O que eu gostaria de saber sobre projetos sustentáveis e inovadores mas que ninguém nunca me falou

O que eu gostaria de saber sobre projetos sustentáveis e inovadores mas que ninguém nunca me falou

Em um setor altamente disputado como o da construção civil, inovações sempre poderão ser aliados valiosos para empresas que buscam soluções eficientes em tempos de crise econômica. Muito se fala sobre projetos sustentáveis e inovadores mas pouco se vê na prática.

É nesse momento que se torna necessário a quebra de alguns paradigmas. Um belo exemplo é o caso de instalações de painéis fotovoltaicos em projetos de habitação popular. Veja o caso recente da MRV Engenharia:

Energia fotovoltaica em condomínios: MRV aposta no sustentável

Ainda que a realidade brasileira seja muito desafiadora, iniciativas como o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade demonstram o incentivo às transformações.

Entenda:

Incentivo à projetos sustentáveis

Com apoio do SENAI Nacional, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) organiza há 21 anos a premiação que busca trazer destaque à empresas, pesquisadores e estudantes que buscam reconhecer e divulgar projetos sustentáveis e inovadores.

“Queremos incentivar projetos que contribuam para a modernização e que vão fazer a diferença para a indústria e a meio ambiente”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Um projeto inovador (e sustentável)

Representando essa geração de profissionais ousados e ecologicamente conscientes, o engenheiro Luiz Ferreira já foi um dos vencedores do consagrado prêmio.

“Segundo o engenheiro, a ideia tem quatro pilares essenciais: uma obra de alta qualidade com rapidez e baixo impacto ambiental; baixo consumo de recursos naturais na fase de obras e ocupação; elevados níveis de conforto; e saúde e baixa manutenção.”

É possível notar que com o passar do tempo o mercado está cada vez mais aberto às ideias sustentáveis. Muitas tecnologias que antes eram inovadoras, hoje já fazem parte do cotidiano da população brasileira.

Esse é o caso dos painéis fotovoltaicos. Por volta do ano de 2005, a empresa de Luiz teve de buscar na Finlândia a tecnologia que hoje se espalha pelo Brasil.

Naquela época, o processo de adaptação à realidade brasileira foi desempenhado pela empresa finlandesa. Hoje, empresas nacionais já possuem expertise e garantem sua atuação em toda execução do projeto, desde o planejamento. Veja mais sobre esse tema:

As principais características do projeto “Casa Aqua” de Luiz Ferreira (Inovatech Engenharia):

  1. Jardim auto-irrigável (Coberturas vegetais com sistema que armazena água para os dias mais secos);
  2. Cisternas Verticais Modulares (Economia de até 50% na conta de água. Mais praticidade para aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento);
  3. Calha e Filtro para Água de Chuva (Melhora na qualidade da água de chuva. Sistema de calha e filtro para reduzir quantidade de impurezas na água que chega do telhado);
  4. Piso Vinilico (Sem cola e cheiro ruim. Piso vinílico com fixação em sistema “click” é executado em apenas 2 horas. Contribui para o desempenho térmico e acústico);
  5. Módulos de Concreto Pré‐Moldado / Sala e Dormitório (Rapidez e limpeza na construção sem abrir mão do conforto e segurança. Com o sistema construtivo em placas pré‐fabricadas de concreto).

Além de oferecer uma execução eficiente, a casa tem um índice muito pequeno de resíduos. Segundo o engenheiro, a construção industrializada não gera entulho. O pouco resíduo produzido possui um considerável valor agregado, como sobras de cabos elétricos e de embalagens, pisos, louças e metais.

Parceria que alavanca projetos

Assim como a construtora de Ferreira, a indústria de painéis solares da Finlândia e empresas como a SolarVolt pregam que o assunto deveria atingir todos os públicos que se interessam pela sustentabilidade.

“Se ficarmos olhando somente para as construções novas e não influenciamos a maneira com que as pessoas usam suas casas, não haverá tempo suficiente para transformar a sociedade antes de um colapso de recursos naturais”, prevê Luiz Ferreira.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Se esse artigo te trouxe alguma inspiração, compartilhe conosco através dos comentários. Se ainda estiver interessado no tema de projetos sustentáveis, veja também os artigos abaixo:

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.