Por se tratar de uma alternativa relativamente nova e que desperta cada dia mais interesse tanto nas residências quanto nos negócios, a energia fotovoltaica dá o que falar. Na busca pela diminuição dos gastos com o consumo de energia elétrica é natural que existam muitas informações espalhadas pela rede, algumas até incorretas. Ainda existem muitos mitos sobre energia solar.
Desvendando os mitos sobre energia solar
Neste artigo, vamos tentar combater esse desencontro de informações. Aqui você encontrará maior consistência nos conhecimentos sobre a produção de energia através do sol. Vamos desmistificar algumas falácias sobre energia solar!
“Não funciona em dias frios ou nublados”
Algumas pessoas dizem que energia solar não funciona em dias frios, nublados, com neblina ou durante o inverno. Um mito sobre energia solar que é muito comum. Muitos acreditam que para a captação fotovoltaica é necessário sol rachando o dia inteiro e se esquecem que países como a Alemanha (um país de clima predominantemente frio) é líder mundial no ranking de geração solar.
A verdade é que para os painéis fotovoltaicos o que conta é a luz do sol! O Brasil, inclusive, é um país tropical e possui uma grande exposição solar na maior parte de seu território durante todo o ano.
Em dias nublados a produção certamente será menor, mas sempre que há luz solar os painéis são alimentados, pois captam inclusive a luz difusa!
“O sistema exige muita manutenção”
Esse é um argumento fácil de se combater. Basta olhar para os painéis solares e reparar na simplicidade de sua estrutura: não existem partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam uma manutenção com regularidade. São placas resistentes e que ficam instaladas de forma estática.
Talvez o único problema seja a sujeira. Quanto à isso, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam fazer seu papel. De toda forma, a recomendação é que resíduos acumulados na superfície dos painéis solares sejam removidos com água, lavando os painéis ao menos uma vez por ano.
Basicamente é só! Trata-se de mais um exemplo dos mitos sobre energia solar.
Os detritos ocasionam uma diminuição na produção de energia, sim. Mas é algo muito pequeno em relação a longa vida útil dos painéis. Estima-se que essa deficiência na geração causada pela sujeira seja de apenas 0,5% ao ano.
Contudo, a tecnologia tem avançado, possibilitando a existência de sistemas de geração de energia solar cada vez mais potentes, que contam inclusive com monitoramento por software para detectar possíveis quedas na produção energética. Isso ajuda o proprietário a perceber se há necessidade de verificar os painéis ou não.
“É caro demais, não compensa o investimento”
Basta começar analisando o histórico sobre aumentos tarifários sob o consumo de energia elétrica em nosso país. Temos um cenário perverso onde as concessionárias de energia aumentam suas tarifas constantemente, entregando sempre o mesmo serviço de pouca qualidade.
Para além desse aspecto, a possibilidade de reduzir drasticamente o custo mensal com energia elétrica através do sistema de compensação é outro ponto que comprova o potencial lucrativo de se gerar a própria energia. Com o sistema fotovoltaico é possível reduzir a conta de luz em mais de 85%!
Ainda que o investimento pareça alto em um primeiro momento, a redução mensal na conta de energia possibilita um retorno desse valor em questão de poucos anos. Quanto maior for o histórico de consumo do cliente, mais rápido será o payback sobre o investimento em energia solar fotovoltaica!
Em casos onde o custo do investimento é um entrave, possibilidades de parcelamento e financiamento já são oferecidas tanto por bancos públicos quanto privados ou até mesmo pelas empresas do setor de energia solar.
Hoje é muito mais fácil negociar formas de pagamento.
“É preciso baterias para armazenar a energia gerada”
Nem sempre. Esse método de armazenamento (através de baterias) existe para suprir outras necessidades, sendo aplicável a situações diferenciadas.
Em boa parte dos estados brasileiros o consumidor que optar pela geração de energia solar irá participar do sistema de compensação energética (também conhecido como net metering).
Dessa forma, o sistema será interligado à rede elétrica convencional da concessionária e a energia gerada que não é consumida será injetada automaticamente na rede. Assim, o consumidor acumulará créditos em kWh (quilowatts-hora) que, posteriormente, poderão ser abatidos tanto na propriedade geradora quanto em outras instalações do mesmo consumidor.
“Não é uma fonte de energia limpa”
Essa talvez pareça um pouco absurda mas existem pessoas que realmente acreditam que a energia solar não é limpa.
A geração através de painéis fotovoltaicos não utiliza qualquer tipo de combustível fóssil ou emite qualquer espécie de gás poluente. Sendo assim, não há poluição ou danos causados ao meio-ambiente. Não há contribuição para o efeito estufa.
O impacto ambiental de um sistema solar talvez se dê pelo processo industrial da fabricação de seus componentes. Ainda assim, trata-se de um impacto muito menor que qualquer usina hidrelétrica, por exemplo, que ainda hoje é a principal fonte de produção energética do país.
“É melhor esperar que a tecnologia seja aprimorada”
Já dizia o velho ditado: “Quem chega primeiro, bebe água limpa.” A tecnologia já avançou bastante, esperar é apenas mais um dos mitos sobre energia solar.
Por que esperar se podemos economizar desde já? Quanto antes adotarmos ao sistema de geração mais cedo teremos o retorno do investimento e começaremos a lucrar com a economia gerada!
Sem falar que a popularização da tecnologia solar e sua utilização auxiliam a diminuir preços, facilitando o acesso e criando mais políticas de incentivo à produção.
Se considerarmos que os equipamentos do sistema solar possuem garantia de geração para mais de 20 anos, o custo-benefício só fica cada vez melhor!
Concluindo…
Pronto! Agora você está melhor informado e não será mais vítima dos maus entendidos de senso comum. Chega de mitos sobre energia solar! Essas são as verdades que você precisa saber:
- Funciona mesmo em dias frios e nublados;
- Não demanda manutenção frequente;
- Além de ser mais rentável que outros investimentos com renda fixa, o retorno financeiro da energia solar pode se dar em poucos anos;
- Nem sempre será necessário usar baterias ou se preocupar com armazenamento;
- Energia solar é uma fonte limpa e renovável;
- Esperar é perder dinheiro! Vale a pena investir logo e começar a economizar desde já.
Se você gostou do nosso artigo, acompanhe nossas postagens. Para assinar nossa newsletter, insira seu e-mail no campo abaixo!
Já instalei sistema fotovoltaico na minha residência e estou na conta de energia
Show de bola Gabriel!!!…
Ótima matéria!!!…