Sustentabilidade como vantagem competitiva: Saiba como valorizar empreendimentos

Sustentabilidade como vantagem competitiva: Saiba como valorizar empreendimentos

Em um mundo contemporâneo, buscar sustentabilidade como vantagem competitiva não é apenas uma questão ética, mas também uma necessidade. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e dispostos a pagar por produtos e serviços que promovam o consumo responsável, como veremos a seguir. Além disso, a preocupação com o meio ambiente e a projeção alarmante de uma crise de recursos planetários destacam a urgência em adotar práticas sustentáveis.

Neste artigo, examinaremos o aspecto financeiro da sustentabilidade nas construções civis, enfatizando a importância de oferecer produtos e serviços sustentáveis para atrair clientes e investidores. Também discutiremos práticas e certificações sustentáveis e os incentivos governamentais disponíveis para promover a construção sustentável.

Ao abraçar a sustentabilidade, as empresas não apenas contribuem para um futuro mais sustentável, mas também fortalecem sua posição no mercado, gerando valor para os stakeholders e garantindo competitividade em um cenário em constante mudança.

Sustentabilidade como vantagem competitiva na construção civil

Os serviços de construção civil não estão imunes às mudanças do mercado consumidor. Com base na pesquisa feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, podemos afirmar que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente sobre as inovações nos serviços de construção civil e disposto a pagar mais, desde que o produto beneficie o consumo consciente e traga um bom retorno.

Outro estudo, encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), revelou que 95% dos brasileiros preferem produtos e serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade. O estudo, divulgado na 37ª edição da APAS SHOW em São Paulo, em 2023, também mostra que 64% dos consumidores já abandonaram marcas por comportamento não ético de empresas ou funcionários. 

Tal preocupação é reflexo do alarmante contexto apresentado pelo especialista Bruno Yamanaka, do Instituto Akatu. Bruno destaca tanto a importância dessa gestão quanto a preocupação dos consumidores com a responsabilidade ambiental das empresas. 

Caso os atuais padrões de consumo e produção continuem, em menos de 50 anos precisaremos do dobro dos recursos planetários para atender às necessidades humanas de água, energia e alimentos. A situação exige uma ação coletiva para encontrar soluções sustentáveis.

O aspecto financeiro da sustentabilidade

O aspecto financeiro da sustentabilidade na construção civil é de suma importância, além das considerações socioambientais. Empresas do setor reconhecem o desafio de competir em um cenário em constante transformação, onde é crucial estabelecer a percepção consistente de oferta de produtos e serviços sustentáveis e competitivos, visando atrair clientes e investidores.

Enquanto as empresas de construção buscam gerar lucros, é essencial que também se concentrem em aprimorar seus serviços, criando diferenciais que contribuam para o aumento da lucratividade. Contudo, não se pode negligenciar as questões sociais e ambientais neste processo.

Tornando a construção civil mais sustentável

É possível conseguir certificações sustentáveis para seus projetos. Levando em consideração algumas ações no canteiro de obras, como a implementação de soluções eficientes no reaproveitamento de materiais e reciclagem de resíduos, por exemplo.

Conforme percebemos até aqui, também é importante estar atento a outras formas de diferenciar sua construtora, considerando a aplicação de recursos ecologicamente sustentáveis. Veja algumas orientações do Ministério do Meio Ambiente:

  • Edificação: É importante fazer a adequação do projeto ao clima do local, minimizando o consumo de energia e otimizando as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais. Além disso, voltar a atenção para a orientação solar adequada, evitando a repetição do mesmo projeto em situações diferentes, utilização de coberturas verdes e a suspensão da construção do solo, a depender do clima.
  • Energia: A recomendação é o uso do coletor solar térmico para aquecimento de água, de energia eólica para bombeamento de água e de energia solar com possibilidade de levar o excedente para a rede pública.
  • Água e esgoto: É interessante levar em consideração a coleta e utilização de águas pluviais, assim como a possibilidade de dispositivos que gerem economia e reuso de água, tratamento adequado de esgoto no local e, quando possível, o uso de banheiro seco.
  • Áreas externas: Pensar em estratégias a fim de valorizar os elementos naturais e o uso de espécies nativas, assim como incluir no projeto alguns espaços para produção de alimentos e compostagem de resíduos orgânicos. No processo de construção, vale pensar no uso de reciclados para a pavimentação.

Projetos sustentáveis possuem mais destaque

Diante deste cenário é evidente que cada vez mais empresas estão reconhecendo as oportunidades a serem exploradas através da implementação de uma sustentabilidade como vantagem competitiva.

Ao melhorar processos, ganhar eficiência, gerenciar melhor os riscos e trabalhar em busca de inovação, as construtoras, além de contribuir com a sociedade, geram valor frente ao mercado, investidores e acionistas, ou seja, adquirem maior competitividade.

Basta notar que também há diversos incentivos por parte do Governo Federal. Benefícios fiscais podem ser aplicados no formato de redução ou isenção de impostos, doação de terrenos, tributação aplicada conforme critérios ambientais e maior repasse de verba para municípios que investem em sustentabilidade.  

Com base em tudo isso, é certo afirmar que construções focadas na preservação do meio-ambiente e na responsabilidade social são práticas que agregam valor aos produtos e serviços dos engenheiros civis. Sem falar o destaque recebido ao se trabalhar de forma sustentável, garantindo qualidade de vida para o consumidor e para o planeta. 

Os novos padrões sustentáveis são exigência no atual mercado e garantem o status de diferenciais competitivos, contribuindo significativamente para o crescimento dessas empresas engajadas.

Saiba mais!

Quer saber mais sobre como a sustentabilidade pode impulsionar sua empresa na construção civil? Baixe nosso ebook “Como integrar energia solar na construção civil agora mesmo para descobrir estratégias práticas e insights valiosos!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.