A energia solar na construção civil já é, por si só, uma grande tendência. Pouco a pouco, construtoras e incorporadoras em todo o Brasil estão descobrindo as vantagens que a tecnologia apresenta.
Mas esse mercado também é muito dinâmico, e sempre tem novidades. Por isso, é bom ficar de olho no que está sendo produzido de mais moderno, para usar as alternativas mais recentes e ter uma instalação que vai acompanhar o seu empreendimento durante muitos anos, mantendo-se sempre funcional e atual.
Se você ainda não está por dentro de tudo sobre a energia solar e seu uso na construção civil, este artigo é para você. Mas se gosta de acompanhar as novidades do setor, também está no lugar certo.
Preparamos este post para contar as maiores tendências da energia solar na construção civil e tudo que essa tecnologia pode oferecer de melhor para o seu empreendimento. Leia até o fim para não perder nenhuma novidade!
Para que é usada a energia solar na construção civil?
A energia solar tem dois usos básicos na construção civil: o aquecimento da água e a alimentação de todos os equipamentos elétricos de um empreendimento. Vamos analisar ambos os sistemas mais detalhadamente.
Aquecimento solar de água
O aquecimento solar da água é uma tecnologia que começou a se popularizar no Brasil há pouco mais de duas décadas. Atualmente, boa parte dos condomínios em grandes cidades do país são construídos já com esses sistemas incorporados.
Os painéis fotovoltaicos captam a energia do sol e a usam para aquecer a água em um boiler — recipiente térmico que não deixa a água esfriar. Daí, a água é enviada pelo encanamento para abastecer chuveiros, torneiras e até mesmo banheiras ou piscinas.

Fornecimento da eletricidade total
Mais recentemente, outra solução que envolve a energia solar começou a se popularizar. Estamos falando dos sistemas fotovoltaicos, que são capazes de produzir energia para abastecer todos os equipamentos e motores elétricos de um condomínio.
Nesse tipo de instalação, a energia solar é transformada em energia elétrica e distribuída em corrente alternada. Assim, pode ser usada para alimentar eletrodomésticos, como geladeira, microondas, máquina de lavar e todos os outros aparelhos existentes nas residências.
A energia solar fotovoltaica também pode abastecer os espaços comuns do condomínio, sendo usada para movimentar elevadores e na iluminação, por exemplo.
Assim como para o aquecimento solar, para tudo funcionar da forma correta, basta calcular o consumo estimado e instalar painéis solares em número suficiente para fornecer aquela quantidade de energia.
Qual a importância da energia solar na construção civil?
A energia solar é uma das fontes alternativas mais sustentáveis conhecidas na atualidade. Além de ser limpa e renovável, uma vez que aproveita um recurso natural praticamente inesgotável, ela não gera impactos negativos para o meio ambiente, como o aquecimento das águas dos rios ou ruído.
Por isso, essa matriz energética é uma grande aposta do país na corrida para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Brasil é um dos países signatários do acordo da ONU que prevê a implementação de uma série de medidas para um futuro mais sustentável até 2030. Um desses objetivos trata especificamente do acesso amplo a fontes de energia limpas.
A construção civil é, atualmente, o setor que mais consome energia elétrica no Brasil, segundo dados oficiais de pesquisas. Portanto, a incorporação de sistemas fotovoltaicos nos canteiros de obras e nos empreendimentos é uma maneira de contribuir para o país em seus acordos internacionais.
No entanto, a sustentabilidade é somente um dos motivos que deveriam pesar para o uso de energia solar na construção civil. Outro ponto bastante relevante é a vantagem competitiva que essa tecnologia oferece.
Apesar do custo de implementação desses sistemas, a energia solar continua sendo muito mais barata do que a energia elétrica fornecida pelas empresas concessionárias. Em poucos anos, a economia com a conta de luz proporciona um retorno do investimento feito.
No canteiro de obras, o uso da energia fotovoltaica protege a obra das variações do preço da energia elétrica tradicional. Tudo isso permite uma construção mais barata e — o melhor de tudo — com qualidade superior.
Por fim, a construtora que faz uso da energia solar em seus projetos é vista como uma empresa de vanguarda. São vários os benefícios de construir condomínios solares. Agora, está pronto para ver as tendências da energia solar na construção civil?

