Foco na economia: descubra quando uma usina fotovoltaica é a melhor opção para as fábricas de laticínios

Foco na economia: descubra quando uma usina fotovoltaica é a melhor opção para as fábricas de laticínios

A utilização de energia solar em uma residência, condomínio, empresa ou mesmo fábricas e fazendas significa grande economia com nenhum impacto ao meio ambiente. É uma opção acessível, eficiente e com rápido retorno sobre o investimento. E se você tem uma fábrica de laticínios, saiba que a usina fotovoltaica se adapta completamente ao seu negócio. 

Neste artigo vamos entender quais são as razões que fazem da energia solar a melhor opção para a sua fábrica. Veja abaixo os pontos que iremos analisar:

  • Como funciona uma usina fotovoltaica?
  • Quais as vantagens e desvantagens da usina fotovoltaica?
  • Os benefícios de adotar energia solar na sua fábrica de laticínios
  • Quando instalar uma usina fotovoltaica na fábrica de laticínios? 

Se dedique à leitura e descubra os principais benefícios da energia solar. Vamos lá?

Como funciona uma usina fotovoltaica?

A usina fotovoltaica é a reprodução de um sistema de energia fotovoltaica em grande escala. São sistemas de grande porte que possuem muitos painéis captando a radiação solar para produzir um alto volume de energia elétrica. 

A usina fotovoltaica é a melhor opção para estruturas que têm grande demanda de energia, como uma fábrica de laticínios, E, muitas vezes, a produção ultrapassa a necessidade de uso do imóvel, 

Leia o nosso artigo “Usinas solares: conheça as 9 maiores do mundo” e descubra todo o potencial dessa solução. 

Em resumo, a usina fotovoltaica é composta por dois blocos:

  • O bloco gerador, com os painéis solares e suas estruturas de suporte e cabeamento;
  • O bloco de condicionamento de potência, que traz os inversores, controladores e transformadores de carga;

Quais as vantagens e desvantagens da usina fotovoltaica?

Agora que você já sabe o que é usina fotovoltaica, vamos nos aprofundar em um aspecto que deve ser levado em conta antes de qualquer tomada de decisão: as vantagens e desvantagens. 

Como empresário ou gestor, você sabe que deve analisar adequadamente os fatores envolvidos em uma grande decisão, como a substituição do seu sistema gerador de energia. É preciso conhecer os conceitos, pesar os prós e contras e entender as etapas do processo, para embasar a sua escolha e trazer segurança e confiança para a decisão. 

A boa notícia aqui é que as vantagens de uma usina fotovoltaica são muito sólidas e superam em muito as possíveis desvantagens envolvidas. Veja só:

Principais vantagens

Não há dúvidas: economia é a principal vantagem. O preço da energia solar oriunda da usina fotovoltaica pode ser até 95% inferior ao da energia elétrica da concessionária local. Isso significa um aumento considerável da lucratividade da sua fábrica de laticínios, ou ainda, a possibilidade de reinvestir esse valor em melhorias do seu negócio. 

Outro aspecto importante é que um sistema fotovoltaico não somente oferece economia e um retorno rápido do investimento aplicado, mas também oferece lucro, pois não fica refém das constantes variações de bandeiras tarifárias e também dos constantes reajustes da tarifa de energia elétrica.

No aspecto manutenção, o sistema não poderia ser mais simples: basta realizar a limpeza dos painéis de acordo com a necessidade, o que costuma acontecer entre duas e três vezes por ano, e contar com a visita de um técnico especializado a cada seis meses, para garantir que todos os componentes do kit estejam funcionando em sua melhor forma. Ou seja: baixíssimo custo e quase nenhuma interferência na rotina da sua fábrica. 

Por fim, não podemos deixar de abordar a questão da sustentabilidade. A energia solar é limpa e renovável e isso conta muito nos dias de hoje. Não só porque somos todos responsáveis pelo planeta em que vivemos – e devemos ter em mente que toda ação tem impacto em nível global – mas também porque adotar uma postura responsável é uma forma eficiente de valorizar sua empresa. 

Diminuir a produção de resíduos prejudiciais ao meio ambiente vai trazer uma imagem mais positiva da sua fábrica junto aos seus clientes, parceiros e investidores. Além disso, é uma  atitude que coloca sua marca alinhada aos objetivos da ONU para uma melhor forma de nos relacionarmos com os recursos do planeta. 

Conheça mais sobre esse assunto em nosso artigo abaixo: 

Possíveis desvantagens

Não é uma tarefa fácil estabelecer as possíveis desvantagens da usina fotovoltaica. Afinal, o sistema é tão simples e tão eficiente que qualquer eventual desvantagem parece pequena quando comparada aos benefícios. 

Podemos pensar em dois fatores que não têm grande impacto no processo, são facilmente contornáveis, mas que podem ser considerados desvantagens.

O primeiro é a imprevisibilidade. Utilizar recursos renováveis da natureza faz com que a situação não fique 100% sob nosso controle. Dependemos de um recurso natural e, por isso, estamos sujeitos à sua disponibilidade. 

