidade para energias solar e eólica foram instalados
Todos esses indicadores apontam para um 2016 ainda mais brilhante para as fontes de energia renováveis. Vale ficar de olho nas novidades e nos inúmeros benefícios de usar geração distribuída com sistemas fotovoltaicos.
Quer saber mais? Fazemos orçamento gratuito e detalhado pra você, com base no seu consumo e com informações e cálculos sobre investimento, retorno, opções de financiamento e as inúmeras vantagens que fazem da energia solar a maior fonte de energia em 10 anos.