Quais são as maiores tendências da energia solar na construção civil?
A tecnologia da energia solar está em constante evolução. Novos modelos de equipamentos são lançados, novas técnicas, políticas públicas e investimentos garantem um crescimento cada vez maior do setor, que se reflete na construção.
Fique ligado nas 5 maiores tendências da energia solar para construção civil no Brasil e no mundo e leve-as desde já para os seus projetos!
1. Energia solar como parte do design verde
Na corrida por um futuro mais sustentável, existe uma pressão no mercado para edifícios mais eficientes energeticamente e com zero emissão de carbono. Na Califórnia, nos EUA, já é obrigatório que todos os edifícios residenciais sejam neutros em emissão a partir de 2020. Para os edifícios comerciais, o prazo é até 2030.
Essa pressão é mais forte em alguns países do que em outros, mas vai atingir a todos muito em breve. O futuro em curto prazo são as soluções zero emissão. Nesse sentido, a tendência é uma incorporação cada vez maior da energia solar como parte desse design verde, por se tratar da energia mais limpa que conhecemos atualmente.
2. Maior eficiência financeira
Uma das mais interessantes tendências da energia solar na construção civil é a queda nos preços de instalação dos sistemas. Nas últimas cinco décadas, houve uma diminuição de quase 700% no valor de instalação por watt. Na década de 1970, o valor por watt girava em torno dos US$ 76. Atualmente, conseguimos alcançar a marca de apenas US$ 1 por watt instalado de energia solar.
Essa diminuição drástica abre a possibilidade de incorporar os sistemas de energia solar em mais empreendimentos. Como os sistemas solares valorizam o imóvel, as construtoras têm a chance de fechar melhores negócios.
A rápida recuperação da China pós-Covid é mais um motivo para o otimismo neste aspecto. O país é responsável por cerca de 70% da produção mundial de painéis solares. A retomada das atividades econômicas por lá após a pandemia indicam que essa tendência de queda nos preços deve continuar pelos próximos anos.

3. Pressão por políticas públicas para a energia solar
Uma das maiores fragilidades do setor das energias renováveis é a falta de uma regulamentação clara. Assim, o setor fica à mercê de decisões políticas, que podem mudar de um governo para o outro.
Nos próximos anos, uma das tendências que poderemos observar será uma crescente pressão por definições para as energias renováveis. Não só o Brasil, mas o mundo precisa abraçar as novas fontes energéticas e instituir políticas públicas que favoreçam esse tipo de energia, em vez da tradicional, distribuída pelas concessionárias.
4. Desenvolvimento do armazenamento de energia
Outro ponto sensível, desta vez, da tecnologia envolvendo a energia fotovoltaica, é o armazenamento do excedente energético produzido. Assim, até hoje os projetos solares têm o desafio de fornecerem energia de forma contínua.
Com a popularização da tecnologia e um maior conhecimento por parte da população, veremos crescer uma demanda por soluções de armazenamento de energia para pequenos, médios e grandes projetos. Dessa forma, haverá uma dependência cada vez menor da rede elétrica tradicional.
Neste ponto, você deve ficar atento também aos avanços tecnológicos de outros setores. Os sistemas de armazenamento mais modernos usam a chamada Internet das Coisas (ou IoT — Internet of Things, em inglês). Acompanhe a evolução dessa tecnologia para entender de que forma elas serão incorporadas aos projetos de construção.
5. Crescimento dos projetos solares
A demanda pela energia solar está em uma curva ascendente em todos os setores da economia. Indústrias, fazendas e empreendimentos comerciais e residenciais estão, cada vez mais, em busca de soluções para incorporar a energia verde (e muito mais econômica) no seu funcionamento.
Por isso, um crescimento na demanda de instalação de projetos solares é uma das mais fortes tendências da energia solar na construção civil. Paralelamente a isso, o setor vai assistir à entrada de novos players, que mudarão um pouco a dinâmica de mercado.
No entanto, não se esqueça que ainda temos a fragilidade da regulamentação. Portanto, é importante se manter aberto e flexível, para incorporar quaisquer mudanças que possam aparecer, fruto de novas decisões dos poderes nacionais e internacionais relativamente às energias renováveis.
Agora que você já sabe quais são as maiores tendências da energia solar na construção civil, apostamos que está animado para incorporar essa tecnologia em cada vez mais projetos, certo? No próximo tópico, vamos explicar a melhor maneira de fazer isso. Acompanhe.
Como eu posso implementar a energia solar no meu projeto?
O passo básico para uma construção eficiente de um condomínio solar é o dimensionamento do sistema fotovoltaico. A energia produzida é ditada pela quantidade de painéis instalados. Portanto, você precisará saber uma estimativa do consumo para fazer os cálculos da quantidade de painéis que serão usados pelo projeto.
Depois, é preciso saber onde instalar os painéis solares. Essas superfícies devem ficar expostas à luz solar direta a maior parte possível do dia, para operarem em sua capacidade total. Por isso, é importante estudar não só o local onde eles ficarão, mas também a direção em que serão posicionados.

Mas você pode contar com ajuda especializada para isso. A SolarVolt é uma empresa brasileira com quase dez anos de experiência na implementação de projetos solares para indústrias, agricultura e, claro, a construção civil.
Desde 2013, já instalamos mais de 450 sistemas fotovoltaicos em dez estados do Brasil. Nosso trabalho inclui a análise do projeto, além da mão de obra especializada para uma instalação com a máxima qualidade. Assim, fazemos um estudo do empreendimento para entender a real necessidade de consumo.
Também analisamos o projeto e o terreno, de forma a instalar os painéis no local certo para desenvolverem todo o seu potencial de geração de energia. Ao todo, já instalamos mais de 6.000 kWp em projetos de diferentes perfis.
Peça seu orçamento e embarque já nas tendências da energia solar na construção civil! Traga o futuro para o seu presente!
Revisado por:
