A sustentabilidade tem se tornado um grande diferencial no mercado econômico atualmente, independentemente do tamanho da empresa. Seja entre consumidores ou no próprio âmbito empresarial, a economia verde ganha mais e mais espaço a cada dia. Assim, organizações que utilizam a energia solar em suas lojas e fábricas, por exemplo, já são mais valorizadas no mercado. Mas quais empresas usam energia solar e quais vantagens competitivas elas ganham com isso? Pois é exatamente o que vamos mostrar neste post. Confira agora mesmo:
Grandes empresas americanas
Nos Estados Unidos e na Europa, onde o mercado da economia verde tem crescido muito rapidamente, empresas como o Walmart, a Ikea, a Macy’s, a Johnson & Johnson, a General Motors e a FedEx estão entre os 20 maiores negócios em termos de geração de capacidade energética solar. Os 20 nomes dessa lista chegam a gerar, em média, 47 milhões de dólares em energia limpa por ano. Nessa corrida, outras empresas têm buscado aumentar sua participação em termos de utilização de energia solar. Esse é o caso da Apple, da GE, da Google, da Intel, da L’Oreal e da Tiffany & CO.
Grandes vantagens competitivas
O que motiva essas empresas já tão consolidadas no mercado a investirem na utilização de energia solar? Pois uma das razões é a visibilidade comercial que se ganha por ter essa preocupação com a sustentabilidade. O uso da energia solar em lojas e linhas de produção é extremamente benéfico para o meio ambiente, porque essa é uma fonte renovável de energia e pouco poluidora. Assim, além de reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera, não há a eliminação de outros resíduos tóxicos na natureza. Por esse motivo, o consumidor tem, cada vez mais, observado esses aspectos no momento da escolha de marcas para a realização de qualquer compra.
Uma outra razão para o grande investimento na área é a própria economia envolvida no processo como um todo. Apesar de se necessitar de um maior investimento inicial para a compra e a instalação de painéis de captação da luz solar, os retornos econômicos da utilização dessa fonte de energia são bastante significativos. E uma vez que esses painéis requerem pouquíssima manutenção, o que os garante vida longa, a vantagem financeira passa a ser ainda mais vultosa, já que o custo do investimento inicial logo se paga e o resto é pura e total economia.
Grandes investimentos facilitadores
Ainda que a maior parte do uso da energia solar decorra da iniciativa privada, o governo tem proporcionado uma série de incentivos para aumentar sua expansão no Brasil. Há, por exemplo, uma taxação menor para esse setor energético. Além disso, diversas obras públicas contam com rubricas específicas para a utilização de energia solar e outras medidas de sustentabilidade. Esse foi o caso das obras para a Copa do Mundo desse ano. No Maracanã, por exemplo, foi construída uma cobertura fotovoltaica para gerar energia, em parceria com a companhia Light Esco. Já em Minas Gerais, o Mineirão também passou por reformas e, hoje, gera uma quantidade de energia limpa capaz de abastecer 1.200 residências!
Além dessas iniciativas, empresas como a Petrobrás, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Solbravo, do Paraná, têm realizado diversos investimentos no setor. O que se espera para os próximos anos é o crescimento significativo da participação da energia solar no país.
Empresas usam energia solar e você também pode usar!
Que tal se juntar a essas empresas e buscar agora mesmo um planejamento para instalar painéis de captação solar em sua empresa? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre esse tema? Deixe aqui seu comentário e participe da conversa!
Existem outros tipos de captadores da luz solar, sem ser os tradicionais painéis?
Quais os incentivos oferecidos pela Cemig, para a instalação de um sistema fotovoltáico?
Olá, Magnus, tudo bem? Trabalho com a SolarVolt e agradecemos seus comentários.
Respondendo suas dúvidas:
-A CEMIG é fiscalizada pela ANEEL. Portanto, segue a regulamentação exigida pelo o órgão citado anteriormente.
-Sim. Existem as telhas solares, as OPVs (células orgânicas) e os captadores heliocêntricos.
Um abraço.
No caso de uma empresa que possui uma subestação, ela precisa pedir autorização da distribuidora que fornece energia a ela para ligar um sistema grid tie? mesmo que a produção de energia não supere a demanda?
Qualquer consumidor precisa da autorização da concessionária. No caso de locais que tem um contrato de demanda, a instalação de um sistema com potência instalada menor ou igual ao valor de demanda contratada pode ser feito sem pedir o aumento do contrato, apenas com os procedimentos normais para solicitação de acesso a rede do gerador.
Esse tipo de energia fotovoltaica pode ser usada em frezer que consome 80 kw mes
Olá Cassio, tudo bem?
A energia fotovoltaica é conectada à instalação elétrica do local e gera energia que pode ser utilizada em qualquer equipamento, inclusive freezers.