Para entender a importância do uso do Painel Solar Fotovoltaico Bifacial, é importante lembrar que, a cada ano, a conta de luz fica mais cara no Brasil. Sendo assim, além de diminuir o consumo, outra opção é instalar painéis solares nos imóveis.
Apesar de ser um destaque nessa área — o país recebe mais de três mil horas de incidência de raios solares por ano, principalmente no nordeste — a utilização dessa fonte energética ainda é baixa por aqui.
Para tentar mudar esse cenário, existe uma Norma Resolutiva da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que permite que consumidores produzam sua própria energia e troquem o excedente por créditos, resultando em descontos nas contas de luz.
Dentre as novas tecnologias existentes com esse propósito, que evoluem a cada dia em modelos e materiais, está o Painel Solar Fotovoltaico Bifacial.
Como funciona um Painel Solar Fotovoltaico Bifacial
Parecidos com as placas solares convencionais, os painéis bifaciais possuem células fotovoltaicas com duas faces. De um lado, é absorvida a energia radiante, os raios que incidem diretamente sobre o material. Do outro lado, é absorvida a luz refletida do solo ou da superfície do local.
Utilizando-se do efeito de albedo, que consiste no poder de reflexão de uma superfície, o painel bifacial aumenta a área útil de exposição, sendo capaz de gerar de 30% a 50% mais energia.
Nesse tipo de placa, as células solares, feitas de silício, são revestidas por camadas de filme encapsulante (EVA) e vidro especial dos dois lados. Tendo em vista essa configuração, eles não precisam ser apontados para o Sol.
Desse modo, é possível colocá-los no plano inclinado, em vários ângulos, e na vertical. Isso maximiza sua performance por metro quadrado, aumentando a economia.
Além dos dias ensolarados, as placas solares fotovoltaicas bifaciais geram mais energia do que os painéis comuns também nos períodos nublados.
Benefícios dos Painéis Solares Bifaciais
Pensados para o uso residencial, comercial e industrial, os painéis solares bifaciais oferecem diversos benefícios, como maior tempo de vida útil e garantia de eficiência de até 40 anos.
Outro benefício das placas bifaciais está relacionado à sua manutenção, que é mínima, tornando o gasto com o sistema praticamente nulo. Já em relação ao retorno do investimento inicial, o prazo está cada vez menor, devido à evolução tecnológica.
Inicialmente, as placas eram usadas apenas em áreas onde a energia solar disponível vinha da luz difusa que rebatia no chão ou em objetos ao redor. Hoje, com a queda do preço, o uso de painéis bifaciais já está sendo aplicado em varandas, abrigos de ônibus e fachadas.
Embora o valor para a implementação de um sistema de energia solar seja relativamente elevado, se compararmos com os gastos junto à concessionária de eletricidade dos municípios, a relação entre custo e benefício se mostra vantajosa.
Além de ser uma opção de energia renovável e sustentável, já existem empresas que desenvolvem projetos completos no sistema fotovoltaico.
Se informe mais
Agora que você já sabe bastante sobre painel solar fotovoltaico bifacial, que tal ler esses artigos complementares?
- Como analisar a qualidade de um painel solar?
- Painel Solar: Conheça os Modelos e Vantagens
- Dicionário: tudo sobre energia solar
- Passo a passo: como instalar energia solar na sua casa
- Tempos difíceis para empresas solares significam bons tempos para consumidores solares
Já existem ótimos cursos de instalador de energia solar!
Segue abaixo o link de um vídeo que da acesso à um curso de instalador de alta performance:
https://youtu.be/Cdmdlx4ZKUg