Valorização de imóveis: Saiba como aumentar seus lucros

Valorização de imóveis: Saiba como aumentar seus lucros

A energia solar fotovoltaica, além de contribuir para a saúde do planeta, é um investimento que resulta na redução considerável dos gastos com as contas de luz. Para você ter uma ideia, diversos compradores se dispõem a pagar mais caro na hora de adquirir um imóvel sustentável, visando as futuras economias que uma construção desse tipo oferece. Veja como a energia fotovoltaica contribui para valorização de imóveis!

Pesquisas mostram que o imóvel sustentável pode ser valorizado em até 30%, especialmente dado o crescimento contínuo da procura por casas que estejam em comunhão com o meio-ambiente. Essa tendência tem sido quase uma exigência nas pautas da construção civil atual.

Sustentabilidade e mercado

A previsão do impacto dos problemas ambientais para os próximos anos, relatada pela comunidade científica, inclui alterações significativas do clima, extinções de espécies variadas e destruição da camada de ozônio.

Tais mudanças alertam para a necessidade de uma adequação dos seres humanos à natureza e, compreendendo isso, setores envolvidos com preservação ambiental propõem uma nova tendência: produtos sustentáveis.

No mercado imobiliário, por exemplo, observa-se um crescimento considerável na procura por empreendimentos amigos do meio-ambiente. Soluções em reaproveitamento de água e geração de energia sustentável estão, hoje, ao alcance de qualquer um e ainda valorizam o imóvel, como veremos a seguir:

A valorização de imóveis

Segundo dados divulgados pela revista STAND no primeiro trimestre de 2014, um imóvel sustentável certificado, seja residencial ou comercial, pode valorizar em até 30%. Quem afirma isso é a Green Building Council (GBC) Brasil, uma ONG que, de acordo com a própria, “visa fomentar a indústria de construção sustentável”.

Nos Estados Unidos, outra pesquisa, realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, aponta uma valorização entre 3% e 6% das residências com sistemas de energia fotovoltaica.

Esses valores eram esperados. A cada dia, a preocupação com o meio ambiente se torna mais frequente entre cidadãos conscientizados. Isso faz com que a sustentabilidade seja uma tendência que promete crescer ainda mais nos próximos anos, pois, além da valorização de imóveis na hora da venda, outras vantagens podem ser observadas.

A procura e o interesse de potenciais compradores, por exemplo, são bem maiores hoje em dia, o que aumenta a liquidez do negócio.

O custo de instalação e compensação

O custo de instalação de um sistema de energia fotovoltaica pode parecer alto, a princípio, mas ele é compensado ao longo do tempo. A baixa manutenção e a economia na conta de luz no final do mês, aliadas à possibilidade de venda da energia produzida, tornam o investimento bem lucrativo.

A regulamentação 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permite que a energia não-consumida gerada pelo sistema vá para a rede elétrica da companhia energética, que retribui em forma de desconto na conta de energia.

valorização de imóveis é lucrativo

Conscientização e investimento

Sustentabilidade, por si só já bastaria para justificar um pequeno investimento, pois precisamos nos tornar pessoas mais conscientes e sensibilizadas aos sérios problemas que nosso planeta tem enfrentado.

Quando o investimento ultrapassa a necessidade de adaptação a um novo mundo e alcança economia ou até mesmo lucro, ele se torna mais do que interessante, não é mesmo?

Devemos isso às gerações futuras. É nossa obrigação entregar-lhes um mundo saudável. O custo já deixou de ser um empecilho e, quanto mais cedo nos resolvermos pela implantação de sistemas sustentáveis, maior será a economia como um todo.

Veja alguns artigos sobre a situação do mercado fotovoltaico e condições de financiamento:

O que você acha da energia fotovoltaica como opção para a valorização de imóveis? Conte nos comentários o que pensa sobre investir em um imóvel sustentável e lucrativo!

SolarVolt Energia
SolarVolt Energia

Empresa especializada em Energia Solar


Uma Resposta a “Valorização de imóveis: Saiba como aumentar seus lucros”

  1. Getulio disse:

    É uma realidade que precisa de mais incentivo para fomentar a ideia de sustentabilidade no nosso país. Necessário que os políticos possam dar ênfase na questão de geração energia fotovoltaica, dar um impulso e argumentar juntamente com a população, da importância e da necessidade, de ter um mundo melhor e saudável. Políticos, olhem para o futuro do Brasil!

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE
ENERGIA SOLAR

Receba nossos e-mails com conteúdo sobre energia solar.