Saiba mais sobre os leilões de energia solar no Brasil

Saiba mais sobre os leilões de energia solar no Brasil

Em tempos de escassez de água, uma das grandes preocupações dos governos é a busca por fontes alternativas para a produção de energia, de preferência que sejam mais acessíveis, eficientes e menos poluentes. Diante das diversas possibilidades existentes, uma opção vem se destacando: a energia solar! Neste post você conhecerá mais sobre essa possibilidade e saberá como os leilões de energia solar podem ser úteis para aumentar sua produção no Brasil. Então acompanhe:

A energia solar no Brasil

A energia solar ou fotovoltaica é produzida a partir da captação da irradiação solar sobre placas devidamente preparadas para transformar essa irradiação em energia. A emissão da luz gerada pelo sol é fonte de praticamente toda a energia existente no planeta, mas é importante ressaltar que ela não se dissemina uniformemente sobre todo o globo. As intensidades são variadas e mudam de acordo com a região e a época do ano.
No Brasil, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste são as que recebem uma maior intensidade de radiação solar. E a melhor notícia é que nosso país é um dos que mais tem potencial solar do mundo! Apesar disso e por mais que venha crescendo, a energia fotovoltaica brasileira ainda representa muito pouco em comparação à matriz energética nacional. Mas estudos do setor apontam que essa fonte de energia deverá, em 2050, corresponder a 13% de toda a energia produzida por aqui. Já é um avanço e tanto, não acha?

Os benefícios dessa energia

Os benefícios da energia solar são inúmeros, mas podemos começar citando a necessidade de redução da dependência do país no que diz respeito às usinas termonucleares e hidrelétricas, que tem altos custos e agridem o meio ambiente, enquanto a energia solar é pura, pois depende somente da radiação do sol e da tecnologia para funcionar.
Isso sem contar que esse tipo de fonte de energia é infinita, diferentemente da energia produzida pelas hidrelétricas, que utiliza a água, recurso com múltiplos usos e que já se encontra escasso em nosso planeta. Além de tudo isso, a energia fotovoltaica tampouco produz gases causadores do efeito estufa como tantas outras opções por aí.
E olha que ainda há vantagens econômicas, uma vez que a energia fotovoltaica não tem custos tão altos para ser implementada, assim como a manutenção é acessível e há a possibilidade de ser instalada em áreas remotas, que ainda sequer possuem outro tipo de energia, pois depende de muito pouco para funcionar.

Os leilões de energia solar

Até o momento, foram realizados apenas dois leilões de energia solar no Brasil, mas que foram um sucesso total! Na primeira ocasião, em outubtro de 2014 contratou-se 1 gigawatt — valor que será capaz de fornecer algo equivalente ao consumo residencial de Salvador, por exemplo —, que será injetado na rede elétrica do país a partir de 2017. No segundo, em agosto de 2015, também foi contratada praticamente a mesma quantidade de energia. Apesar de parecer um passo pequeno para o país passar a utilizar outra fonte de energia, o mercado já pode ver um dado promissor: o preço da energia no leilão foi uma das cotações mais baixas do mundo!
Nessas circunstâncias, o Brasil passará a ter condições de produzir energia solar a um custo bem mais baixo. No segundo semestre de 2015 serão realizados mais dois leilões e a perspectiva é das melhores!
Então, vale a pena investir em energia solar? Claro que sim! Além dos inúmeros benefícios dessa fonte de energia, ao utilizá-la passa a ser possível reduzir drasticamente problemas ambientais — como a inundação de áreas para as hidrelétricas, a emissão de gases causadores do efeito estufa e a escassez da água —, sempre uma boa ideia.

Agora que você já viu como os leilões de energia solar podem ser benéficos, que tal aprender alguns mitos sobre essa forma alternativa de energia? E se ainda ficou com alguma dúvida ou se sabe de alguma curiosidade sobre o assunto que queira compartilhar, comente aqui e nos conte!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.