Sustentabilidade organizacional: com o que sua empresa deve preocupar?

Sustentabilidade organizacional: com o que sua empresa deve preocupar?

Antes mesmo de começarmos, responda: em sua empresa, a sustentabilidade está entre os objetivos considerados como mais importantes? Você sabe o que é sustentabilidade organizacional?

Saiba que há, hoje em dia, muitas empresas que identificam claramente essa preocupação em sua cultura organizacional. Como as questões ambientais são cada dia mais importantes, em um futuro não muito longínquo todo empreendedor de sucesso deverá ter isso em mente ao conduzir seus negócios.

A política de sustentabilidade organizacional

A cada dia mais, para se conseguir melhores e crescentes resultados é preciso disseminar a cultura da sustentabilidade dentro das empresas. E para auxiliá-lo nessa implementação resolvemos listar aqui alguns dos principais aspectos sobre o tema. Ficou curioso? Então confira:

Valores relevantes

O conjunto de valores essenciais à sustentabilidade organizacional pode variar de acordo com a área de atuação do negócio da empresa. Ao atuar no setor de serviços, por exemplo, é possível que os valores mais adequados à consecução de uma efetiva cultura de sustentabilidade sejam o respeito às leis ambientais e a utilização de produtos e materiais que reduzam a produção de lixo e poluição.

No setor agrícola, por outro lado, é possível consolidar empresas cujos valores sejam voltados para a manutenção da saúde da flora local e para a qualidade dos alimentos produzidos. Ou seja, esses valores devem refletir a identidade da empresa, estabelecendo diretrizes para a atuação de seus setores internos.

Setores participantes

Você sabia que não são apenas os setores diretamente envolvidos com recursos naturais que trabalham com a sustentabilidade organizacional?

Na verdade, todo setor de qualquer empresa deve estar envolvido na cultura de preservação do meio ambiente, o que pode ser concretizado por meio de ações específicas para cada área.

O setor financeiro de uma companhia pode, por exemplo, buscar aumentar os rendimentos e reduzir os gastos juntamente com objetivos ambientais. Esse é o caso de empresas que aumentam a eficiência da utilização de recursos energéticos.

No setor produtivo, máquinas e equipamentos mais novos tendem a consumir menos energia e também serem mais eficientes, o que significa maior produtividade e menos desperdício de bens naturais.

Empresas que buscam estender suas ações sociais junto à comunidade local, por exemplo, podem se preocupar também com o viés ambiental e sustentável de suas ações.

Projetos de utilização compartilhada de recursos naturais e de conscientização de comunidades vizinhas à sede da empresa servem para melhorar o quociente de sustentabilidade do ambiente organizacional e produzir ações positivas para a sociedade.

Estratégias comuns

Em comum a todos os setores da empresa deve estar a preocupação com o fomento de uma cultura organizacional sustentável, por meio de valores alinhados. Profissionais de diferentes setores devem coordenar suas experiências no ambiente da empresa em benefício da sustentabilidade organizacional.

Companhias que procuram aumentar sua cooperação interna, nos mais diversos âmbitos, são mais competitivas, porque têm maior sinergia entre seus profissionais e, com isso, aumentam sua produtividade.

Além disso, é importante que as empresas tenham objetivos além do aumento de lucros, como a ética empresarial, o respeito aos clientes e a consolidação de ambientes corporativos mais eficientes, por exemplo. E a sustentabilidade tem muito a ajudar nessa tarefa!

Agora comente aqui e nos conte se ainda tem alguma dúvida ou sugestão! Compartilhe suas experiências e seus questionamentos conosco!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.