Sistema fotovoltaico com backup de baterias: saiba como funciona

Sistema fotovoltaico com backup de baterias: saiba como funciona

Na natureza nada se cria, tudo se transforma. A máxima vale também para as formas de energia, cuja grande parte que usamos é a elétrica, que vem da transformação da energia potencial das águas represadas nas usinas hidrelétricas.

Qual é a maior fonte de energia do universo?

As estrelas são as maiores fontes de energia do universo já conhecidas pelo ser humano. Elas convertem toneladas de matéria em energia, que é liberada em forma de luz e calor para o espaço. Temos uma usina dessa a apenas 8 minutos-luz de nós: o sol. Trata-se de uma energia limpa e abundante, que afaga nosso planeta todos os dias.

No final do século passado, cientistas descobriram como coletar essa energia e transformá-la em outras formas, como a elétrica, por exemplo, de forma eficiente e a custo acessível. Os avanços estão cada vez mais próximos, um exemplo é o avião que deu uma volta ao mundo usando apenas a energia vinda do sol. À vista disso, confira abaixo por que a tecnologia fotovoltaica é a solução para converter a luz do sol em energia elétrica para dentro de nossas casas e empresas!

Como funciona o sistema fotovoltaico com backup de baterias?

Painéis coletores de luz solar são instalados em locais de incidência de raios solares, como telhados, por exemplo. A luz do sol excita os elétrons das células fotovoltaicas, gerando uma corrente elétrica contínua, que alimenta um banco de baterias onde a energia elétrica gerada é armazenada.

No momento em que é solicitada, a corrente contínua é transformada em corrente alternada (usada nas tomadas de nossas residências) e torna-se disponível para os equipamentos ligados na rede. Veja o esquema.

Esse sistema funciona em paralelo com o sistema da distribuidora de energia elétrica local. Quando falta a energia da distribuidora, as baterias são acionadas, voltando a garantir o funcionamento da sua casa. O sistema também pode ser usado no lugar da energia da companhia. A capacidade de coleta e armazenamento implicará na performance.

Se você produz mais energia do que consome, as companhias energéticas compram de você. A energia em excesso não armazenada vai para a rede elétrica da rua e o valor pago pelas companhias aparece em desconto em sua conta. Assim, além de não faltar energia na sua casa, você ainda economiza!

Como assumir a sua responsabilidade com o meio ambiente?

Já passou da hora de tomarmos uma atitude para salvar nosso planeta de nós mesmos. As fontes de energia renováveis devem ser amplamente exploradas e usadas no lugar daquelas inimigas do meio ambiente. As usinas hidrelétricas, geradoras da maior parte da energia elétrica que usamos hoje, trazem um grande prejuízo para o local onde estão instaladas.

A energia solar é natural e fortíssima candidata a resolver um dos maiores problemas dessa geração. Cabe a cada um de nós o papel de preservar o único lugar habitável que conhecemos para as próximas gerações.

O que achou da ideia de preservar o meio ambiente e ainda economizar na conta no final do mês?


SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Sistema fotovoltaico com backup de baterias: saiba como funciona”

  1. Francisco Missiaggia disse:

    Gabriel,

    Mais uma vez venho ratificar os meus cumprimentos pelos excelentes artigos apresentados via internet pela Solar Volt, os quais esclarecem de modo didático e esclarecedor o princípio do aproveitamento solar na geração de energia e suas vantagens e benefícios.

    Sds,
    Francisco Missiaggia.

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.