Saiba por que energia solar é mais econômica

Saiba por que energia solar é mais econômica

Quer saber porque energia solar é mais econômica? O preço da conta de luz assusta muita gente no final do mês, e para piorar, as perspectivas nunca são positivas. Uma pesquisa afirmou que para 2015 haveria um reajuste de cerca de 25% em cima do valor que era pago antigamente. Em 2016 e 2017 não seria diferente.

Devido a isso, a busca por fontes alternativas tem ganhado muito espaço tanto na mídia quanto nos grandes centros de pesquisa. Em função disso a energia solar, por exemplo, tem se popularizado muito nos últimos anos. Hoje é possível afirmar com certeza que energia solar é mais econômica. Quer entender por que? Acompanhe:

O custo real

O custo da energia solar era tido como um grande impeditivo para a instalação em massa nas residências brasileiras. Porém, essa afirmativa pode ser considerada no mínimo imprecisa, pois além dos custos estarem baixando vertiginosamente, a recuperação do investimento também não tarda em acontecer.

Uma casa comum em nosso país consome cerca de 250 kWh de energia por mês. Para suprir essa necessidade, são necessários oito painéis, que teriam um custo de instalação de cerca de 15 a 20 mil reais. A estimativa de retorno desse investimento é de cerca de 6 a 8 anos, tempo razoável se pensarmos no contexto da longa garantia sobre os equipamentos e a lógica de valorizar o imóvel próprio.

Já existem também diversas iniciativas de incentivo a produção de energia solar. Já contamos com programas de financiamento públicos ou privados e políticas como no estado de Minas Gerais, onde a lei isenta o ICMS sob as tarifas.

Estímulo do governo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou resoluções normativas, como a 482 e a 517, que dispõem sobre o tema e tem como intuito estimular ainda mais a aquisição desse tipo de painel como uma fonte de energia limpa.

Quem possuir energia solar em sua casa e produzir carga excedente, injeta essa energia de volta na rede da concessionária, creditando assim futuros abatimentos em sua conta de luz.

Para mais detalhes, leia o artigo: “Como funciona a regulamentação da microgeração no Brasil”

Com essas regras, o cidadão interessado em investir em painéis solares precisa enviar seu projeto à concessionária responsável pela distribuição de energia de sua região e aguardar que sua contribuição para o sistema elétrico brasileiro seja autorizada. Depois disso, é feita a ligação na rede elétrica, que vai passar a medir a entrada e saída de energia elétrica e conceder o desconto.

Uma nova realidade

Atualmente o tempo de retorno sobre o investimento em energia fotovoltaica está sendo fortemente reduzido. Os painéis solares de silício cristalino, o mais comum no mercado, estão ficando cada vez mais em conta. Pesquisadores de diversas universidades do mundo já especulam que os preços estão ficando tão competitivos que, em breve, a tecnologia será amplamente adotada.

Veja o vídeo da GloboNews: “Número de painéis solares mais que dobrou nos últimos oito meses no Brasil”

Desde 2008 até 2013, os painéis fotovoltaicos tiveram uma redução de 80% no seu custo. Esse pode ser o momento perfeito para você investir.

Energia solar é mais econômica

Os tempos mudaram e hoje há uma verdadeira demanda pelo politicamente correto. É hora de despertar a consciência ambiental.

O fato é que a energia solar é mais econômica e além de fazer bem ao meio-ambiente, beneficia também o seu bolso. Se você está interessado no assunto, faça um estudo sem compromisso e verifique a possibilidade de começar a economizar agora mesmo!

 

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.