No caso do sistema fotovoltaico, tudo só funciona quando há radiação solar. Por isso, pode não ser a melhor opção para lugares com longos e rigorosos invernos, ou ainda espaços com grandes áreas sombreadas, que impedem o acesso dos raios solares aos painéis. 

A outra questão diz respeito à instalação da usina fotovoltaica. Como mencionamos, são dezenas de milhares de painéis e todo o restante dos elementos que compõem o kit de painel solar. Tudo deve ser feito por uma equipe capacitada, com materiais de qualidade e procedência. E, claro, isso gera um custo inicial que pode ser considerado alto. 

Para ver a usina fotovoltaica rodando em sua melhor forma, o empresário deve desembolsar uma quantia considerável no começo do processo. Se você não tem disponibilidade de recursos no momento, aposte em formas alternativas para viabilizar a instalação. 

Os benefícios de adotar energia solar na sua fábrica de laticínios

E então? Já está convencido das vantagens da energia solar? Nesse ponto da leitura, você deve estar refletindo quais são os motivos específicos que fazem dessa a melhor opção para a sua fábrica de laticínios. 

Sim! Porque a energia solar é um bom negócio para todos os imóveis, sejam residenciais, condomínios, hotéis, empresas, fazendas, entre tantos outros. Mas alguns tipos de atividade têm um alinhamento ainda maior com o sistema, em função de suas características específicas. 

Com certeza, é o caso das fábricas de laticínios, que podem se beneficiar muito dessa escolha. Veja porque:

Alta demanda energética

A grande quantidade de equipamentos movidos à energia elétrica faz com que a conta de luz seja um dos maiores custos mensais de uma fábrica de laticínios. Já imaginou reduzir esse valor em mais de 90% sem colocar em risco o bom funcionamento do negócio? 

Todos os equipamentos de aquecimento, refrigeração, armazenamento, mistura e limpeza funcionarão em plena forma sendo alimentados pela usina fotovoltaica e o impacto no seu caixa vai ser imenso. 

Amplos espaços 

A correta instalação dos painéis solares, na localização e posicionamento adequado, é determinante para o funcionamento do sistema em sua capacidade total. É preciso contar com espaços sem sombreamento, onde os painéis recebam o máximo possível de radiação.

A infraestrutura de uma fábrica de laticínios é ideal nesse sentido: são grandes espaços disponíveis, possibilitando que os técnicos especialistas avaliem e escolham a melhor opção, sem restrições.

Quando instalar uma usina fotovoltaica na fábrica de laticínios? 

Se você chegou até aqui neste artigo, já entendeu o funcionamento de uma usina fotovoltaica, as vantagens da energia solar e os benefícios de começar a aplicá-la em sua fábrica de laticínios. Mas será que esse sempre é o caminho mais indicado para resolver as necessidades de eletricidade desse tipo de negócio? 

A análise de viabilidade de um projeto de energia fotovoltaica é um estudo que demanda cálculos complexos e a análise de uma série de critérios. Alguns exemplos são a demanda de consumo energético, as condições do terreno, a estrutura disponível para a instalação do kit fotovoltaico. 

Tudo isso deve ser feito por uma equipe especializada, com as qualificações para considerar todas as variantes. Só assim será possível dizer se é ou não vantajoso investir na energia solar no seu negócio. 

Para considerar realmente a instalação de uma usina fotovoltaica em sua fábrica, alguns fatores precisam ser pesados. Como dissemos anteriormente, a eficiência do sistema solar fotovoltaico está relacionada diretamente à sua exposição à radiação solar. 

Isso significa que locais onde há muita sombra não são os mais indicados para a instalação de uma usina solar fotovoltaica. Assim, vamos supor que você tenha uma grande área de mata nativa com árvores altas em sua propriedade. Essa, possivelmente, não será a melhor localização para a montagem dos painéis. 

No entanto, com as tecnologias e os equipamentos disponíveis atualmente, não é muito difícil contornar esse problema. A usina fotovoltaica pode ser instalada sobre coberturas e telhados e, até mesmo, sobre a água. Por isso, sempre vale a pena contatar uma empresa com profissionais experientes que possam analisar o seu caso.  

Agora, é só começar o processo. 

Aqui, vale reforçar: a escolha do fornecedor adequado é indispensável. Busque uma empresa especializada, que tenha experiência comprovada na instalação de sistemas fotovoltaicos. Peça referências, conheça os casos de sucesso. 

E fale com a SolarVolt. Somos uma equipe capacitada, que pode analisar a sua demanda e desenvolver o projeto perfeito para a sua fábrica. 

Temos quase 10 anos de experiência, já instalamos e homologamos mais de 1500 projetos em todo o Brasil e ainda contamos com uma assessoria financeira para analisar a viabilidade e auxiliar na busca pelas melhores linhas de financiamento. 

Vem com a SolarVolt: solicite um orçamento e prepare-se para uma revolução.

Revisado por:

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.