O que são usinas solares?

O que são usinas solares?

As usinas solares são um dos principais meios de produção de energia alternativa. Têm ganhado espaço no Brasil, gerando energia para diversas residências e empresas. Saiba qual seu conceito, as diferenças entre geração centralizada e distribuída e como está seu desenvolvimento no país.

Usinas Solares

Energia solar é a energia produzida ou radiada pelo sol. Esta energia derivada da radiação solar pode ser utilizada de diversas maneiras. Um dos exemplos é a utilização como uma fonte alternativa de energia, através da conversão da luz solar em energia elétrica através de células solares.

O que são usinas solares?

Usinas solares são sistemas fotovoltaicos de grande porte que são projetados para a produção e comercialização de energia elétrica.Sendo que toda a produção de energia se dá através de painéis fotovoltaicos, convertendo a energia do sol em energia elétrica.

Em sua maioria, as usinas são construídas em locais planos. As placas podem ser fixas ou podem ter um sistema de acompanhamento do movimento do sol, chamado de tracker, garantindo o maior aproveitamento da energia solar durante o dia.

Como funcionam?

Sendo uma das maiores fontes de energia limpa, por utilizar a radiação liberada pelo sol para produzir energia, as usinas solares funcionam como um excelente tipo de fonte alternativa de energia. Mas você já parou para pensar como ela funciona?

As usinas solares fazem uso de placas chamadas fotovoltaicas. Essas placas são compostas por células fotovoltaicas, que através da exposição à luz solar, criam um diferencial de potencial elétrico gerando energia. Ou seja, as células absorvem energia do sol, permitindo que flua uma corrente elétrica entre suas camadas.

E as usinas solares utilizam milhares ou mesmo centenas de milhares de placas fotovoltaicas para gerar energia. Isso porque, por se trabalhar em alta tensão são necessários equipamentos que moldem a energia às regras de distribuição.

Um adicional interessante que pode ser aplicado às usinas são os trackers, que direcionam a placa de acordo com a posição do sol. Deixando-o sempre no melhor ângulo de captação de luz.

Diferenças das usinas solares para a geração centralizada

A geração centralizada de energia através de usinas solares possuem três finalidades principais:

    • Geração de energia para o mercado livre
    • Geração de energia para o mercado cativo, pela participação em Leilões de Energia
  • Autogeração de energia, para grandes consumidores.

A geração centralizada tem sua produção do sistema energético aplicado em um ambiente particular, sem terceiros ou intermediários permitindo serem empregadas como for desejado.

Sendo uma das finalidades da geração centralizada o leilão da energia produzida, é necessária a execução do processo para a realização dos leilões. Que vão desde a inscrição e habilitação até a finalização do acordo. As usinas solares diferente da geração centralizada não demanda a execução de leilão para sua distribuição.

Diferenças das usinas solares para a geração distribuída

Os sistemas de geração fotovoltaicas conectados à rede de distribuição de energia elétrica são denominados geração distribuída. Ou seja, a planta de geração solar, é ligada à rede da concessionária de energia, e toda a energia gerada “entregue” à rede.

Desta forma, os usuários da planta de produção de energia solar, utilizam da energia produzida, e são recompensados com descontos na conta de energia da concessionária.

De maneira diferente, as usinas solares serão a principal distribuidora de energia, não necessitando de uma concessionária intermediária para sua utilização.

Por que usinas solares?

Benefícios das usinas solares

É inegável que atualmente as fontes alternativas (e renováveis) de energia estão sendo demandas cada vez mais, as usinas solares correspondem uma de suas principais fontes.

Já que, diferente da energia eólica, há fonte energética estará sempre disponível.

Outro grande benefício, é que usinas solares conseguem atender a demanda energética de cidades, por exemplo. Tudo isso com um baixo rastro de carbono, menor degradação ambiental, e alto potencial energético.

Usinas solares no Brasil

Talvez você desconheça, mas o Brasil já tem diversos parques nos quais estão instalados usinas solares. Desde o início de 2017 diversas empresas iniciaram projetos de geração de energia solar no país.

Parque Solar Nova Olinda (PI)

Localizada em Ribeira do Piauí é o maior parque solar do Brasil, com a capacidade de geração de 292 MW de energia.

Parque Solar Ituverava (BA)

O segundo maior parque do Brasil, localizado em Tabocas do Brejo Velho, tem a capacidade de produzir 254 MW de energia.

Parque Solar de Bom Jesus da Lapa (BA)

Na cidade de Bom Jesus da Lapa, o parque solar tem a capacidade de produzir 158 MW, alimentando o consumo de 166 mil residências.

Parque Solar Horizonte (BA)

Também no município de Tabocas do Brejo velho, o parque solar Horizonte tem a capacidade de produzir 103 MW, abastecendo um total de 108 mil residências.

Parque Solar de Pirapora (MG)

Localizado em Belo Horizonte, este projeto, ao ser finalizado, será capaz de produzir 400 MW de energia. Abastecendo 420 mil casas durante o ano.

Gostou? Deixe seu comentário para sabermos sua opinião sobre a implantação de usinas solares!

Natália Müller
Natália Müller

Analista de Marketing

Uma Resposta a “O que são usinas solares?”

  1. Avatar João Mendes Machado disse:

    Excelente artigo. O Brasil deveria investir de forma mais expressiva em energia solar, incentivando principalmente a implantação de geração distribuída, como são realizados em outros países. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.