Orientação e inclinação de painéis solares fotovoltaicos

Orientação e Inclinação dos Painéis Solares Fotovoltaicos no Brasil: Como Definir?

Orientação e Inclinação dos Painéis Solares Fotovoltaicos no Brasil: Como Definir?

A instalação de painéis solares no telhado de prédios residenciais ou comerciais é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço. Embora a instalação de um sistema fotovoltaico seja simples, acertar a orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil vai assegurar a eficiência do seu sistema de energia solar. 

No Brasil, a grande incidência solar já ajuda muito.Como a geração de energia elétrica fotovoltaica depende da intensidade da radiação solar captada pelas placas, é evidente que seu posicionamento influencia a eficiência do sistema.

Neste artigo, vamos falar sobre a melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil, para que seu empreendimento obtenha todas as vantagens que um sistema fotovoltaico pode oferecer.

Além disso, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é energia fotovoltaica?
  • Como funciona um painel solar fotovoltaico?
  • Como é a instalação de uma placa solar?
  • Qual a melhor inclinação para o painel solar?
  • A orientação para o norte solar 
  • Melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil

Siga conosco e descubra como garantir o melhor desempenho do seu sistema solar fotovoltaico. Boa leitura!

O que é energia fotovoltaica?

Antes de mais nada, é importante entender o que é a energia solar fotovoltaica e como ela funciona. A energia fotovoltaica, como o próprio nome indica, é a energia elétrica gerada a partir da captação da radiação do sol.

Embora seja muitas vezes tida como sinônimo de energia solar, a energia fotovoltaica é apenas um dos tipos de energia gerada a partir dessa fonte. Há ainda outras duas formas: a energia heliotérmica e a fototérmica ou de aquecimento solar

A energia fotovoltaica, no entanto, é a que mais tem crescido no mercado, por possibilitar a conversão direta da radiação solar em energia elétrica.

A substituição de outras fontes de geração de energia elétrica pela energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial por uma série de motivos. Destacaremos alguns deles a seguir.

Preservação ambiental 

A energia solar é renovável e limpa, contribuindo para a descarbonização do ar e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além de ajudar a preservar o planeta, investir em fontes de energia sustentáveis também contribui para a valorização do seu empreendimento.

Potencial brasileiro

Por estar localizado próximo à Linha do Equador, o Brasil recebe grandes quantidades de radiação solar durante o ano inteiro. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o país recebe, diariamente, entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² de radiação solar.

Um levantamento da Associação Brasileira de Energia  Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) aponta que, em 2021, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. 

Desde 2012, a energia solar já foi responsável por mais de R$40 bilhões em investimentos no país e pela geração de mais de 240 mil empregos.

Está cada vez mais barata

Dados da Agência de Administração de Energia dos EUA apontam que os custos médios de placas solares caíram drasticamente nos últimos 15 anos e, pela primeira vez, a energia solar é considerada a mais barata do mundo.

Como funciona um painel solar fotovoltaico?

A energia solar fotovoltaica é produzida a partir do chamado efeito fotovoltaico. Para que ele aconteça, as células fotovoltaicas são peças-chave. Mas, afinal, como funciona a geração de energia a partir da utilização de um painel solar fotovoltaico?

O fenômeno fotovoltaico ocorre quando as partículas emitidas pelo sol — fótons — colidem com os átomos presentes nas placas solares, comumente feitas de silício ou cádmio. Esse choque provoca um deslocamento de elétrons que resulta na geração de eletricidade.

Essa energia é produzida em corrente contínua (CC) e, para ser usada em residências, empresas e outros empreendimentos, ela precisa ser convertida em corrente alternada (CA), que é a utilizada pelos sistemas de distribuição de eletricidade. 

É por isso que, além dos módulos fotovoltaicos, um kit de energia solar também conta com outros componentes:

  • Inversor solar e controladores de carga;
  • Medidor bidirecional;
  • Estrutura de fixação;
  • Cabeamento e conectores;
  • Baterias, no caso de sistemas off-grid.

Como é a instalação de uma placa solar?

A instalação de uma placa solar é simples, mas não é recomendado que você tente fazê-la sozinho. Além dos riscos de acidentes, como quedas do telhado ou eletrocução, há grandes chances de dimensionamento inadequado da demanda e erros na instalação do kit solar. Por isso, contrate sempre um profissional especializado.

O técnico fará um desenho do sistema fotovoltaico adequado para o seu empreendimento e, com ele em mãos, a equipe que instalará os painéis sobe no telhado e demarca a localização de cada placa.

Em seguida, são instalados os suportes que darão a base para fixação do sistema. Essa instalação varia entre telhados de barro, nos quais é necessária a remoção de algumas telhas; e nos telhados de metal, em que o suporte é parafusado na própria telha metálica.

Depois, são instalados os trilhos de fixação dos painéis e, por fim, é feita a instalação dos painéis solares e a conexão deles no inversor. O inversor, por sua vez, é conectado na rede elétrica e voilá: seu sistema fotovoltaico já pode começar a funcionar.

