Painéis ou telhas solares: qual a melhor opção para minha casa?

Painéis ou telhas solares: qual a melhor opção para minha casa?

A tendência de hoje em dia é buscar métodos que sejam amigáveis ao meio ambiente, como aqueles que não emitem gás carbônico e que reduzem o uso dos recursos naturais.

Assim, que tal aproveitar os raios do sol e produzir fonte de energia renovável, limpa e que pode ser convertida em eletricidade por meio de painéis solares ou telhas solares?

Para ajudá-los com isso, no post de hoje mostraremos uma ficha sobre esses dois métodos, dando maior poder de escolha para vocês. Acompanhe!

Por que escolher os painéis solares?

  1. Os painéis solares são a opção mais antiga entre os dois, desenvolvido pela primeira vez na década de 1950. Com uma durabilidade em cerca de 40 anos, existem painéis que ainda hoje estão trabalhando em impressionantes 80% de sua capacidade original.
  2. Os painéis solares mais comuns medem cerca de 1,6m² e produzem de 240 a 275 watts.
  3. Você pode facilmente mudar posição e o ângulo dos painéis solares para captar melhor a luz do sol, não importando em qual direção o seu telhado está.
  4. Sua instalação é muito prática e versátil, podendo ser feita em diferentes tipos de telhados, ou mesmo no alto de um poste, em seu jardim ou quintal.
  5. Os painéis solares são mais adequados para a adaptação em telhados já existentes se eles se adequarem à durabilidade dos próprios painéis, que são normalmente garantidos por 25 a 30 anos, com mínima – ou nenhuma – mudança estrutural.

Por que escolher as telhas solares?

  1. As telhas solares são um tipo de tecnologia mais moderna, começando a ser comercializadas em 2005. Porém, por elas serem tão novas, ainda não há quaisquer dados reais sobre quanto tempo elas possam durar.
  2. Semelhante em tamanho e forma a uma telha de cerâmica, é facilmente adaptável à quase todo tipo de telhado e uma única telha solar produz de 13 a 63 watts. Este tipo de dispositivo solar, originalmente tinha eficiência de conversão baixa, cerca de metade da taxa de painéis solares. No entanto, com os avanços tecnológicos ao longo dos últimos anos, melhorou muito essa taxa.
  3. As telhas solares tomam o lugar de suas contrapartes convencionais com o próprio material de cobertura; portanto, o momento ideal para instalá-las é quando você está construindo uma casa nova ou quando for substituir o seu telhado atual.
  4. Leve e atraente, com uma cor azul escura, telhas solares têm resistência às intempéries, além da flexibilidade e encaixes iguais às telhas de cerâmica.
  5. Um telhado de telha solar é relativamente rápido de instalar; sendo que seu tempo reduziu em cerca de 60% na última década para cerca de 10 horas. No entanto, uma perícia técnica ainda é necessária. Tal como acontece com painéis solares, um telhado de telha solar, deve estar em conformidade com os códigos de construção geral, assim, recomenda-se contratar um profissional qualificado com experiência neste tipo de serviço.

Seja qual modelo for escolhido, ambos, painéis solares ou telhas solares, devem resultar em economias substanciais na conta de energia elétrica, especialmente durante períodos ensolarados.

Assim, não precisa ter medo de errar, pois qualquer opção será um ótimo investimento para sua casa, suas contas e para o meio ambiente.

Esperamos que tenham gostado do nosso post de hoje e que essas informações possam ajuda-los a melhorar a percepção e tomada de decisão no momento a compra.

Se ficou alguma dúvida ou se tiver mais pontos para destacar sobre esses dois itens, deixe um comentário e participe!

Foto: Tetiana_Tychynska – Freepik.com

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


5 Respostas a “Painéis ou telhas solares: qual a melhor opção para minha casa?”

  1. Arq. Anailime Sansaloni disse:

    Preciso refazer todo o telhado de uma casa de campo. São 4 águas com mais ou menos 12m X 12m e varanda de todos os 4 lados com 3m de largura. Gostaria de saber a possibilidade de fazer com telhas solares e custo benefício. Temos uma grande vantagem, muito sol, pois situa na região do rio Araguaia em Goiás.Clima de verão os 12 meses do ano.

    1. Márcia Lima disse:

      Boa tarde, tudo bem?
      Agradecemos seu contato. Para que possamos entender melhor seu projeto e oferecer-lhe a melhor solução, peço que entre em contato com um de nossos consultores pelo número (31) 4042-3055.

  2. Deraldo disse:

    Bom dia ,

    o meu telhado é de amianto, qual a proporção de peso deste em relação ao telhado com telhas solares. Poderia substituir parcialmente as telhas de amianto por telhas solares em razão da minha necessidade ou teria que fazer todo o telhado.

    Deraldo

    1. Neto Rodrigues disse:

      Deraldo, tudo bem? Trabalho com a SolarVolt e agradecemos seu comentário.

      O peso das telhas depende do fabricante. Quanto à substituição, a quantidade de telhas será de acordo com a proporção do seu consumo. O ideal é fazer uma pesquisa de mercado e comparar as duas opções: telha X painel.

      Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelo email [email protected]

      Abraços.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.