Realizado pelo terceiro ano consecutivo, a terceira edição do Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar já anunciou os vencedores deste ano. A votação foi iniciada em agosto e teve como objetivo estimular empresas, empresários e instituições a continuarem investindo no avanço do setor solar.
A premiação foi dividida em quatro categorias, as empresas participantes foram escolhidas através do comitê organizador e uma votação na internet. Através de um formulário online, a votação reuniu 5604 votos em dois meses, definindo as empresas ganhadoras de 2017.
Foram contempladas com o prêmio:
- Canadian Solar, na categoria de Melhor Fabricante de Módulos Fotovoltaicos;
- Sices Brasil recebeu o título de Melhor Provedor de Soluções/Distribuidor;
- FRONIUS foi consagrada a Melhor Fabricante de Inversores;
- E a SolarVolt, com 48% dos votos de sua categoria, foi eleita a melhor empresa EPC/Integrador de energia solar do Brasil!
O resultado completo e oficial do prêmio pode ser acessado no site: https://www.premiobrasilsolar.com.br/

Na foto, representantes das empresas vencedoras do Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar 2017 posam com seus troféus.
Sobre o Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar
O cenário de investimentos na área da geração distribuída e energia solar fotovoltaica tem crescido exponencialmente no Brasil dos últimos anos. Apesar das notícias sobre recessão em diversos setores da economia, o segmento FV/GD segue dando sinais de sua força, demonstrando que pode crescer ainda mais.
Vista por especialistas não apenas como uma necessidade, mas também como uma solução estratégica, a necessidade de ampliar e inserir o uso das fontes limpas e renováveis na matriz energética de nosso país merece destaque.
É por isso que o Grupo FRG Mídias & Eventos trabalha juntamente com o setor de energias renováveis, desenvolvendo e gerenciando importantes canais de comunicação ligadas ao setor, atuando fortemente na formação de opinião não apenas no Brasil mas também no exterior.
O Prêmio Inovação e Tecnologia Brasil Solar é uma forma de estimular todos os envolvidos da área de energia solar a continuarem pesquisando e investindo para que as energias limpas avancem cada vez mais.
Este ano, foram indicadas ao prêmio organizações que contribuíram diretamente para o crescimento do setor da energia solar no Brasil pelo seu destaque em projetos, comercialização de sistemas, incentivos ao setor, destaque na mídia, entre outros pontos que foram avaliados pelo comitê de organização.
A premiação das empresas acontecerá durante a segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), no dia 25 de outubro, às 19h na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em Fortaleza, no Ceará.
Sobre a categoria Melhor EPC/Integrador
Atualmente o modelo mais comum de instalações de sistemas fotovoltaicos no Brasil é o de Geração Distribuída. Neste modelo cada consumidor pode produzir sua própria energia através de fontes renováveis. Para isso basta instalar geradores em sua própria unidade consumidora.Toda a energia produzida pelo gerador particular será usada para abater o consumo de energia elétrica da sua unidade. Através do Sistema de Compensação de Energia, toda energia produzida que não for utilizada na unidade será injetada no sistema da distribuidora, retornando como crédito válido pelos próximos 60 meses, ou ainda para abater o consumo de outra unidade consumidora pertencente ao mesmo titular.
Como a explicação acima indica, apesar de gerar sua energia de forma independente o sistema ainda está conectado à rede elétrica da distribuidora, e em função disso está sujeito a uma série de requisitos. Após o dimensionamento e a instalação do projeto de energia solar, é preciso passar pelo processo de registro e conexão junto à concessionária de energia. O projeto além de obedecer às necessidades de energia do cliente mas precisa também respeitar algumas normas.
O que fazemos? Quais são as etapas do nosso trabalho como integrador?
- Solicitamos à concessionária de energia o parecer de acesso. Iremos providenciar todos os documentos para que o cliente apenas assine. Iremos apresentá-los juntamente com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto;
- Aguardamos a aprovação do Parecer de Acesso (que deverá ser enviado em até 30 dias após o pedido) e então seguimos para a próxima etapa;
- Instalamos e testamos todo o sistema micro ou minigerador de energia solar (painéis, inversores e demais equipamentos);
- Solicitamos a vistoria para aprovar o ponto de conexão. O prazo da concessionária é de até 30 dias após o pedido formal.
- Acompanhamos a vistoria.
- Acompanhamos também a emissão do Relatório de Vistoria que chega em até 15 dias após a vistoria. Caso solicitado no relatório, realizaremos possíveis adequações das instalações.
- Acompanhamos a aprovação do ponto de conexão e instalação do novo medidor pela concessionária no prazo de até 7 dias após receber o Relatório da Vistoria.
- Pronto! Sistema instalado, funcionando e autorizado para se conectar à rede.
Este é o trabalho de uma EPC/Integradora de Energia Solar Fotovoltaica.
Quem é cliente e parceiro da SolarVolt sabe como temos trabalhado firme e incansavelmente para ajudar a criar uma nova cultura. Uma cultura de sustentabilidade e expansão do uso de energia solar fotovoltaica no Brasil, pensando no futuro melhor para as próximas gerações e para o nosso planeta.
É exatamente por isso que nos sentimos honrados em ser reconhecidos como uma referência nesta categoria, em meio a um setor repleto de profissionais e empresas extremamente competentes.
Sobre a SolarVolt
Esse reconhecimento nos motiva a seguir focados em liderar a transformação do consumo de energia no país, em direção a um futuro onde a geração de energia será distribuída, limpa, renovável, acessível e proveniente do sol.
Essa é a nossa visão.
Agradecemos especialmente aos clientes, parceiros e fornecedores que acreditaram no nosso trabalho ao longo dos últimos 4 anos. Nós construímos isso juntos!
A SolarVolt Energia é especializada no desenvolvimento de soluções e projetos completos de micro e minigeração distribuída de Energia Solar Fotovoltaica. Estamos presentes em mais de 11 estados do país, sendo a empresa de MG com maior número de projetos homologados junto à CEMIG. Já instalamos aproximadamente 2.350MW distribuídos entre mais de 260 projetos.
Conheça o nosso trabalho, faça parte desta importante caminhada em direção a um futuro com energia limpa, renovável e barata proveniente do sol!