Quais são as opções de energia renovável no mundo hoje?

Quais são as opções de energia renovável no mundo hoje?

No mundo contemporâneo, a preocupação com o meio ambiente tem acarretado uma multiplicação de formas mais sustentáveis de produção energética. O objetivo do desenvolvimento sustentável é a utilização de fontes de energia e de recursos naturais de tal forma que isso não prejudique as futuras gerações de nosso planeta. No caso das energias renováveis, podemos conceituá-las como aquelas que vêm de recursos naturais (sol, vento, chuva, marés, energia geotérmica, etc.) e que são naturalmente reabastecidos. Você conhece algumas dessas opções de energia? Confira nossa lista:

1. Energia solar

A energia solar é uma das que mais cresce atualmente. Sua utilização é fácil, por meio da instalação de painéis de captação da luz solar, que transformam essa radiação em energia térmica, por exemplo. Em ambientes residenciais, essa energia térmica pode ser utilizada para esquentar a água. No entanto, também é possível que painéis de captação da luz solar gerem energia elétrica. A vantagem desse tipo de energia é que sua instalação pode ser realizada facilmente em qualquer local, o que reduz o desperdício energético que normalmente ocorre em linhas de transmissão.

2. Energia eólica

A energia eólica também é renovável, pois a força dos ventos não se extingue por meio de seu uso na produção energética. Ao contrário, aproveita-se essa forma de energia que muitas vezes nem seria utilizada. No litoral brasileiro, várias “fazendas” de produção de energia eólica têm sido construídas, por meio da instalação de hélices. A força dos ventos as faz girar e aciona turbinas de geração de energia elétrica. Seu custo de instalação ainda é relativamente alto, mas a manutenção é bastante acessível e o custo fixo é baixo. No Brasil, é a fonte de energia que mais cresce em termos relativos.

3. Energia das ondas do mar (maremotriz)

A energia maremotriz é aquela proveniente do movimento das ondas, ou das marés. Golfos, baías, praias e estuários podem se beneficiar com a instalação dessas estações de geração energética, principalmente para produzir energia elétrica (com a ajuda de um alternador). Ela é uma fonte renovável, porque não se esgota quando utilizada para produzir energia. A energia maremotriz também é limpa, pois não produz resíduos danosos ao meio ambiente.

4. Energia geotérmica

Essa energia vem do interior da Terra, principalmente as altas temperaturas que produzem vapores e águas quentes em camadas mais profundas do solo. Esse calor da Terra serve para acionar turbinas e, então, produzir energia elétrica. Sua utilização demanda tecnologia e muitos investimentos iniciais. No entanto, é também uma fonte renovável e pouco agressiva ao meio ambiente.

5. Energia hidráulica

A energia hidráulica compõe uma das principais parcelas de fonte energética no Brasil atualmente. Ela é renovável porque depende apenas da passagem da água por turbinas que, ao girar, produzem energia elétrica. Posteriormente, a água represada nessas usinas hidrelétricas segue seu curso e pode ser aproveitada para outras finalidades. Ainda que seja uma fonte de energia renovável, ela tem seus problemas: alaga regiões para a formação do tanque de abastecimento, está sujeita a estiagens e pode causar problemas na fauna da região, principalmente a pluvial.

Essas são as principais fontes de energia renovável no mundo hoje. Para receber mais informações, deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Participe!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “Quais são as opções de energia renovável no mundo hoje?”

  1. Hermanio disse:

    Muito interessante as informações acima.

  2. Andrea Zau disse:

    Quais as principais energias renováveis e sustentáveis que temos em nosso planeta!

    E quais seriam as melhores opções energéticas para o Brasil? Por que?

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.