Usinas Solares: Conheça as 9 Maiores do Mundo

Usinas Solares: Conheça as 9 Maiores do Mundo

Com uma configuração simples, baixos custos de manutenção, apelo sustentável e com uma fonte inesgotável de energia, as usinas solares têm se transformado, acima de tudo, em polos de investimento no setor de energia.

As primeiras plantas solares comerciais foram desenvolvidas na década de 80 e hoje, por consequência do aprimoramento tecnológico, espera-se que a energia solar seja a maior fonte de produção de eletricidade até 2050.

O funcionamento mais comum para as plantas solares é, em suma, de um conjunto de espelhos móveis que, dispostos em um terreno plano em regiões ensolaradas e de pouca nebulosidade, apontam para um mesmo ponto — onde a luz refletida aquece água canalizada, produzindo, em seguida, vapor responsável por movimentar uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica. Como resultado, a eletricidade produzida é transmitida por distribuidoras de energia, até que, por fim, chegue às nossas casas.

Assim sendo, que tal conhecermos as nove maiores usinas solares do mundo?


Tengger Desert Solar Park

Em primeiro lugar, está o parque solar Tengger, localizado em Zhongwei, na China, que é, atualmente, a maior usina fotovoltaica do mundo em termos de tamanho e produção. Apelidada de “Grande Muralha Solar” (tradução livre), por analogia à Grande Muralha da China, a usina abrange 1.200km dos 36.700km do deserto de Tengger, ocupando, por consequência, 3,2% da região, o que equivale a uma área 200 vezes maior que o Estádio do Maracanã, por exemplo.

Potência: 1.547 megawatts

🌎 Localização: China

📅 Ano de conclusão: 2017

Fonte: Power Technology


Bhadla Solar Park

A princípio, o que se sabe sobre o parque solar Bhadla é que é um complexo solar de 2,25 GW, que está sendo desenvolvido na vila de Bhadla, na Índia. O projeto, iniciado em 2015, está sendo feito em quatro fases, além disso, mais de um milhão de painéis solares já foram instalados, apesar de apenas 15% do parque estar atualmente em operação.

Uma vez que atingir a capacidade total, a Bhadla assumirá o título de maior instalação de energia solar do mundo e ajudará a Índia a se aproximar do seu propósito de obter 17% de sua energia a partir da fonte solar.

Potência: 1.515 megawatts – Atual (07/2019)

🌎 Localização: Índia

📅 Ano de conclusão: Em construção

Fonte: PV Magazine


Pavagada Solar Park

O parque solar Pavagada é um complexo de 2GW que está sendo construído no distrito de Tumkur, na Índia, com a finalidade de cobrir uma área de 12 mil acres (48km²). O projeto teve início em 2017, com um investimento de, aproximadamente, U$ 2,2 bilhões.

Como resultado, espera-se que o projeto substitua 578.631 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

Potência: 1.400 megawatts

🌎 Localização: Índia

📅 Ano de conclusão: Em construção

Fonte: Power Technology


Sweihan Photovoltaica Independent Power Project

Este projeto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ainda está em construção, mas, com 1.177 MW de capacidade, já é provável que se torne uma das maiores usinas solares do mundo, logo que inaugurada ainda este ano.

A usina de Sweihan foi anteriormente projetada para uma potência de 350MW, entretanto, a capacidade foi aumentada, conforme disponibilidade de terra adicional. Desse modo, está sendo construída em um local de 780 hectares.

Potência: 1.177 megawatts

🌎 Localização: Emirados Árabes Unidos

📅 Ano de conclusão: 2017

Fonte: Power Technology


Kurnool Ultra Mega Solar Park

O Kurnool Ultra Mega Solar Park é um parque solar distribuído em uma área total de 24.0072 km², com capacidade de 1.000MW. Além disso, o parque utiliza mais de 4 milhões de painéis solares com capacidades de 315 e 320 watts, se tornando, por consequência, uma das maiores usinas solares do mundo.

Potência: 1.000 megawatts

🌎 Localização: Índia

📅 Ano de conclusão:

Fonte: Wikipedia.org


Longyangxia Dam Solar Park

O Parque Solar da Represa de Longyangxia foi, enfim, concluído em 2015 e está integrado à hidrelétrica de Longyangxia, a usina de 1.280 MW da China. Juntas, as duas fontes de energia se complementam, uma vez que a energia solar ajuda a poupar o uso de água pela barragem, enquanto a represa hidrelétrica equilibra a produção de energia variável das células solares.

Potência: 850 megawatts

🌎 Localização: China

📅 Ano de conclusão: 2015

Fonte: Wikipedia.org


Yanchi Solar Park

O parque solar Yanchi está localizado na China, gerando, aproximadamente, 820 MW. Em operação desde 2016, é, atualmente, uma dos maiores usinas solares da China, com 27km².

Curiosidade: a Usina é quase do mesmo tamanho de Macau, de forma que pode ser vista do espaço. Veja aqui as imagens divulgadas pela Nasa.

Potência: 820 megawatts

🌎 Localização: China

📅 Ano de conclusão: 2016

Fonte: Energyworld


Enel Villanueva PV Plant

O parque solar Enel Villanueva, localizado no município de Viesca, é caracterizado, principalmente, por ser o maior projeto solar da América do Norte e do Sul do México. Com investimento de aproximadamente 650 milhões de dólares, o parque compreende, a princípio, mais de 2,6 milhões de painéis solares em 2.400 hectares na região semiárida mexicana.

A usina segue adicionando capacidade pouco a pouco, com o propósito de atingir 1.700 GWh por ano, uma vez que a instalação esteja totalmente operacional.

Potência: 754 megawatts

🌎 Localização: México

📅 Ano de conclusão: 2018

Fonte: Enel Green Power


Kamuthi Solar Power Station

O parque solar Kamuthi, uma das maiores usinas solares de localização única do mundo, uma vez que compreende 2,5 milhões de módulos solares, com mais de 6 mil km de cabeamento. Só para ilustrar, essa área equivale a 950 campos de futebol de tamanho olímpico

Toda a sua instalação foi concluída, surpreendentemente, em um tempo recorde de oito meses, com a colaboração de quase 8.500 pessoas que trabalharam dia e noite. Sobretudo, é importante ressaltar que os 2,5 milhões de painéis solares da instalação produzem energia suficiente para 750 mil pessoas.

Um fato igualmente importante: a instalação é limpa diariamente por uma frota de robôs, que são carregados pelos próprios painéis solares que eles atendem.

Potência: 648 megawatts

🌎 Localização: Índia

📅 Ano de conclusão: 2017

Fonte: Adani | Renewables


Por fim, queremos saber: O que você achou das 9 maiores usinas solares do mundo? Conhece alguma outra que não esta na lista? Conte para gente nos comentários.

Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

2 Respostas a “Usinas Solares: Conheça as 9 Maiores do Mundo”

  1. Avatar Luciano disse:

    A maior é a Benban no Egito, 1,8 gwp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

huggy

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.