A bela Florianópolis dá mais um passo em direção a ideias inovadoras e benéficas para a população e, principalmente, para o meio ambiente. Com informações do site Outra Cidade, a notícia da vez conta que o Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial da capital de Santa Catarina desenvolveu “um ponto de ônibus que gera energia solar para carregar os celulares dos usuários do espaço público enquanto eles esperam a hora de embarcar e também armazena água da chuva para irrigar seu telhado verde.”
A estrutura foi planejada com base em experiências urbanas na Alemanha e em Nova York, cidade visitada pelos criadores do projeto – que contou com sua “estação piloto” começando as operações nesta terça, dia 8. O ponto conta com quatro nichos para carregar celulares, teto verde com irrigação automática e sistema de captação de água de chuva e placas fotovoltaicas gerando energia.
A autonomia do protótipo pode chegar a três dias, e a capacidade de armazenamento de água para irrigação é de 180 litros. Além de alimentar as cargas para os aparelhos, as placas do sistema também irão iluminar a estrutura, que também contará, é claro, com tela informativa sobre horários e linhas dos ônibus.
Ótima iniciativa! Que o ponto de ônibus sustentável não só traga excelentes resultados, como sirva de pontapé inicial para a mesma estrutura e ideia serem replicadas em mais cidades do Brasil e do mundo.