O estado do Mato Grosso está investindo na propagação de energia limpa e sustentável. Com isso, o governo estadual está efetivando iniciativas para estimular o setor industrial, assim como a população, a investirem em energia solar.
Desse modo, no dia 02 de agosto, foi lançado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), ENGIE e WEG, o Programa Indústria Solar MT. Ele é um dos pilares do projeto desenvolvido pelo Programa da Energia Sustentável da Indústria, também conhecido como PESI. Seu intuito é transformar a maneira de empreender, aderindo às tendências eco-friendly. Assim, o estado oferece soluções eficazes e de custo acessível para que indústrias comecem a implementar a energia solar em seus negócios.
Desenvolvimento da energia solar mato-grossense
Em detrimento das novas tecnologias e implementação de técnicas de energia limpa e sustentável, o estado do Mato Grosso está despontando neste segmento. Afinal, o estado está empregando projetos que viabilizam essa nova realidade para as indústrias. Uma maneira certeira para que grande parte dos setores de produção comecem a abrir seus horizontes e enxergar as fontes de energia renováveis, principalmente a energia solar, como o futuro da indústria.
“Nosso objetivo é aumentar a competitividade do setor na região, incentivando o industrial a atuar sobre uma das questões que mais afetam o setor no estado, já que temos um dos mais altos custos de energia do país”, diz o presidente do Sistema FIEMT, Jandir Milan.
Assim, o Programa Indústria Solar MT visa otimizar o consumo de energia nas indústrias, gerar energia sustentável a custos menores e linhas de crédito acessíveis, e ser um modelo de negociação autofinanciável. Isto é, ao implementar a energia solar em um negócio, ao longo de determinado tempo o investimento se “paga sozinho”. O intuito é que a mudança seja benéfica e não gere grande impacto financeiro na empresa.
Rodrigo Kimura, diretor de Operações da Engie Geração Solar Distribuída, diz que “o Programa Indústria Solar MT apresenta-se como alternativa bastante atrativa para as empresas mato-grossenses, pois oferece aos industriais a solução solar conjugada com um cardápio de opções de financiamento que viabilizem o negócio”.
Pilares do PESI para a energia sustentável no Estado
Conhecer os pilares das iniciativas é importante para que gestores de indústrias e governo consigam alinhar suas expectativas e adequar propostas para que essa implementação possa começar. Ademais, os pilares que embasam o projeto PESI são:
Programa Indústria Solar MT
O Programa Indústria Solar MT incentiva a utilização da energia solar em indústrias, sejam elas feitas por pessoa jurídica (PJ) ou pessoa física (PF). O programa aconteceu devido a parceria entre as empresas WEG, ENGIE, SENAI MT e SICREDI. Assim, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia, serão viáveis serviços de consultoria relacionados a:
- Visitas técnicas para autuar a possibilidade estrutural e elétrica de edificações de receber a energia solar. Ademais, todas passarão por um check list pré-determinado para dar suporte e fundamento a geração de propostas para as empresas e indústrias;
- Projetos exclusivos para a instalação da energia solar;
- Para promover maior qualidade, funcionalidade e segurança, haverá o acompanhamento das instalações desde seu início até start-up do sistema.
Geração de Energia com Biomassa
A Geração de Energia com Biomassa utiliza resíduos que a indústria produz para a geração de energia, por meio de um levantamento do potencial interno da empresa e das matérias-primas que esta dispõe.
A seguir, é realizado um pré-projeto e a análise de viabilidade técnica e econômica (EVTE), além da fiscalização e acompanhamento desde a fase inicial até start-up do sistema.

Eficiência Energética
A Eficiência Energética promove a realização de um diagnóstico para identificar oportunidades e propor uma melhor forma de se adquirir energia;
- Visitas técnicas para autuar a possibilidade estrutural e elétrica de edificações de receber a energia solar. Ademais, todas passarão por um check list pré-determinado para dar suporte e fundamento a geração de propostas para as empresas e indústrias;
- Desenvolvimento de planos que promovem a eficiência energética. O objetivo é incorporar tais planos a empresa. Eles são divididos em 2 etapas:
- Eficiência energética sem o adentro de investimentos;
- Eficiência energética com o adentro de investimentos
- Metrificação dos resultados.
Mobilidade Veicular Elétrica
O Mobilidade Veicular Elétrica divulga o potencial dos carros elétricos, tratando de benefícios ambientais, como a não emissão de ruídos ou gases poluentes. Este pilar também ressalta a segurança, confiabilidade, durabilidade e baixo custo de manutenção desse modelo de veículo, que, por sua vez, é 40% mais econômico do que outros carros convencionais.
Ademais, o Estado do Mato Grosso inaugurou, no dia 21 de maio de 2021, seu primeiro posto de recarga para veículos elétricos ou híbridos, também conhecido como eletroposto. Essa ação é fruto do trabalho da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) durante o IX Seminário de Energia.
Qualificação Profissional SENAI
A qualificação profissional prioriza a capacitação dos colaboradores para atender o mercado de energia limpa. São oferecidos seis cursos com o objetivo de desenvolver competências para guiar funcionários no ramo da energia solar. Os cursos são:
- Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações;
- Designer de sistemas para Micro Geração Fotovoltaica;
- Instalador de Sistemas para Micro Geração Fotovoltaica;
- Montador de Sistemas Fotovoltaica;
- Comissionamento de Instalação de Energia Fotovoltaica;
- Gestão da Energia.
Conclusão
A finalidade de todo o investimento que o estado do Mato Grosso está realizando é mostrar as possibilidades do uso do sol e da energia que provém do mesmo. Por isso, questões como valores acessíveis a implementação de uma nova fonte de energia e a sustentabilidade que ela traz para as indústrias e pessoas físicas são importantes de serem discutidas.
Afinal, o alto custo de energia afeta todos os setores, seja o empresarial, industrial ou o domiciliar. Assim, o programa disponibiliza sete modelos de equipamento para a produção de energia solar. Dentre eles, três são para o uso residencial e quatro para o industrial.
Por fim, o programa é uma ótima solução. Pois, além de oferecer aos interessados uma variedade de opções de financiamento, ajudará um setor inteiro de negócios e indústria, além de residências, a reduzir seus gastos.
Está planejando implementar a energia solar na sua empresa? Veja também tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.