Mas, antes da instalação, é imprescindível definir a melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos para que seu sistema seja o mais eficiente possível. Siga conosco para entender como descobrir a melhor forma de posicionar suas placas solares.

Qual a melhor inclinação para o painel solar?

Escolher a melhor inclinação para o painel solar é uma das decisões mais importantes na hora de fazer o layout do seu sistema fotovoltaico. Isso porque quanto mais radiação solar os módulos receberem, maior a eficiência na produção de energia.

A inclinação das células fotovoltaicas, portanto, é fundamental para o bom funcionamento do sistema. Surge, então, a dúvida: como determinar a melhor inclinação de painel solar? Isso depende de vários fatores:

  • Estações do ano;
  • Horas de luz durante o dia;
  • Latitude;
  • Hemisfério;
  • Sombreamento.

Durante as diferentes estações do ano, temos diferentes quantidade de horas de radiação solar incidindo sobre a Terra durante um dia. Além disso, é preciso levar em consideração a latitude do local em que o painel fotovoltaico será instalado, uma vez que a posição do sol em relação ao horizonte varia em cada hemisfério.

Outra característica a ser levada em consideração é a presença de sombras. Em alguns locais, sombras de prédios ou árvores, por exemplo, podem aparecer em determinado ponto do dia, prejudicando a incidência de radiação solar nos seus painéis. Fique atento.

Existe uma fórmula para calcular a inclinação ideal das placas solares, levando em conta a latitude do local de instalação:

inclinação = latitude + (latitude / 3)

O resultado é apenas aproximado, mas, em geral, a inclinação vai variar entre 25º e 30º. Não é aconselhado, porém, uma inclinação menor que 15º, pois pode haver acúmulo de sujeira na superfície dos painéis.

Quanto mais detalhada for a avaliação da localidade de instalação, maiores são as chances de seu sistema ser o mais eficiente possível.   

Foto: Freepik

A orientação para o Norte solar 

Como mencionamos anteriormente, o hemisfério é um fator importante na decisão da orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos. No Brasil, estamos na abaixo da Linha do Equador, e esse elemento determina se a placa fotovoltaica deve estar virada para o Norte solar ou Sul solar.

Com o movimento de rotação da Terra, nós percebemos o sol percorrendo um caminho de Leste a Oeste todos os dias, sofrendo uma ligeira inclinação para o Norte, no caso do Hemisfério Sul; ou para o Sul, no caso do Hemisfério Norte.

Isso não quer dizer que, estando no Hemisfério Sul, um telhado que não esteja voltado para o Norte solar não tenha nenhuma chance de instalar um sistema fotovoltaico eficiente. Os telhados voltados para o Noroeste ou Nordeste podem ter perdas de apenas 3% a 8%. E aqueles com as faces apontadas para Leste ou Oeste, de 12% a 20%.

A solução, nesses casos, é simples: basta instalar algumas placas a mais, para suprir a perda de eficiência causada pela orientação. Dessa forma, você continua aproveitando a energia solar e pode suprir toda a sua necessidade de eletricidade. 

Melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil

 Agora que você já entendeu os aspectos gerais, podemos nos aprofundar. Qual a melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil?

Como estamos localizados no Hemisfério Sul, a melhor orientação e inclinação para painéis solares no Brasil é voltada para o Norte. Como no nosso hemisfério o sol nasce no Leste e sobe com inclinação ao Norte, se pondo no Oeste, posicionar nossos módulos fotovoltaicos na direção Norte garante maior recebimento de radiação solar durante todo o dia.

De forma geral, com a orientação para o norte solar e a inclinação no ângulo da latitude do local de instalação, seu sistema estará no melhor posicionamento possível. No entanto, não deixe de estar atento às peculiaridades do clima e do relevo local, que podem ter impacto no alongamento ideal.

A orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos no Brasil ainda possui uma outra particularidade que deve ser levada em conta. Como o nosso país possui uma posição privilegiada em relação ao sol, se você tiver que escolher entre dois telhados em uma mesma latitude, mas com inclinações diferentes, o ideal é escolher um grau de inclinação menor que a latitude.

No entanto, apenas uma equipe especializada na instalação de sistemas fotovoltaicos poderá determinar com precisão o melhor local para instalação no seu empreendimento. A SolarVolt está presente no mercado de energia solar há quase 10 anos e já foi responsável pela instalação e homologação de mais de 1500 projetos em todo Brasil.

Nossa equipe qualificada saberá determinar não só a melhor orientação e inclinação dos painéis solares fotovoltaicos, como escolherá os melhores equipamentos para implementação do seu sistema. Além disso, contamos com assessoria financeira para analisar a viabilidade do seu projeto e determinar as melhores linhas de financiamento para tirar seu empreendimento do papel. Acesse o nosso site hoje mesmo e solicite um orçamento!

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.