Os telhados verdes são crias da arquitetura moderna que aliam a beleza dos recursos naturais ao conceito de sustentabilidade para dar um grande diferencial à obra. E a verdade é que o plantio de vegetação nas coberturas de residências e edifícios oferecem muito mais do que apenas um cenário belo e natural, proporcionando vantagens que impactam tanto na economia como na saúde dos moradores. Quer saber mais? Então acompanhe e fique por dentro dessa nova tendência:
Aliados naturais
Além de tornar todo o ambiente inovador e visualmente muito mais agradável, possuir um jardim na cobertura da sua construção possibilita a retenção de água em locais que precisam lidar com uma quantidade acentuada de chuvas, minimizando possíveis impactos. Ainda com relação a fenômenos naturais, vale ressaltar que as plantas atuam como grandes filtros de partículas que se encontram suspensas no ar, melhorando o clima do local.
A redução dos impactos sonoros e do efeito térmico resultante da generalizada baixa concentração de plantas nas áreas urbanas também promove uma nova vida ao ambiente. Em decorrência disso, a presença de aves no local passa a ser mais frequente, assim como se percebe rapidamente a erradicação de insetos, como cupins. Viu como os telhados verdes podem ser grandes aliados naturais?
Quesitos financeiros
A respeito das questões econômicas, a adaptação do ambiente com a cobertura verde automaticamente torna o local mais refrescante, consequentemente reduzindo tanto o consumo de energia, com aparelhos de ar-condicionado, como os gastos com água, uma vez que é possível reutilizar as águas pluviais, aproveitando-as em tarefas do dia a dia — como para dar uma força na limpeza ou ser usada nas descargas dos banheiros.
Infelizmente, porém, o valor de instalação e da manutenção dos telhados verdes, que devem ser realizadas de forma similar aos cuidados que se tem com jardins tradicionais, ainda fazem com que essa ótima opção sustentável seja pouco difundida no Brasil.
Exemplos mundiais
Alguns países espalhados pelo mundo que já possuem uma visão ambiental mais avançada vêm dando o exemplo ao adotarem opções cada vez mais sustentáveis em suas paisagens. Vamos ver alguns exemplos:
Caso específico da França
Aprovada recentemente, uma lei na França obriga todos os novos edifícios comerciais a empregarem coberturas sustentáveis. No caso, é possível escolher entre telhados verdes ou painéis solares, utilizando células fotovoltaicas que possam gerar energia elétrica para todo o prédio e, por vezes, ainda prover outras construções na cidade. E essa segunda opção torna-se muito interessante ao se analisar fatores econômicos e ambientais simultaneamente, já que, além de custos reduzidos de implantação, a geração de energia elétrica com esse método garante uma fonte própria e contínua, gerando grande economia para o prédio e reduzindo a demanda energética oriunda de outras fontes — como hidrelétricas ou termoelétricas, ambientalmente mais agressivas.
A princípio, a ideia de ativistas ambientais era de que todos os prédios novos recebessem as tais coberturas verdes, porém o investimento para a implantação e a manutenção desses telhados acarretaria em um produto final mais caro para os consumidores residenciais, podendo interferir negativamente nas suas escolhas. Por isso, a opção pela aplicação de painéis solares acabou sendo uma saída mais econômica para os prédios comerciais, principalmente os de menor porte, que podem contar com uma opção tão boa quanto os telhados verdes, mas de forma menos onerosa.
Outros países bem-intencionados
Muitas cidades vêm se destacando no cenário mundial em virtude de medidas adotadas visando a sustentabilidade. Na Alemanha, por exemplo, a cidade de Munique recebeu um prêmio na categoria energia verde por um projeto que visa, até o ano de 2025, gerar 100% da energia limpa para suprir a região. Na Austrália, a cidade de Melbourne, conhecida por ser umas das melhores do mundo para se viver, foi premiada por um projeto de construções sustentáveis, aplicando ideias inovadoras para o melhor aproveitamento da energia e da água nos prédios.
Outras cidades que vêm se destacando no fator ambiental são Tóquio, no Japão, Copenhague, na Dinamarca, Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos e a Cidade do México, obviamente no México, que se tornaram as pioneiras na intenção de que uma nova cultura ambiental seja vista em outros países nos próximos anos.
E você, como imagina sua residência com os telhados verdes? Já conhecia essa tendência? Deixe sua opinião aqui nos comentários e aproveite para conferir os maiores destaques mundiais na utilização da energia solar!