A energia solar é sustentável? Entenda

A energia solar é sustentável? Entenda

Não é mais uma novidade ouvirmos que o planeta está em constante desenvolvimento. Muitas coisas mudam, mas existem mudanças que acabam passando despercebidas pela população, como a relação entre energia solar e a sustentabilidade, que fazem com que a manutenção dos recursos naturais seja feita de maneira mais consciente.

Como este ainda não é um tema amplamente divulgado quando o assunto é preservação do meio ambiente, ainda existem pessoas que se perguntam: A geração de energia solar de forma solar é realmente sustentável?

Não temos dúvidas em afirmar que a energia solar é realmente uma fonte renovável e sustentável, mesmo sabendo que o meio ambiente ainda sofre riscos devido ao uso incorreto de outras fontes. Sendo assim, devemos investir nessa forma de geração de energia e, assim, fazermos nossa parte para colaborar com a natureza.

Para que resultados mais expressivos possam ser gerados e a população consiga colaborar ainda mais com o meio ambiente através da energia solar, é preciso que as pessoas compreendam mais sobre o tema e saibam como esta forma de energia pode ser utilizada. Vamos descobrir algumas formas de contribuirmos para isso?

Por que a energia solar é sustentável?

A energia solar é uma tecnologia econômica e renovável, que contribui para um país mais sustentável, trazendo diversos benefícios para o meio ambiente, como podemos destacar:

  • A redução de poluição por fontes contaminadoras;
  • A diminuição do desmatamento; 
  • A elevação do uso de recursos naturais.

Levando isto em consideração, podemos afirmar que a energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, o que quer dizer que a captação de energia elétrica é realizada através da luz do sol, permitindo que os recursos naturais possam ser usados de forma abundante e renovável e com isso, não traz riscos para o meio ambiente.

É possível utilizar a energia solar em diversas ocasiões, como para o aquecimento de água para o consumo, eletricidade em tomadas e aparelhos eletrônicos,etc. Por conta disso, a geração de energia elétrica deve ser feita de modo consciente e econômico.

Impactos ambientais e os benefícios da energia solar solar para a preservação do meio ambiente

Uma das principais vantagens da utilização da energia solar é a possibilidade de fazer uso da mesma em todo o mundo com o intuito de preservar o meio ambiente. O impacto ambiental que ela traz é totalmente benéfico à natureza, já que ele fornece energia de um recurso natural, que é convertido em eletricidade. 

Vale frisar que, mesmo com tantos benefícios,  a energia elétrica mais utilizada nos dias atuais ainda é a não renovável. Há possibilidade dos recursos se esgotarem e gerarem graves danos ambientais. É por este motivo que torna-se tão importante a conscientização.

Não é somente a energia solar que poderá ser utilizada para trazer menos impacto para o meio ambiente. Existem algumas outras formas sustentáveis de geração de energia, como:

  • Energia eólica;
  • Energia das ondas do mar (maremotriz);
  • Energia geotérmica;
  • Energia hidráulica.

Quais as principais características da energia solar?

Como a energia solar é uma das principais apostas para geração de energia sustentável e acessível, é preciso que você conheça algumas de suas principais características. 

  • Pode gerar uma economia de até 99% das despesas com eletricidade;
  • Além de sustentável, ainda é considerada renovável e alternativa às fontes convencionais que poluem o meio ambiente;
  • Possui baixa necessidade de manutenção e durabilidade de mais de 20 anos.

Como os benefícios são muitos, talvez você esteja se perguntando quem poderá investir nesta forma de geração de energia, seja para sua casa ou para sua empresa. A resposta é que todos podem obter benefícios ao investir em energia fotovoltaica.

A energia solar não somente garante a economia da sua empresa, ou casa, ela também agrega valor de mercado ao seu produto, pois não é apenas a produção de bons produtos e serviços que são valorizados pelos clientes, também o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a preservação dos recursos não renováveis é posto como um diferencial. 

Como analisar a proposta do sistema solar fotovoltaico? 

Agora que você já sabe a importância da geração de energia solar para o meio ambiente, percebe que é preciso conscientizar as pessoas quanto a isto, entende bem seu funcionamento, chegou o momento de aprender a analisar a proposta que vai receber de empresas responsáveis pela instalação dos serviços, para que saiba qual será sua melhor opção.

Cada projeto de energia fotovoltaica deve ser feito de forma personalizada, pois não existe algo geral que atenda a todos os casos. Esse projeto deve levar em consideração o consumo do cliente, as condições do terreno, o projeto arquitetônico e a carga do local. 

Que tal conhecer alguns outros aspectos para você olhar antes de fazer seu investimento em energia solar

É preciso que sejam feitos os cálculos do consumo em comparação à potência

O que vai determinar o tamanho do seu sistema solar fotovoltaico é a sua estimativa de consumo de energia. O projeto apresentado pela empresa deve ter uma geração igual ou um pouco superior à média do seu consumo para que seja realmente bem feito. 

Mas é preciso que você não pense apenas no agora. Caso tenha planos de comprar aparelhos que consomem muita energia, como ar condicionado ou freezers novos, é importante manifestar essa intenção para o técnico antes da elaboração do projeto, pois isto fará diferença nos cálculos realizados.

Não escolha o projeto pelo preço, pois às vezes, o barato sai caro

Sabemos que o investimento em energia solar não é um valor baixo e, com o intuito de economizar, muitos fazem a contratação de um serviço de instalação da energia solar de baixa qualidade. 

É preciso se atentar ao fato de que, quando o valor é muito abaixo do mercado, possivelmente estas empresas usam equipamentos de qualidade inferior e isso pode interferir negativamente no tempo de vida útil do sistema de geração de energia solar instalado. 

Dê atenção especial ao(s) inversor(es)

O inversor pode ser considerado o coração do seu sistema solar fotovoltaico. É por esta razão que merece uma atenção especial na hora de analisar a proposta recebida. 

É normal que empresas façam propostas onde o inversor tenha uma capacidade um pouco menor que a geração das placas, mas essa diferença não pode ser superior a 40%, pois com o passar do tempo, esse alto desempenho constante pode diminuir a vida útil do aparelho. 

Observe a reputação da empresa em seu mercado de atuação

Um dos pontos mais importantes é analisar a reputação da empresa que está oferecendo os serviços. É preciso dar preferência para aquelas que possuem boas avaliações de seus serviços, tempo de mercado e quantidade de projetos executados.

A Solarvolt atende a todos estes requisitos. Acompanhe nossos demais conteúdos sobre o tema em nosso blog e faça um orçamento conosco. Será um prazer lhe atender da melhor maneira, para que você invista em energia solar e comece a trabalhar em prol do meio ambiente. 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.