Células fotovoltaicas: o que são, como escolher e como medir suas eficiências

Células fotovoltaicas: o que são, como escolher e como medir suas eficiências

Nos últimos 12 meses, a conta de luz dos brasileiros sofreu três reajustes. De agosto de 2014 a março deste ano, a fatura aumentou 47,53% e há perspectiva de que o aumento continue até 2016. A falta de chuvas é uma das grandes responsáveis por esses aumentos. Mas se falta chuva, sobra sol. Então por que não instalar painéis solares, em sua residência ou empresa, e deixar de ser refém das tarifas impostas pelas concessionárias e talvez até vender sua energia acumulada?

Neste artigo, vamos explicar sobre o funcionamento, tipos e eficiência das células fotovoltaicas. Confira a seguir:

O que são e como funcionam

As células fotovoltaicas são dispositivos que convertem luz, nesse caso luz solar, em energia elétrica. A luz é formada por minúsculas partículas chamadas fótons. Esses fótons, quando atingem os elétrons de certas substâncias, transferem sua energia para eles, provocando uma corrente elétrica.

Esse efeito foi demonstrado, experimentalmente, pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839, quando ele tinha apenas 19 anos. No entanto, só em 1883 foram construídas as primeiras células fotovoltaicas, por Charles Fritts, que fez uso de selênio semicondutor com uma camada extremamente fina de ouro. Atualmente, os principais elementos utilizados na composição dessas células são o silício, o CIGS (Cobre-Índio-Gálio-Selênio), o arsenieto de gálio e o telureto de cádmio.

Como escolher as células fotovoltaicas

Existem alguns tipos diferentes de células fotovoltaicas, dependendo do elemento usado na sua fabricação, como visto acima. Para escolher o melhor tipo e quantidade para as suas necessidades, é preciso primeiramente considerar a quantidade de watts/hora gastos no seu imóvel, custo e área disponível.

A garantia do fabricante, o design e acabamento dos módulos que contém as células também são importantes, pois garantem sua durabilidade. Uma célula fotovoltaica tem garantia de vida útil de pelo menos 25 anos, podendo chegar a 40 anos. Não escolha somente pelo preço!

Eficiência das células

Outro fator a ser levado em consideração é a eficiência da célula, que é a razão entre a quantidade de energia que a célula recebe e a quantidade convertida em eletricidade. A eficiência da célula é medida em porcentagem (%) e quanto maior ela for, mais watts por metro quadrado vai produzir.

As células fotovoltaicas comerciais costumam ter sua eficiência variando entre 6 e 21%, sendo a média do mercado de 14%. No entanto, em dezembro do ano passado, pesquisadores da University of New South Wales, na Austrália, anunciaram o desenvolvimento de um sistema fotovoltaico com a capacidade para converter mais de 40% de toda a luz solar incidente em energia elétrica, o mais eficiente do seu gênero alcançado. Isso foi resultado da combinação de uma série de tecnologias usadas comercialmente, mas de maneira inovadora.

Essa taxa de conversão foi possível pois esse novo sistema consegue rejeitar determinados componentes do espectro solar e melhorar a captura de outros. O melhor de tudo é que essa nova abordagem, teoricamente, é menos complexa que outras utilizadas em avanços divulgados recentemente, geralmente reproduzidas apenas em laboratório ou dependentes de tecnologias bastante caras. Ela foi alcançada em testes ao ar livre e, depois, confirmada em laboratório. Ou seja, esse é um caminho certo para tornar a utilização de energia solar mais barata e acessível, aumentando sua competitividade.

O que achou dessa nova descoberta em energia renovável? Está interessado em aplicá-la no seu imóvel e contribuir para um menor desgaste do meio ambiente? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões sobre o assunto!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


6 Respostas a “Células fotovoltaicas: o que são, como escolher e como medir suas eficiências”

  1. Marco disse:

    Estou intetessado, mais ja mandei e-mail solicitando uma visita e nao obtive respostas a não ser e-mail’s solicitando detalhes que pra mim que sou leigo não tenho intetesse. Pois nao quero apenas fazer um orcamento, tenho a real necessidade e jnteresse em adquirir. Para minha empresa e minha residência.
    Meus telefones são: (17) 3523-3958 residencia
    (17) 98121-1901.

  2. Roberto Rezende disse:

    Estou começando a construção de uma casa em um condomínio horizontal próximo à BR 040, km 577, município de Itabirito.
    Gostaria de saber quais as recomendações necessárias para predispor a residência a receber energia fotovoltaica. É importante prever as intervenções a serem feitas no projeto arquitetônico para que não seja necessário fazer adaptações e outras modificações depois da obra concluída.
    Existe espaço no terreno para colocação das placas no nível do solo (gramado) se esta for uma solução conveniente. Pretendo colocar no telhado as placas para aquecimento de água mas ainda terei espaço para as placas fotovoltaicas, se necessário.
    Aguardo contato para maiores esclarecimentos.
    Obrigado

  3. O artigo é muito bem elaborado e tecnicamente atrativo. Eu gostaria de saber quando eu pagaria por um sistema solar, quando meu consumo médio mensal é de 500 KWH.
    Já seria com esses novos módulos de maior produção?
    Moro em 07 14 37.5 S 039 20 44.2 W
    Grato.

  4. VINICIUS SANTOS PEREIRA disse:

    ARTIGO MUITO BEM ELABORADO, BREVE E ESCLARECEDOR! PARABÉNS!

  5. Luiz H. J. Bombinho disse:

    Gostaria de saber se poderia ser um dos seus colaboradores. tenho um sítio em local distante da capital (Belo Horizonte) onde essa idéia iria convencer parte dos agricultores e/ou fazendeiros da região.

  6. Ademir disse:

    Achei o assunto muito interessante.A Energia Fotovoltaica é uma energia Limpa e renovável, mas muito pouco se fala sobre ela. Eu estou interessado em instalar em minha residência. É muito pouco divulgado e falta incentivo do Governo Federal. Nosso País atravessa um grande problema com Energia e a Energia solar está a disposição de todo o Brasileiro, mas o que parece é que nosso governo não nenhum interesse, nem na divulgação e tampouco na implantação.Por traz disso a o Interesse de Grandes grupos que faturam milh~es com nossa energia escassa e cara.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.