Quais são os países pioneiros em investimentos na energia solar?

Quais são os países pioneiros em investimentos na energia solar?

O aproveitamento da energia solar, uma forma de energia limpa, renovável, tem sido um assunto muito discutido nos últimos tempos. E já são muitos os países que investem, anualmente, bilhões de dólares para fazer dessa sua principal fonte de energia. Quer saber quais são esses países pioneiros no investimento massivo em energia solar? Então confira já nosso post:

Alemanha

Conhecido como o país onde a energia solar vingou até demais, a Alemanha é líder no investimento no mercado de energia solar, sendo líder do segmento de geração de energia fotovoltaica já há algum tempo. O país domina 31% do mercado global e é responsável por 44% da energia solar produzida em todo o continente europeu. Produzindo e investindo no setor há bastante tempo, sua taxa de crescimento em uma década se manteve constante, sendo o país mundialmente mais desenvolvido no setor.

Itália

Um dos países precursores e que mais investem no setor energético, a Itália não poderia ficar fora dessa lista. É uma das nações que mais investiu em novas instalações com o intuito de continuar sempre crescendo no setor. Possuindo, hoje, a maior usina de geração de energia solar da Europa, a Itália tem liderado o mercado de abastecimento de energia tanto residencial como industrial.

Estados Unidos

Outro pioneiro na implantação da tecnologia fotovoltaica para a geração de energia solar, os Estados Unidos foram os que mais investiram no setor nos últimos anos, tendo iniciado a construção de novo parques solares e, desde 2012, aumentado seu programa de incentivo e apoio a pequenas instalações. Até 2016, estima-se que a terra do tio Sam aumente em cerca de 30% sua produção da energia limpa. O país abriga, hoje, a maior usina solar do mundo, localizada na Califórnia.

Japão

Um dos 5 maiores investidores nessa área, o Japão vem aumentando seus investimentos em energia solar priorizando projetos de pequeno porte. Já responde por aproximadamente 7% da produção de energia solar mundial. Não se pode deixar de mencionar que nicho de investimento vem crescendo desde o terremoto que atingiu a usina de Fukushima, em 2011, fazendo com que os japoneses pensassem em apostar em novas fontes de energia.

China

Contabilizando 8% da energia solar global, o país tem adotado, já há alguns anos, várias políticas de incentivo para reduzir a dependência do carvão, o que tem estimulado o país a procurar novas fontes de energia, sendo a solar a primeira implantada e a que mais recebeu investimentos, principalmente em projetos de pequenas escalas, auxiliados por subsídios do próprio governo. O futuro é bem promissor!

Bilhões e bilhões de dólares vem sendo investidos anualmente na instalação e na manutenção de usinas e projetos geradores de energia solar nesses países. E todo esse investimento só demonstra o quão benéfica é essa essa fonte, tanto para os produtores como para os consumidores. Então não fique para trás, procure se informar e analise como o custo-benefício oferecido por essa energia pode chegar até sua casa.

E então, conhece mais algum país pioneiro em investimentos na energia solar? Sabe em que pé andam as políticas brasileiras a esse respeito? Comente aqui e nos conte sobre suas descobertas!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.