5 riscos que você corre ao instalar energia solar sozinho

5 riscos que você corre ao instalar energia solar sozinho

Com a crescente popularização dos sistemas de Geração Distribuída, muitas empresas têm disponibilizado o kit de energia solar, dando a impressão de que a instalação dos painéis é procedimento de fácil execução.Porém, você pode estar se arriscando a perder uma quantidade significativa de dinheiro ao tentar instalar energia solar sozinho, além de poder estar se expondo a riscos desnecessários.

Explicaremos a seguir a diferença entre os kits disponíveis atualmente no mercado e a importância de você contar com assistência técnica de qualidade para evitar os perigos de se instalar sozinho um kit de energia solar.

O que é um kit de energia solar e que tipos existem?

Uma vez que um sistema solar fotovoltaico é essencialmente a combinação entre painéis fotovoltaicos, inversores e o cabeamento necessário, o kit é arranjo desses elementos de forma simplificada de modo a baratear o preço de venda. De forma geral, eles contêm:

  • placas solares ;
  • Inversor solar modelo grid-tie;
  • Estrutura de fixação (em geral para telhados com telha de barro);
  • Cabos para corrente contínua;
  • Conectores;
  • Medidor de corrente;

Os kits visam atender diferentes necessidades. Assim, há kits para finalidades de:

  • Bombeamento/irrigação
  • Iluminação
  • Residencial

O valor do kit abrange apenas a sua aquisição, sem oferecer mão-de-obra para instalação. Portanto, se por um lado torna o preço menor, por outro, há uma rigidez nas opções, uma vez que o pacote é fechado e não necessariamente irá suprir a demanda que você tem.

5 perigos que você corre ao instalar energia solar sozinho

À primeira vista, pode parecer não haver muita dificuldade para se instalar energia solar de um sistema fotovoltaico. Porém, há diversas etapas antes e depois da aquisição do kit de energia solar que podem tornar a atividade complicada para quem tenta realizá-la sozinho.

Veja a seguir cinco perigos que você corre ao não optar pela instalação profissional do seu sistema fotovoltaico.

1. Dimensionamento inadequado da sua demanda

A primeira informação que você deve levantar para adquirir um kit de energia solar é o tamanho da sua demanda. Desse modo, você será capaz de decidir quantas placas efetivamente serão necessárias, bem como a metragem correta de cabos e o inversor adequado. Essa etapa requer cálculos matemáticos específicos, normalmente realizados por engenheiros habilitados.

O dimensionamento inadequado pode significar que você irá gastar dinheiro à toa e não atender sua demanda, ou mesmo excedê-la em demasia. Isto é, você irá instalar energia solar a mais ou a menos do que precisa.

2. O risco de acidentes por quedas

A etapa de instalação do gerador fotovoltaico (placas solares) envolve trabalho em altura. Isto é, você vai precisar subir no telhado para posicionar as placas e instalar energia solar.

Para fazer isso de maneira segura, a Norma Regulamentadora Nº 35 – NR 35 – Trabalho em Altura esclarece a respeito da necessidade de treinamento específico para a esse tipo de função.

Ao não contratar uma empresa especializada, você estará abrindo mão desse treinamento e assumindo para si os altos riscos envolvidos com o trabalho em altura, o que é agravado pelo fato de, em geral, quem instala sozinho não ter experiência com esse tipo de atividade.

3. Risco de eletrocução

Para trabalhos com eletricidade, o Ministério do Trabalho criou a NR 10, que tem o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interajam direta ou indiretamente em instalações elétricas. A norma obriga que o instalador deve ser um profissional qualificado, devidamente treinado e habilitado para estar apto a realizar a instalação segura de equipamentos elétricos.

Por esse motivo, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, indicados na NR 10 e regulamentados pela NR 6, são de uso obrigatório para minimizar o risco de lesões por eletrocução.

Dessa forma, se você for instalar energia solar e não tiver os equipamentos, precisará adquiri-los, arcando com os custos de um equipamento que provavelmente não irá usar novamente, ou arriscar-se a um acidente potencialmente fatal.

4. Erro de instalação do kit de energia solar

Outro perigo que você se expõe ao não contratar a mão de obra adequada para instalar seu sistema fotovoltaico é cometer erros de instalação do seu kit.

De modo geral, é necessário estudar a melhor orientação e inclinação dos painéis no local de instalação, levando em consideração o sombreamento, a irradiação e demais interferências.

Se não levar esses fatores em consideração, a performance do seu sistema será muito pior.

Se você não tem experiência com ligações elétricas, além do risco de eletrocução já mencionado, você pode estar expondo seu sistema a danos em razão de conexões feitas de modo incorreto e colocando a sua casa/empresa em risco, já que um curto circuito pode provocar até um incêndio.

5. Prejuízos financeiros

Além dos riscos de acidentes, danos materiais prejuízos financeiros significativos podem ser ocasionados ao você tentar instalar um kit de energia solar sozinho. A instalação incorreta pode ocasionar a queima de equipamentos caros como o inversor de potência e podem danificar o sistema elétrico da sua casa, além de equipamentos elétricos e eletrodomésticos que possam estar aí instalados.

Em suma, um kit de energia solar é um projeto de sistema solar fotovoltaico vendido em pacotes fechados que contêm os elementos essenciais de um micro ou minigerador. Eles são elaborados conforme a finalidade, e contam com placas solares de modo a facilitar a venda desses equipamentos.

Ainda que inicialmente pareça fácil instalar energia solar sozinho, logo se percebe que isso não é tarefa simples, exigindo cálculos específicos para dimensionamento adequado de demanda e posicionamento de placas, aquisição de EPIs e treinamento para trabalho em altura.

Por esses motivos, destacamos a importância da contratação de uma empresa qualificada para a execução da instalação dos sistemas solares fotovoltaicos. Evite se expor desnecessariamente aos cinco perigos que mencionamos aqui.

Entre em contato conosco e veja como a SolarVolt pode ajudar você a economizar na conta de energia sem se arriscar a acidentes.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe uma resposta

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.