Projetos de energia fotovoltaica: 4 exemplos que incentivam o Brasil

Projetos de energia fotovoltaica: 4 exemplos que incentivam o Brasil

Neste artigo vamos falar sobre 4 projetos de energia fotovoltaica que buscam trazer incentivo ao Brasil.

Sempre que uma nova tecnologia surge, é seguida por uma série de reações mais que naturais das pessoas, certo? Algumas agem com entusiasmo, aderindo logo à novidade, enquanto outras, com cautela, preferem aguardar que o tempo mostre se, de fato, aquela inovação veio para ficar ou se é um mero modismo passageiro.

Projetos de Energia Fotovoltaica

Ainda, há quem reaja com estranhamento ou até com temor. Pensando nisso, não é nada difícil imaginar como essas várias possibilidades de reações se apresentaram no final do século 19, quando a lâmpada incandescente começou a se popularizar pelo mundo afora. Com a energia fotovoltaica não teria como ser diferente.

Assim como qualquer outra novidade, a falta de familiaridade com essa alternativa de geração energética faz com que a tecnologia não seja assimilada imediatamente, demandando por isso a adoção de algumas iniciativas para quebrar a resistência das pessoas em relação ao que ainda não é plenamente conhecido, incentivando sua implementação. No Brasil, algumas dessas iniciativas vêm sendo adotadas com bastante sucesso, enquanto outras tantas são planejadas. Ficou curioso para conhecer algumas delas? Então confira:

Incentivos governamentais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vem adotando uma série de medidas que visam incentivar o uso da energia fotovoltaica no país. E essas iniciativas se tornam ainda mais necessárias agora, momento em que a capacidade de geração brasileira está afetada pela falta de chuvas.

A primeira dessas iniciativas consiste em permitir que microgeradores, tanto residenciais como empresariais, forneçam o excedente da energia que produzem para o sistema elétrico nacional, gerando crédito de energia no sistema quando há excesso de produção durante o dia. Dessa forma, o sistema funciona como uma usina geradora durante o dia, injetando tudo que produz na rede. A energia consumida é abatida pela produção e o excedente se converte em créditos para abater nas despesas futuras.

Incentivos fiscais, como a isenção de ICMS para a geração de energia solar — como já ocorre em Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e São Paulo —, e financiamentos especiais para quem deseja instalar uma microusina na própria casa ou empresa também estão sendo estudados para que, se tudo sair como o planejado, possam ser implementados em breve.

Iniciativa do Greenpeace

A organização ambientalista Greenpeace criou um crowdfunding — fundo coletivo para angariar recursos — para agilizar a instalação de painéis solares na Escola Estadual Professor Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, na capital São Paulo, e na Escola Municipal Professor Milton Magalhães Porto, em Uberlândia, Minas Gerais.

O objetivo é, claro, obter uma energia limpa e renovável, enquanto se promove uma boa economia na conta de luz das escolas. Com a implantação desse projeto, denominado Mais sol por um futuro melhor, mais de 1800 estudantes poderão ser beneficiados por apresentações artísticas, exibições de filmes e peças teatrais e até viagens, tudo financiado com o dinheiro economizado.

De acordo o próprio Greenpeace, se iniciativas semelhantes fossem adotadas em pelo menos metade das 150 mil escolas públicas de ensino básico existentes no Brasil, cerca de 1 milhão de MWh por ano seriam gerados, representando uma economia da ordem de 1 bilhão de reais. Isso sem contar a redução na emissão de milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera!

Projeto 50 telhados

Em Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, uma ação coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas (IDEAL) permitiu o lançamento do projeto 50 telhados. O objetivo é, em um ano, instalar 50 microusinas fotovoltaicas em pelo menos 20 cidades, se equiparando ao projeto alemão 1000 telhados, que impulsionou o desenvolvimento da energia fotovoltaica naquele país.

Financiamentos pelo Fundo solar

Por meio de uma iniciativa que une o IDEAL e o Selo de Eletricidade Verde da Alemanha, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, o Fundo solar financiou projetos de energia fotovoltaica no Brasil inteiro, com cotas de até 5 mil reais por iniciativa compatível com as normas da ANEEL. Um excelente empurrãozinho para quem tem boas intenções e ideias, não acha?

Então agora que você já está por dentro dessas novidades, que tal saber mais sobre as energias alternativas pelo mundo? Clique aqui e se atualize! Só não deixe de comentar aqui para dividir suas impressões conosco, ok?

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


5 Respostas a “Projetos de energia fotovoltaica: 4 exemplos que incentivam o Brasil”

  1. André Mauricio Miranda disse:

    Tenho interesse em colocar uma usina fotovoltáica em minha fazenda em Governador Valafares. Quero entender melhor da coisa e também saber se tem algum incentivo do governo como financiamento ou outro incentivo.

    1. Gabriel disse:

      Ainda não existem incentivos diretos do governo para tais projetos, mas já foi conseguida a isenção dos impostos ICMS (em alguns estados), PIS e Cofins sobre o valor pago na energia injetada na rede para os consumidores. Algumas linhas de financiamento nos bancos Caixa e BB também já estão disponíveis para financiamento de sistemas fotovoltaicos

  2. Doroteia Delva de Arauj disse:

    Boa tarde

    Gostaria de instalar mas como que eu faço para conseguir um financiamento para meu projeto.

    Att

    1. Gabriel disse:

      Existem algumas linhas de financiamento já disponíveis no mercado, na Caixa e no BB por exemplo. Nos contate para entendermos o seu projeto e orientarmos quanto às linhas de financiamento existentes.

  3. valter vieira dos santos disse:

    Eu tenho muito interesse de colocar este equipamento em minha casa, mais o custo é muito alto, agora com este incentivo com certeza pode me ajudar muito, eu moro em Uberlândia MG.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.