O retorno do investimento em energia solar

O retorno do investimento em energia solar

O retorno do investimento em energia solar vai além de questões ecológicas e sustentáveis, de valor imensurável para a perpetuação do planeta. O ROI em energia fotovoltaica representa uma economia significativa no orçamento, que oferece vantagens financeiras reais para quem opta por essa tecnologia, chegando a ser uma aplicação até seis vezes mais rentável do que a poupança!

Diante do alto custo da geração, transmissão e distribuição de energia hidrelétrica, além da sua limitada capacidade de fornecimento, a expansão de novas fontes de energias renováveis é tendência mundial, com crescimento exponencial da energia solar no Brasil.

Entenda como o retorno do investimento em energia solar acontece e veja como aproveitar essa oportunidade.

Por que investir em um sistema de energia solar fotovoltaica?

A energia fotovoltaica oferece excelente custo-benefício para usuários residenciais e comerciais, considerando o valor da tarifa de energia em relação ao custo total de instalação e operação do sistema solar fotovoltaico.

Entre as inúmeras vantagens da energia solar como investimento, podemos citar suas principais características: ela é uma energia limpa, abundante e que funciona em sistemas completamente personalizáveis.

Sistema ecologicamente correto e reciclável

Um dos maiores diferenciais da energia solar é que ela não agride o meio ambiente. O sistema fotovoltaico não contribui para o aquecimento global, pois não emite gases de efeito estufa.

Fora isso, a energia fotovoltaica não gera resíduos como os combustíveis fósseis, que além de poluentes, são caros e escassos.

Pensando no sistema inteiro, a maioria dos equipamentos para geração, conversão e armazenamento de energia solar é completamente reciclável, reduzindo também os custos com descarte de materiais.   

Sistema modular e customizável

Os sistemas de energia solar são modulares, podendo ser dimensionados conforme a necessidade do cliente. Essa flexibilidade, a partir da customização e expansão do sistema, quando necessário, torna a energia fotovoltaica uma tecnologia apropriada para residências, pequenas empresas, indústrias e grandes corporações.

Fonte de energia abundante

A localização geográfica do Brasil e suas características naturais permitem um elevado índice de insolação em todo território nacional, com mais de 1GW de fonte de energia solar.

Esse privilégio coloca o país como um dos mais promissores produtores de energia fotovoltaica do planeta.

Somados a esse cenário, a evolução tecnológica e o aumento do número de fabricantes e distribuidores envolvidos nesse mercado têm diminuído os custos iniciais dos sistemas de energia fotovoltaica.

Como se dá o retorno do investimento em energia solar?

A aquisição de um sistema de energia solar é considerada um investimento de baixo risco, pois as projeções de geração desse tipo de energia dependem unicamente de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas.

Os principais aspectos que garantem o ROI em energia solar são, principalmente, o tempo de retorno do investimento e a redução do valor da conta de energia.

Atualmente, o investimento em energia solar oferece rentabilidade média de 24% a.a., superior à Poupança ( 4,73% a.a.) e outras aplicações de Renda Fixa, como Tesouro Selic (5,22% a.a.) e CDB (5,73% a.a.).

Vida útil superior ao tempo de retorno de investimento

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande, com vida útil de 25 anos, em média.

O tempo de retorno de investimento, também chamado de Payback, é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Assim, no Brasil, o Payback pode variar entre 5 e 10 anos, o que significa que o período de benefício do investimento pode a chegar a 4 vezes mais do que ele.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

A energia solar pode ser obtida mesmo longe das grandes redes de distribuição, de forma isolada.

No entanto, quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida totalmente poderá ser “injetada” na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa “troca” de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica e aquecimento de água é considerado uma melhoria na edificação.

Sendo um recurso arquitetônico moderno e sustentável, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 6%.

Como começar?

Vantajoso, o sistema de energia solar é um equipamento cada vez mais acessível. No entanto, não é exatamente um produto que você compra pronto na loja e liga quando chega em casa.

Conheça quais sãos os passos para começar a gerar sua própria energia para economizar dinheiro:

Dimensionamento do sistema e design do projeto

Inicialmente, é preciso fazer uma visita no local para avaliar a viabilidade do projeto, identificando áreas de sombra, como edificações, vegetação, ou outras interferências que possam prejudicar o sistema.

Além disso, é necessário fazer um levantamento de dados técnicos para que o projeto atenda às necessidades de energia do imóvel, obedecendo todas as normas de segurança e legislação vigente.

Instalação, testes e conexão à rede de distribuição

Após a instalação segura, que deve ser feita por uma equipe técnica especializada, é imprescindível realizar o registro do projeto na concessionária de energia, apresentando toda a documentação do sistema.  

Depois da vistoria da conexão pela concessionária o sistema é liberado para funcionar. Todo esse processo, geralmente, leva um pouco mais de 30 dias.

Depois de ativado o sistema de energia solar pode ser monitorado online, no seu computador ou smartphone.

Sem dúvida, a energia fotovoltaica será uma moeda valiosa no futuro. Você vai querer ficar de fora dessa?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o retorno do investimento da energia solar, que tal descobrir qual é a melhor solução de energia fotovoltaica para o seu caso? Entre em contato com a SolarVolt e saiba como dar os primeiros passos nesse investimento.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “O retorno do investimento em energia solar”

  1. Energia Solar disse:

    Em média, quanto tempo demora para recuperar o investimento em um sistema de energia solar doméstico?

    1. Neto Rodrigues disse:

      Olá,
      O retorno do investimento gira em torno dos 4 ou 5 anos!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.