As usinas solares são, antes de mais nada, ótimas opções de geração de energia limpa e sustentável. Dessa forma, está planejada para meados de 2017, a inauguração de dois projetos de usina solar. A primeira será a da Lapa, usina solar baiana com capacidade instalada de 158 megawatts. A Lapa poderá gerar até 340 gigawatts/hora ao ano, de acordo com a Exame. Essa quantidade de energia limpa é suficiente para abastecer, anualmente, mais de 160 mil casas no país.
– Leia também: Conheça as maiores usinas solares do mundo
O parque solar em questão está sendo construído atualmente no município nordestino de Bom Jesus da Lapa. A realização dos projetos de usina solar fica por conta do braço brasileiro da empresa italiana de energia Enel, que investirá, a princípio, 175 milhões de dólares no empreendimento sustentável.
Calcula-se que a usina solar Lapa, uma vez que em pleno funcionamento, poderá poupar a emissão de aproximadamente 198 mil toneladas de CO2 na atmosfera terrestre.
Além disso, também em território baiano, está prevista a obra de Ituverava, com o intuito de ser o maior parque solar da América Latina. Sua capacidade será de 254 MW, tendo, como resultado, uma produção anual de energia estimada em 500 GWh. O projeto também é financiado pela Enel.
Acompanhe a movimentação em território nacional da empresa europeia, clicando aqui.