Saiba quais fontes alternativas de energia formam a matriz brasileira

Saiba quais fontes alternativas de energia formam a matriz brasileira

Perante a escassez de recursos utilizados para gerar energia, o Brasil tem inovado nas formas de produção de eletricidade. Mesmo existindo uma dependência do petróleo como fonte de energia em várias atividades, nosso país ainda possui muitas formas de produção consciente e sustentável.

Diante disso, vale a pena o investimento em fontes alternativas de energia para o futuro. A proposta consiste em se desprender das fontes não renováveis e poluidoras para que seja possível contribuir com a redução da poluição. Veja agora algumas dessas formas alternativas de energia que tanto podem nos favorecer:

Energia solar

O sol, por exemplo, possui uma capacidade de gerar energia jamais vista em lugar algum do mundo. Diante disso, estão sendo criados painéis solares fotovoltaicos, dispositivos utilizados para a captação da luz solar. Esses dispositivos serão usados para realização da conversão de energia proveniente da luz do sol em energia elétrica. A composição desses painéis se dá por células que vão captando a luz do sol, chamadas de “células fotovoltaicas”, que significa que elas criam um potencial elétrico.

A melhor notícia nessa forma de geração é saber que, em sua operação, os painéis trabalham de forma totalmente limpa, ou seja: não geram nenhum resíduo e nem emitem gases nocivos ao meio ambiente. ​Hoje, o Brasil possui 33 empreendimentos de grande porte em operação, com cerca de 21MW instalados apenas com essa técnologia, mas há também outros 40 empreendimentos a serem construídos.

Energia eólica

O vento é uma fonte de energia renovável, sendo que as turbinas eólicas convertem sua energia cinética em eletricidade. A principal vantagem delas como meio de geração de energia elétrica é a sua pequena emissão de carbono. Todo o dióxido de carbono (CO2) associado a turbinas de vento surge de sua fabricação, construção e manutenção, não a partir de sua operação.

No entanto, as turbinas só podem gerar eletricidade quando o vento está soprando a uma velocidade adequada, portanto elas precisam ser apoiadas por outras formas de geração de energia. Turbinas eólicas onshore podem produzir eletricidade a custos bem competitivos em relação a outras fontes de energia. Mas há um número limitado de locais adequados para sua operação e as preocupações com o impacto visual das turbinas eólicas podem, por vezes, tornar difícil a obtenção de permissões de operação. Em todo Brasil, são 290 empreendimentos desse tipo com potência instalada de cerca de 7.000MW, além de outras 143 em construção.

Energia hidrelétrica

É a energia elétrica produzida como consequência do movimento das águas dos rios. Hidrelétricas têm seu papel fundamental, pois são importantes fontes de energia renovável, por serem fonte inesgotável. A energia que é produzida é feita de forma barata e limpa, sem ser poluente.

Devido à imensa quantidade de rios existentes em nosso país e também a forma acidentada que o nosso relevo possui, o Brasil é um dos maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo. Usinas hidrelétricas hoje são a maior fonte geradora com 197 empreendimentos com mais de 90 mil MW instalados. Também há outras 10 usinas em construção e outras 6 em projeto.

Biogás

Outra importante forma é a energia proveniente do biogás, que consiste em gás liberado em consequência da decomposição de alguns elementos orgânicos, como, por exemplo, palha, lixo e estrume. Todos esses resíduos são transformados em gases e depois acontece a conversão do biogás em energia de forma mecânica por meio de um processo de combustão. Somente assim essa energia mecânica ativará um gerador para posterior produção de energia elétrica.

Diante de tantas fontes alternativas de energia existentes em nosso país, não podemos nos conformar em continuar usando fontes de energia não renováveis. Agora que você conhece um pouco mais sobre esses tipos alternativos de energias, deixe o seu comentário e nos conte as suas experiências nessa área. Não deixe também de visitar nossa página no Facebook!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


2 Respostas a “Saiba quais fontes alternativas de energia formam a matriz brasileira”

  1. Motomu aracava disse:

    Já instalei gerador fotovoltaico na minha residência . Foi um excelente investimento. Deveria haver mais incentivos por parte do governo e também maior divulgação nos meios de comunicação de massa . Ainda não existe cultura . O fato de isentar ICMS inibe o governo de divulgar?

    1. Neto Rodrigues disse:

      Olá, Motomu.

      Obrigada pelo comentário.

      Realmente é uma excelente tecnologia, analisando a durabilidade do sistema e a economia que este gera. O governo está lançando o Programa de Geração Distribuída: será um plano que isentará impostos de alguns dos equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico; estamos aguardando as deliberações. A redução provavelmente ajudará na redução dos equipamentos nacionais, sem muito impacto nos importados. De toda forma a isenção do ICMS já é um incentivo e uma maneira de divulgação. O resto da divulgação cabe às empresas do setor, como a SolarVolt Energia.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.