Micro inversor de energia: Um breve resumo

Micro inversor de energia: Um breve resumo

Em primeiro lugar, o que é um micro inversor de energia? Qual sua diferença em relação aos inversores solares tradicionais? Como funciona sua aplicação? É provavél que você esteja se fazendo alguma dessas perguntas, por isso preparamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse equipamento. Vamos lá?

Antes de mais nada, é preciso dizer que os micro inversores de energia têm um aplicação fantástica para sistemas fotovoltaicos de pequeno porte. Apesar das diferenças, o equipamento é robusto e eficiente. Por serem geralmente importados, os equipamentos do kit solar são sempre materiais de primeira linha, ou seja, produtos de qualidade.

Agora, entenda qual é a diferença do micro inversor em relação ao inversor tradicional.

Diferenças em relação ao inversor solar

Primeiramente, os inversores tradicionais, conhecidos como string, possuem conjuntos de painéis que são são ligados em série e paralelo, enquanto os micro inversores fotovoltaicos são fabricados para serem instalados em cada painel ou a cada dois painéis solares.

Ambos os tipos de inversores convertem, de maneira idêntica, a corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

inversor-tradicional

Inversor String ABB

microinversor-post

Microinversor NEP

Vantagens do micro inversor solar

  • É possível conectar à rede junto a painéis solares de marcas e modelos diferentes, uma vez que cada painel ou dupla de painéis funciona de forma independente;
  • É possível instalar os painéis em orientações e inclinações diferentes, com a finalidade de permitir uma otimização de aproveitamento da área de telhado;
  • Os painéis sofrerão menos influência de possíveis sombreamentos:
    • Com inversores string tradicionais, os painéis são ligados em série, ou seja, ainda que o sombreamento atinja apenas um dos painéis, afeta a produção de energia de todos outros. Entretanto, no sistema com micro inversor fotovoltaico, a sombra em um dos painéis afeta apenas aquele painel individualmente.

microinversor

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “Micro inversor de energia: Um breve resumo”

  1. robson disse:

    ATÉ QUANTOS KWP MÁXIMO
    POSSO INTALAR OS MICROINVERSORES?

    1. Ei Robson, pode instalar até quantos kWp forem necessários para atender a sua demanda.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.