Preço da Energia Solar: entenda a real influência do dólar

Preço da Energia Solar: entenda a real influência do dólar

Ao optar por instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, uma das principais preocupações das pessoas é em relação ao custo do investimento. Afinal de contas, o dólar influencia no preço do sistema?

Se você está pensando em investir em um sistema fotovoltaico, leia o artigo para entender a real influência do dólar no preço da energia solar aqui no país.

Como o preço dos equipamentos de energia solar é estabelecido?

Há uma grande variedade de painéis solares e inversores oferecidos no mercado, em que o preço basicamente varia de acordo com a qualidade do material utilizado. Atualmente, os maiores e melhores fabricantes do mundo de energia solar produzem os seus equipamentos fora do Brasil. Existem já algumas unidades industriais que montam os painéis no Brasil mas as células fotovoltaicas, que fazem a conversão de energia solar para elétrica, ainda são produzidas fora do país, em sua maioria na China, e representam a maior parcela do custo de um painel.

E qual o impacto do dólar neste fator?

Nesse sentido, não é surpreendente constatar que as oscilações do dólar trazem algum impacto no valor final daqueles produtos dentro do mercado brasileiro. Basicamente existem dois momentos onde a moeda americana influencia o preço dos equipamentos:

1 – Ao comprar os equipamentos de um fornecedor internacional, o custo em reais (R$) é calculado com a cotação do dia do pagamento.

2 – No momento em que os equipamentos chegam para desembaraço na alfândega brasileira, os impostos são calculados baseado no valor em reais (R$) calculado pela cotação do dólar no dia.

Isso significa que o preço final de um sistema solar fotovoltaico no Brasil é diretamente influenciado pela variação do câmbio. O custo final é uma combinação entre dois câmbios em datas tipicamente diferentes.

O aumento na capacidade de produção

Apesar da queda do dólar de cerca de 24% no último ano, outro fator que contribuiu para a redução dos preços da energia solar foi a queda da cotação dos equipamentos no mercado internacional.

O tipo dominante de painel solar no mercado é o de silício. Esse tipo de painel existe a aproximadamente 54 anos mas desde então os ganhos de eficiência não avançaram em ritmo exponencial, diferente do mercado de informática onde vale a Lei de Moore. No entanto, a redução de preços foi exponencial nas últimas décadas e se acentuou nos últimos anos.

O maior interesse dos fabricantes

Com a alta procura por serviços de energia solar no Brasil, muitos fabricantes internacionais começaram a prestar atenção no mercado brasileiro. Assim, também já planejam investir em linhas de fabricação nacional e parcerias com as empresas locais. Essa atitude reforça também o abrandamento dos preços dos produtos no mercado.

A produção em escala

A produção em escala desses materiais, aliada à maior procura, faz com que seus preços caiam ainda mais, já que a produção aqui se procederá menos onerosa do que importar. Essa postura acaba se tornando vantajosa para os fabricantes localizados no país, que poderão ficar mais competitivos e oferecer, com o tempo, preços ainda melhores.

Vale a pena investir em um sistema fotovoltaico?

Com a flutuação nas cotações da moeda norte-americana, muitas pessoas ficam receosas em relação ao preço cobrado pelos itens e serviços de energia solar. Porém, é possível perceber que os valores daqueles elementos, no mercado brasileiro, estão bem equilibrados e se mostram bastante atraentes.

Não só pelos valores iniciais de investimento, mas também pela atenuação dos dispêndios que a pessoa pode ter, investir em um sistema fotovoltaico é extremamente vantajoso. E vale dizer que, ao comparar o preço desses serviços no Brasil e em outras nações, o país se evidencia como tendo um ótimo custo-benefício para a tecnologia.

Captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica vai diminuir consideravelmente o valor da sua conta de luz. Isso, por si só, já torna o capital investido um ótimo negócio. Em tempos de crise, economizar é bem conveniente, e a energia solar será uma grande aliada para o seu bolso.

Mesmo em momentos de dólar alto, aproveitar o crescimento desse setor no Brasil é uma ótima ideia. No final das contas, investir em energia solar se torna um negócio vantajoso.

E você? Já pensou em utilizar uma energia limpa e renovável? Como pretende fazer isso? Dê sua opinião nos comentários.

Se quiser saber mais, aproveite e peça um orçamento sem compromisso com a gente! Passamos pra você uma simulação gratuita do projeto solar fotovoltaico da sua casa ou empresa. Assim, você planeja com calma a instalação, vê quanto vai economizar por mês na conta de energia e o tempo de retorno sob o investimento. Basta preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato com você.

Gabriel Guimarães
Gabriel Guimarães

Diretor Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.