Transição Energética: como fazer?

Transição Energética: como fazer?

Já falamos em nosso Blog sobre “O que é a Transição Energética e a sua importância para a sociedade e o meio ambiente”. Enfatizamos por aqui que essa transição exige mudança de postura e investimento de todos nós. Hoje vamos falar sobre como fazer essa transição em nossa sociedade.

Em vários momentos da história da humanidade, vivenciou-se diferentes processos de transição energética. O mundo passou por grandes mudanças e transições, como a passagem do uso da madeira para o carvão, no século 19, e do carvão para o petróleo, no século 20. A grande diferença da transição atual para as anteriores é a sensível necessidade de se proteger o planeta. Atualmente vivemos uma ameaça iminente do aquecimento global, e isso tem sido apresentado em várias conferências mundiais sobre o meio ambiente. O alerta fortalece a necessidade de que algo deve ser feito com urgência. 

No Brasil existem grandes oportunidades para o desenvolvimento e adoção de alternativas sustentáveis para a eficiência da geração de energia, o que significa um grande passo para a transição energética. Essa transição pode ser observada nas empresas que buscam novas oportunidades para geração de energia alternativa, e também por parte das políticas governamentais que buscam regulamentar e incentivar o desenvolvimento de alternativas de fontes de energia limpa. Vamos falar aqui hoje de como fazer essa mudança na sociedade, nas indústrias, no setor de transporte.

Transição Energética: Mudança de atitude

Já sabemos da necessidade dessa transição energética e como uma mudança de atitude pode nos levar a promover e impulsionar benefícios sócio ambientais. As políticas governamentais já estão sensibilizadas para isso. O governo brasileiro tem incentivado e busca promover oportunidades para que toda a sociedade participe dessa transição uma vez que nosso país já tem um sistema energético, em sua maioria, renovável. Observa-se que no mundo a geração de energia está muito concentrada em fontes fósseis sendo responsável por 25% das emissões, no Brasil esse percentual se destaca por ser inferior a 3 %. O Brasil tem se apresentado como um exemplo mundial no uso de fontes de energias renováveis.

Falar e debater sobre a transição energética se torna uma forma de fortalecer e impulsionar essa mudança, pois precisamos entender o seu significado e importância para podermos participar.  

Transição Energética no Transporte

A transição energética deve passar também por mudanças nas áreas de transporte, uso do solo e aproveitamento de resíduos. No transporte, essencialmente rodoviário, a sociedade e governos devem avaliar alternativas como a eletrificação de ônibus e caminhões, o uso de combustíveis renováveis, como o biogás, o biometano e o etanol. 

Transição Energética na Indústria

A indústria tem investido e se planejado para  projetos voltados para a redução de gastos com energia elétrica partindo para a geração de energia limpa, desta forma já estão vivenciando a transição energética. Isso significa uma redução do gasto com energia para obter o mesmo resultado em sua produção, esse resultado pode ser alcançado por meio de melhorias tecnológicas ou de mudanças na gestão energética. 

Muitas indústrias optam por iniciar o processo de transição energética realizando investimento em usinas de geração de energia solar. Esse tipo de instalação requer um planejamento bem-feito, levando em conta questões essenciais como: retorno sobre o investimento, economia e instalação de equipamentos de qualidade. Os itens necessários para a instalação de usina de geração de energia solar são; placas solares, inversor solar, além da bateria para armazenamento (quando necessário), adequando-as à estrutura de instalação dos painéis fotovoltaicos. 

Dentre vários benefícios, para quem opta pela utilização da energia solar, podemos citar a  redução de custos a médio e longo prazo, incentivos fiscais e redução de impostos, retorno sobre o investimento, sustentabilidade empresarial, eficiência energética, certificados ambientais e melhora da imagem do seu negócio. Não podemos deixar de destacar que essa mudança é necessária para diminuir os problemas climáticos como o efeito estufa e o aquecimento global, temas de alguns blogs que você já viu por aqui.

Imagem de Albrecht Fietz por Pixabay

Transição Energética nas cidades

Segundo dados da  ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 350 não contam com nenhum sistema fotovoltaico instalado, ou seja, nove em cada dez cidades brasileiras já possuem usinas de produção de energia solar. Ao andarmos pelas cidades brasileiras podemos perceber a instalação de sistemas fotovoltaicos em comércios, residências e demais imóveis, assim como a instalação de fazendas solares em diversas cidades do interior.

A transição energética já está acontecendo em nosso país e sua urgência acelerou as mudanças importantes no setor energético. Se você, cidadão ou empresário, já está em busca de inovação e participação dos benefícios das fontes de energia renovável, faça contato com um representante da SolarVolt e conheça as possibilidades de adquirir uma usina de geração de energia solar. Para as empresas, um dos maiores benefícios, além da contribuição para a não emissão de gases poluentes na natureza, é a possibilidade de planejar um custo fixo de energia. Para residências e comércio, o principal benefício é a redução das contas de energia, além da valorização do estabelecimento ou do imovel.

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.